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Um marketing gastronômico bem produzido pode gerar resultados incríveis para um empreendimento.

Isso porque o setor de Marketing é tão fundamental para o crescimento de restaurantes quanto o administrativo e o financeiro.

Entretanto, seu potencial é negligenciado por boa parte dos gestores do empreendedorismo gastronômico.

Isso acontece, principalmente, porque a maioria esmagadora dos empreendedores da alimentação possuem dificuldades para pensar em estratégias de marketing para o food service.

Seja por falta de experiência com marketing ou por desvalorizarem sua importância para o negócio, costuma-se investir bem pouco nesse setor.

Com isso, perde-se grandes oportunidades de atrair clientes, de impulsionar suas vendas , assim como de fortalecer a imagem da marca.

O fato é que já passou da hora de reconhecer que o Marketing é um dos principais responsáveis pelo sucesso de um restaurante.

Portanto, foi pensando nisso que preparamos essas 5 dicas para crescer seu restaurante com o Marketing Gastronômico.

Prepare-se para aprender o que é e como aplicar o marketing gastronômico em seu negócio e ser um profissional na arte de divulgar!

O que significa o conceito do Marketing Gastronômico?

O Marketing gastronômico é um tipo de marketing voltado para a área gastronômica, englobando negócios do ramo alimentício, sejam físicos ou online.

O objetivo dessa tendência é elaborar estratégias de divulgação para garantir maior alcance e comunicação com o público alvo de restaurantes, bares e afins.

Para isso, realiza-se uma pesquisa de mercado com o propósito de conhecer e entender a fundo o conceito do seu negócio, o segmento, o perfil e as necessidades dos clientes.

Assim, criar e evidenciar os diferenciais do negócio é um dos principais focos do marketing voltado à gastronomia.

A ideia é gerar valor agregado aos serviços e produtos do estabelecimento.

De forma que os clientes tenham a percepção de que fazer uma refeição no estabelecimento é mais do que se alimentar, é uma experiência gastronômica.

Hoje em dia, grandes restaurantes têm investido bastante nesse conceito. 

Eles criam experiências inesquecíveis para os clientes, seja com pratos e bebidas inusitadas e bem elaboradas ou com decorações temáticas que chamam atenção dos consumidores.

Clientes satisfeitos fazem o melhor Marketing Gastronômico!

Como aplicar o Marketing na Gastronomia?

Aplicar o Marketing gastronômico em seu restaurante depende do tipo e das necessidades do seu negócio.

Mas tudo começa pela escolha entre contratar um profissional de marketing especializado ou terceirizar o serviço para uma agência marketing digital para restaurantes.

Em ambos os casos, o(s) responsável(is) pelo setor de marketing deverá planejar estratégias de divulgação atrativas e profissionais.

Abaixo, separamos algumas estratégias online e offline que você pode utilizar para colocar em prática o conceito do Marketing Gastronômico.

1. Participe de eventos                       

Uma boa estratégia de divulgação é levar seu restaurante a festivais e eventos gastronômicos (ou não!).

Parafraseando um ditado muito popular: se o cliente não vai até o seu restaurante, seu restaurante vai até o cliente.

É dessa forma que você poderá conquistar potenciais clientes que talvez nem sabiam da existência do seu negócio.

2. Faça sorteios

Realizar sorteios é um método eficiente de fazer seus clientes interagirem com seu negócio.

Afinal, quem não ama participar de um sorteio e ter a chance de ganhar algo?  Principalmente, quando se trata de uma experiência gastronômica!

Sorteios fazem o maior sucesso entre os clientes e ainda faz seu restaurante ser mais conhecido.

3. Ofereça Cupons de Desconto

Depois dos sorteios, outra coisa que os clientes amam são os descontos!

A oferta de cupons de desconto é uma excelente estratégia para atrair clientes novos e fidelizar os mais antigos.

Com o Consumer, você mesmo pode criar cupons de desconto e promoções personalizadas e editá-los de forma simples e rápida.

Use sua criatividade para criar promoções!

4. Faça Parcerias

Hoje em dia, os influencers têm feito a cabeça dos consumidores.

Isso porque eles promovem marcas e negócios em suas redes sociais, atraindo clientes para seus patrocinadores com o poder da influência.

Em alguns casos, vale a pena fechar parcerias com influenciadores especializados na gastronomia para atingir seu público, pois é uma forma de ganhar bastante visibilidade.

Outra oportunidade é fazer parcerias para ações beneficentes.

Por exemplo, reverter uma porcentagem das vendas de determinados produtos para causas ou projetos sociais costumam fortalecer a imagem do negócio.

5. Invista em Marketing Gastronômico Digital

As mídias digitais tornaram-se o braço direito do marketing, principalmente na área da gastronomia.

Assim, ter presença nos meios digitais é obrigatório para restaurantes que querem se destacar.  Caso contrário, os clientes dificilmente se lembrarão de você.

Uma dica valiosa é contratar um analista de redes sociais, pois ele saberá analisar quais são as redes mais apropriadas para seu restaurante e como elaborar uma identidade personalizada da sua marca.

Além disso, também vale a pena:

  • programar o ckeck-in no Facebook para o cliente conseguir acessar o wi-fi do seu estabelecimento
  • criar uma página do seu restaurante no Google Meu Negócio
  • Fazer um concurso de melhor fotografia dos pratos pratos servidos em seu cardápio

Quanto mais seu restaurante despertar o interesse e atenção dos clientes na internet, mais ele atrairá novos clientes curiosos em conhecê-lo.

O Marketing Gastronômico Digital tem uma capacidade enorme de alavancar negócios.

Atendimento de qualidade é o melhor Marketing Gastronômico!

Nada mais eficiente para o Marketing de um restaurante do que um atendimento de qualidade.

Assim, é preciso contar com um sistema de gestão que seja ágil, simples e moderno e, principalmente, que facilite os processos de vendas e deixe o cliente satisfeito.

O Consumer tem todas essas características e pode ajudar o seu negócio a crescer e a vender mais.

Conheça os Clientes Consumer que já utilizam o programa de gestão líder no mercado da alimentação.

E se você tiver uma dica de Marketing Gastronômico, compartilha com a gente nos comentários!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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