Skip to main content

O Consumer 12 foi lançado recentemente e trouxe uma novidade especial para os clientes Consumer: o novo Módulo de Perguntas tanto para o Consumer Desktop quanto para o MenuDino.

Com esse recurso, é possível criar perguntas personalizadas para a realização do pedido que trará diversos benefícios para o seu restaurante ou delivery. 

Listamos, aqui, 7 benefícios garantidos pelo novo Módulo de Perguntas do Consumer. Confira:

1. Personalizar o pedido

Ao criar perguntas que irão ajudar na produção correta do prato na cozinha, o restaurante irá proporcionar uma experiência personalizada ao cliente. Essas perguntas podem ser:

  • “Como deseja o ponto da carne?” 
  • “Qual a quantidade de cebola?”
  • “Deseja borda com recheio?”
  • “Qual molho prefere?”

Personalize o pedido com o Módulo de Perguntas Consumer 12

Assim, o cliente fará as escolhas a partir de suas preferências, deixando o prato do jeito que ele gosta. 

Além disso, há casos em que o pedido pode ser montado pelo próprio cliente: ele escolherá cada ingrediente para montar seu item personalizado. Isso costuma acontecer em estabelecimentos como sorveterias e açaiterias.

Personalização do Pedido com o Módulo de Perguntas

2. Economizar evitando erros e prejuízos

Com as perguntas feitas para elaboração do pedido, o restaurante irá evitar erros que podem acontecer num pedido quando este é feito manualmente.

Graças ao módulo de perguntas, o processo se tornará automatizado e o atendente só precisará marcar as opções no computador ou celular.

Os prejuízos e desperdícios também poderão ser evitados com perguntas do tipo:

  • Deseja sachês?
  • Precisa de talheres descartáveis?
  • Precisa de guardanapo?

Esses são itens opcionais, os quais nem sempre são necessários para o consumidor, mas que geram gastos para o estabelecimento.

Crie perguntas que irão evitar desperdícios e prejuízos

3. Profissionalizar o fluxo de etapas

A construção de um fluxo de etapas para preparar seu produto garantirá a profissionalização e a melhoria do resultado final do prato.

Esse fluxo pode ser construído por meio das próprias perguntas feitas durante o pedido, definindo um passo a passo na elaboração do prato na cozinha.

4. Definir o que o seu cliente pode ou não personalizar no item

Nesse quesito, o dono do restaurante poderá definir a quantidade de itens que o consumidor final pode escolher no complemento – um, dois, três, a quantidade que você quiser! – , sem que haja cobrança extra.

Por exemplo, na montagem de um marmitex, você é quem estabelece a quantidade de complementos permitidos, criando opções como:

  • “Escolha 2 complementos”
  • “Escolha 1 guarnição”

Assim, o cliente só poderá escolher a partir do número estabelecido por você.

Defina a quantidade de opções disponíveis ao cliente

5. Aumentar o ticket médio

Algumas perguntas podem induzir o cliente a consumir mais em seu estabelecimento, sendo esta uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio do estabelecimento.

Quando o cliente estiver finalizando o pedido principal, por exemplo, perguntas como:

  • “Deseja bebidas?” 
  • “Deseja sobremesa”

Farão com que ele tenha tendência a incluir mais algum produto em sua compra. Dessa forma, ele consumirá mais, aumentando seu ticket médio.

Aumente seu ticket médio colocando perguntas estratégicas

Outra forma de induzir o maior consumo é no momento das perguntas para preparação do prato principal, quando é possível inserir itens adicionais que serão cobrados à parte, como queijo, bacon, molho, etc.

Perguntas adicionais influenciam o aumento do ticket médio

6. Otimizar custos com treinamento de equipe

Visto que as perguntas para preparação do prato serão registradas diretamente no Consumer para Desktop e/ou no MenuDino, não haverá mais a necessidade dos colaboradores memorizá-las.

Por isso, o tempo gasto com treinamento será otimizado, e o colaborador poderá investi-lo em outros aspectos do atendimento.

Isso também ajudará a reduzir, inclusive, possíveis erros – pois como essa etapa do atendimento será automatizada pelo Consumer 12, o risco de esquecer alguma pergunta ou marcar itens a mais ou menos será bem menor.

7. Garantir que o pedido chegue completo do MenuDino

Todos os outros benefícios já falados recaem sobre esse. A única diferença é que, nesse caso, o pedido será feito por meio do delivery online.

Por ser feito pelo aplicativo ou site do MenuDino, no qual o próprio cliente realiza seu pedido, o módulo de perguntas é extremamente importante para garantir que o produto seja produzido e entregue conforme o gosto do consumidor e sem falhas. 

E aí, gostou dessa novidade do Consumer 12? Se já está usando o módulo de perguntas, deixe seu comentário relatando sua experiência com o nosso serviço!

Se ainda não, clique aqui para saber como aderir ao módulo e criar as perguntas do seu restaurante.

Para quem ainda não é cliente, mas ficou interessado em conhecer o Consumer, solução 100% focada na área de alimentação, instale o programa gratuitamente por 15 dias e saiba porque mais 100 mil estabelecimentos da área da alimentação escolheram as soluções Consumer para gerir seus negócios!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.