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A demanda por lojas de produtos naturais aumenta a cada ano que passa.

Segundo a agência de pesquisa Euromonitor, o mercado de alimentação saudável deve crescer em torno de 4,41% por ano até 2021.

Já no que diz respeito ao ranking mundial, o Brasil ocupa o 6º lugar no mercado consumidor de produtos naturais.

Parte desse crescimento e desses números se deve à mudança nos hábitos de alimentação e à busca por um estilo de vida mais saudável. Assim, ambas tornaram-se uma tendência entre boa parte dos consumidores atuais.

Além disso, pessoas com restrições alimentares, como os celíacos e vegetarianos, junto com os praticantes de atividades físicas também movimentam o mercado de produtos naturais.

Geralmente, quem procura por esse tipo de estabelecimento está em busca de 

  • alimentos orgânicos, 
  • integrais, 
  • sem glúten, 
  • sem lactose, 
  • light, 
  • diet 
  • e menos industrializados.

Assim, para quem já é dono(a) de uma loja de produtos naturais, há muitas oportunidades de ganhos para serem exploradas nesse mercado.

Saber inovar e conhecer o seu público são essenciais para se destacar da concorrência.

Mas, se você quer algumas ideias práticas para inovar sua loja de produtos naturais, é só ler esse texto que preparamos especialmente para você até o fim!

O mercado de saúde e bem-estar está em alta. (Imagem: Freepik)

5 Dicas práticas e inovadoras para aplicar em Lojas de Produtos Naturais

Às vezes, pode ser bem difícil ter ideias inovadoras, concorda? Não só pela falta de criatividade, mas principalmente pela falta de tempo para pensar nelas.

Sabemos que a rotina de um empreendedor da alimentação é bem cansativa. Principalmente quando se toma conta do próprio negócio sozinho(a).

É tanta coisa para fazer que fica difícil ter ideias para melhorar seu estabelecimento. Mas, para facilitar sua vida, selecionamos aqui 5 ideias práticas para inovar sua loja.

São ideias que você pode começar a aplicar já, pois não dependem de muitos recursos. Vamos lá?

1. Participe de feiras e eventos locais

Mesmo que você tenha um estabelecimento físico, ter uma estrutura para poder participar de feiras e eventos locais pode ser ótimo para o seu negócio.

Hoje em dia, a realização de feiras e eventos se tornou bastante comum. E ambos costumam atrair um público grande e ávido por conhecer produtos diferentes.

Além de ser uma oportunidade de vender, é também uma chance de apresentar seus produtos e conquistar novos potenciais clientes.

É uma forma barata de fazer networking e marketing ao mesmo tempo!

2. Feche parcerias com outros negócios do segmento

O mercado de saúde e bem-estar possui uma infinidade de nichos.

Assim, fechar parcerias com negócios e profissionais desse setor, como academias e nutricionistas, ajuda a fortalecer a autoridade do seu negócio.

Veja-os como aliados e não como concorrentes. Há várias maneiras de aproveitar essa colaboração entre negócios parceiros. Por exemplo:

  • Oferecer descontos para os clientes de parceiros
  • Convidá-los para conhecer sua loja e ganhar um brinde
  • Realizar eventos em parceria
  • Criar promoções colaborativas

Por fim, feche uma parceria vantajosa para todos  os lados envolvidos. 

3. Tenha um espaço e produtos para degustação

Embora em pleno crescimento do segmento, muitos consumidores ainda não conhecem tão bem as variedades de produtos naturais. Ou mesmo a funcionalidade de cada um.

Assim, ter um espaço com produtos para degustação e explicação dos produtos, indicando para o que são apropriados, é uma ótima forma de conquistar os clientes.

Além de provar novos sabores, eles terão mais confiança em comprar com quem entende sobre o produto que vende.

Afinal, receber um atendimento personalizado e atencioso é um sonho de todo consumidor! Fazendo isso, o cliente sentirá valorizado.

A degustação dos produtos personaliza o atendimento e influencia o cliente a comprar. (Imagem: Freepik)

4. Use as redes sociais para divulgar sua loja

Essa dica talvez não seja tão inovadora, entretanto muitos empreendedores do ramo alimentício esquecem de usá-la para potencializar seu negócio.

As redes sociais são ferramentas poderosas de divulgação. Por isso, é essencial ter presença online. Tire foto dos seus produtos, de clientes, fale sobre curiosidades dos produtos oferecidos em sua loja:

Ofereça conteúdo de valor para quem segue as redes sociais do seu negócio.

Outra dica valiosa é cadastrar seu estabelecimento no Meu Negócio do Google. O cadastro é gratuito e, assim, os consumidores poderão achá-lo facilmente na maior ferramenta de pesquisa na internet que há atualmente.

5. Invista no Delivery de produtos naturais

Trabalhar com Delivery é um diferencial que poucas lojas de produtos naturais têm. Aliás, muitos clientes têm preferido fazer compras por aplicativos de Delivery do que ir direto na loja física.

A conveniência e praticidade da entrega são os principais motivadores para essa preferência. Afinal, é só usar o celular para fazer o pedido e recebê-lo em casa!

Então, se você quer realmente aumentar suas vendas, aproveite essa demanda e invista em um aplicativo de Delivery online!

E se você estiver pensando que ter um App de Delivery é muito caro para o seu negócio, conheça o MenuDino!

O Consumer tem as soluções que auxiliam no crescimento do estabelecimento.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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