Para quem está iniciando no mercado do Delivery com um orçamento e investimento enxutos, o WhatsApp pode ser uma ferramenta essencial tanto na divulgação quanto no impulsionamento do negócio.
O aplicativo – cujo nome veio de um trocadilho com a expressão “What’s up”, que em inglês quer dizer “E aí?” ou “Tudo bem?” – foi desenvolvido, inicialmente, apenas para a troca de mensagens instantâneas entre seus usuários.
Contudo, ganhou bastante visibilidade, expandiu e adquiriu novas funcionalidades.
Hoje, ele lidera como um dos aplicativos mais populares, e os números são impressionantes:
- Mais de 1,8 bilhão de usuários ativos no mundo;
- 55 bilhões de mensagens enviadas por dia.
Entre os brasileiros, o número de usuário chegou a marca de 120 milhões, e ganhou até alguns apelidos: “whats”, “zap zap” ou apenas “zap”.
Diante de tanto potencial, alguns setores econômicos enxergaram oportunidades para agregar essa ferramenta aos seus negócios.
Para o mercado online, como o de Delivery para restaurantes, é possível utilizar a ferramenta como sistema alternativo e gratuito de Delivery.
Entretanto, como não é um aplicativo desenvolvido exatamente para essa finalidade, há algumas vantagens em utilizá-lo, assim como desvantagens também.
Cabe ao empreendedor avaliar a efetividade e a viabilidade em aplicá-lo ao seu negócio.
Descubra agora quais são as vantagens e desvantagens em utilizar o WhatsApp como sistema Delivery:
1. Delivery Gratuito e Processos Lentos x Delivery Pago e Processos Ágeis
A primeira vantagem em optar por receber os pedidos via WhatsApp é: sua utilização como sistema Delivery é gratuita, enquanto que um aplicativo Delivery pode gerar alguns custos para a empresa.
O restaurante poderá economizar bastante se adotar o WhatsApp para recebimento de pedidos no delivery.
Isso porque alguns aplicativos costumam cobrar não só uma mensalidade, mas também uma taxa sobre as vendas realizadas.
Entretanto, a desvantagem é que não há integração direta do WhatsApp ao sistema que gerencia as vendas do estabelecimento.
Dessa forma, o registro do pedido terá que ser feito manualmente, gerando trabalho em dobro e demandando maior tempo e, consequentemente, afetando o tempo de entrega do produto.
Nesse sentido, alguns aplicativos oferecem integração direta entre o aplicativo Delivery e o sistema de vendas. Como é o caso do MenuDino, do Programa Consumer.
Os clientes Consumer que utilizam o MenuDino para Delivery recebem seus pedidos diretamente no programa, de maneira bem prática e sem ter o retrabalho de registrá-los manualmente.
Dessa forma, com a automatização do pedido, evitam a perda de tempo e agilizam o processo de produção e entrega do produto.
Assim, você terá que avaliar o que vale mais:
- ter o aplicativo gratuito, porém perder tempo com processos manuais que serão mais demorados
ou
- ter um aplicativo pago e ganhar tempo e agilidade na produção e entrega.
Pense bem!
2. Cardápio via lista de transmissão X Cardápio Online
Uma forma alternativa de enviar o cardápio do seu Delivery pelo WhatsApp é a utilização da listas de transmissão ou mesmo a criação de grupos no próprio aplicativo.
Para isso, é necessário que o restaurante tenha um banco de números dos seus clientes e que os clientes tenham salvo o número do Delivery para poder receber as mensagens.
Essa é uma exigência do WhatsApp para evitar spams.
É possível criar um texto padrão, uma imagem ou mesmo um pdf com as opções do cardápio e enviá-lo aos clientes.
As desvantagens, nessa opção, é que
- potenciais clientes não terão acesso fácil ao seu cardápio
- e há, ainda, o risco do cardápio ficar desatualizado e ser compartilhado entre os consumidores mesmo assim.
- é possível que nem todos os clientes concordem em passar seu número ou então em salvar o número do restaurante
Isso contribui negativamente para uma imagem não profissional do restaurante.
Por outro lado, com um aplicativo exclusivo para Delivery, como o MenuDino, o cardápio é disponibilizado digitalmente e online. Podendo ser acessado pelo um site oupelo próprio aplicativo no celular.
Além de ter uma apresentação mais organizada e chamativa.
É um jeito muito mais prático, rápido e profissional de apresentar seu cardápio. Além de mostrar que o restaurante está atualizado com as novas tecnologias do mercado de alimentação.
3. App WhatsApp Business X App exclusivo de Delivery
A crescente popularidade do Whatsapp no mercado fez com que fosse desenvolvido o WhatsApp Business.
Ainda gratuito, o aplicativo, direcionado para atender as necessidades de pequenas e médias empresas, manteve as funcionalidades da versão padrão e trouxe novas ferramentas para o público mais específico.
Nessa versão, a programação de mensagens automáticas e a criação de um perfil da empresa com seus dados mais relevantes são os maiores diferenciais.
Entretanto, a interface do aplicativo do WhatsApp não pode ser personalizada com a identidade visual do restaurante.
Diferentemente, um aplicativo exclusivo para Delivery pode ser personalizado com a identidade visual do seu restaurante.
E vale lembrar que uma interface com a cara do restaurante é uma forma eficiente de marketing que ajuda a fortalecer e divulgar a imagem do estabelecimento no mercado online.
Além disso, os recursos de um aplicativo como o MenuDino são bem mais completos.
O cliente pode fazer seu pedido sem precisar trocar mensagens. Já que, dependendo da quantidade de clientes que o restaurante atende, responder mensagem por mensagem será inviável.
Com o app delivery do MenuDino, o consumidor terá apenas que clicar no celular ou computador e pronto!
O pedido e o pagamento online podem ser feitos e acompanhados por uma única ferramenta.
Fica, vai ter Dica Extra!
Preparado para receber a melhor dica? Então, continue lendo!
MenuDino - Delivery Gratuito integrado ao WhatsApp
O Programa Consumer é uma solução completamente desenvolvida para negócios da alimentação: restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, pizzarias, food trucks, e muito mais.
Suas soluções foram pensadas a fim de tornar simples e eficiente a gestão dos processos desses estabelecimentos, utilizando recursos tecnológicos para alcançar bons resultados.
MenuDino
O MenuDino é plataforma completa de Delivery Online do Consumer.
Todos os processos concentram-se em uma única ferramenta:
- Cardápio digital
- Pagamentos online
- Gestão de pedidos
- Controle de estoque e financeiro.
O MenuDino está disponível em duas opções:
1. Gratuita
Essa é a dica extra reservada para você: se quiser continuar usando um sistema Delivery gratuito, o Consumer disponibiliza uma versão grátis do MenuDino para você!
Para utilizar, você só precisa instalar a versão gratuita do Programa Consumer e publicar seu cardápio online gratuitamente.
A versão gratuita une o útil ao agradável: os pedidos são recebidos via WhatsApp, o restaurante terá um site próprio e seu cardápio digital sem pagar nada por isso e sem pegadinhas!
2. Premium
Se você deseja dar um passo à frente da concorrência, é claro que a versão paga é muito mais completa!
Os principais diferenciais da versão Premium do MenuDino são:
- Os pedidos chegam integrados ao sistema, evitando o retrabalho de cadastrá-los manualmente;
- Não há cobrança de taxas sobre as vendas, como é comum em outros aplicativos Delivery;
- E o melhor: não há concorrência para competir espaço com seu restaurante, pois o aplicativo é exclusivamente seu!
Além disso, é possível optar por ter o aplicativo próprio. Assim, o restaurante dará a opção para o seu cliente contatá-lo tanto pelo site quanto pelo aplicativo.
Sem contar que ter um app próprio dará um destaque especial para o seu estabelecimento no e-commerce!
E, fique tranquilo: os preços da versão Premium são super acessíveis, clique aqui e confira!