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O novo ano acabou de começar, mas já preparamos uma lista quente de 11 tendências 2022 para bares e restaurantes.

Afinal, não se pode perder tempo para aproveitar todas as oportunidades e novidades com todo o gás que todo início de ano traz.

Ainda mais quando os dois últimos anos não foram tão fáceis para donos(as) de bares e restaurantes, como foram em 2020 e 2021.

Além dos desafios, muitas mudanças ocorreram nesse período, as quais transformaram de forma radical o modo de vender e comprar no food service.

Entretanto, 2022 chega trazendo boas expectativas. Pois a pandemia dá indícios de que chegará ao fim e as pessoas já estão retomando suas atividades presencialmente.

Confira agora as 11 principais tendências 2022 para bares e restaurantes e prepare-se para sair na frente da concorrência!

11 Principais Tendências 2022 para Bares e Restaurantes

O setor de bares e restaurantes enfrentou diversos desafios em 2021. Mas um novo ano está começando e este é o melhor momento para aproveitar novas oportunidades.

Com essas 11 tendências 2022, você pode traçar estratégias para alavancar o seu negócio e ser destaque entre os clientes. Confira!

1. Salões abertos

Embora os casos de coronavírus estejam diminuindo, alguns consumidores seguem cautelosos em relação a aglomerações em ambientes fechados.

Para se sentirem mais seguros, eles estão preferindo frequentar estabelecimentos com ambientes abertos, onde há circulação de ar.

Portanto, invista em um espaço no qual seus clientes possam fazer a refeição ao ar livre, como calçadas ou salões abertos.

Food trucks na rua também são modelos de negócios que têm tudo para ter grande aderência dos consumidores.

2. Aumento da frequência nos estabelecimentos físicos

O avanço no número de pessoas vacinadas permitiu reduzir as restrições para bares e restaurantes no Brasil.

Com isso, muitos consumidores já estão voltando a frequentar bares e restaurantes, o que, claro, fez aumentar as vendas presenciais.

Assim, a tendência é que esse número cresça de forma gradual e para isso você precisa estar preparado(a) para receber seus clientes com segurança.

Invista em diferenciais para atrair os clientes e conseguir recuperar os prejuízos em vendas dos últimos dois anos ou mesmo aumentar o seu faturamento!

Os clientes voltaram a frequentar mais os restaurantes em 2022. (Imagem: Freepik)

3. Pagamento via Pix

Uma outra tendência 2022 que começou em 2021 e foi ganhando mais e mais destaque com o passar do tempo foi o pagamento com chave PIX.

Além de prático, o pagamento via pix evita o contato físico e não cobra taxas nem do cliente nem do negócio.

Por isso, essa forma de pagamento caiu no gosto de todos e promete ser a estrela dos pagamentos online.

Então, se o seu bar ou restaurante ainda não tem essa opção de pagamento, corre já para criar uma chave PIX!

4. Cardápio QR Code

Quem não ouviu falar do cardápio QR Code em 2021 é sinal de que está por fora das maiores tendências do mercado de food service.

Na onda dos cardápios online e digital, o cardápio QR Code surgiu para substituir o cardápio impresso, oferecendo uma experiência moderna e segura na hora de fazer o pedido.

Em 2022, mais restaurantes irão abandonar os cardápios impressos e apostar nas vantagens do QR Code.

O cardápio QR Code do Consumer também permite que o cliente faça seu pedido sem precisar chamar o garçom e ainda deixar uma avaliação.

5. Comida Vegetariana e Vegana

As comidas vegetarianas e veganas também estão entre as principais tendências de 2022. Aliás, nos dois últimos anos elas figuram nesse lugar de destaque.

De lá para cá, surgiram várias opções para o público que não ingere carne e/ou quaisquer produtos de origem animal:

Ter esse tipo de comida no seu bar ou restaurante não é mais uma questão de “modinha”, mas uma visão estratégica de negócio.

Segundo pesquisa do Ibope, somam-se 47% de brasileiros que tiraram ou reduziram o consumo de carne. Além do fator preço, a mudança nos hábitos alimentares também contribuiu para esse cenário.

6. Comida caseira

No mundo em que o fast food reina, até parece uma piada dizer que a comida caseira será uma tendência 2022.

Entretanto, a busca por esse tipo de comida aumentou durante os meses de isolamento social.

Uma explicação para isso é que a comida caseira se encaixa no comfort food, que lembra o gosto da comida feita pela mãe ou pela avó.

Assim, essa é uma grande oportunidade para bares e restaurantes que já oferecem ou podem oferecer comida caseira no cardápio!

A comida caseira estará em alta em 2022. (Imagem: Freepik)

7. Delivery

O Delivery é uma tendência que já se consolidou, tornando-se obrigatória para bares e restaurantes que desejam se manter competitivos no mercado.

Entretanto, agora os clientes estarão mais exigentes com o serviço de entrega oferecido e é necessário reduzir custos.

Assim, rapidez nas entregas e agilidade nos processos serão diferenciais para se destacar da concorrência.

Por exemplo, o site Delivery grátis do MenuDino oferece um canal de vendas online sem nenhum custo para o restaurante para receber pedidos no WhatsApp.

8. Take-away

Outra tendência que começou em 2020, mas continuará em alta em 2022 é o Take-away ou “retirar no local”.

Afinal, é uma opção vantajosa para o cliente, que não precisa esperar em filas e ainda economiza porque não paga pela taxa de entrega.

Por isso, se você já trabalha com o Delivery, mas ainda não oferece o take-away em seu bar ou restaurante, essa é uma oportunidade para aumentar as vendas!

9. Marketing Digital

Manter-se relevante no mercado da alimentação hoje em dia depende quase 100% da presença online do seu bar ou restaurante.

Por isso, em 2022, é essencial investir no Marketing digital para restaurantes, pois é a maneira mais eficaz de atrair clientes.

Dentre as redes sociais e mecanismos de busca, os principais para marcar presença são:

É possível criar estratégias de Marketing gratuitas, mas investir em anúncios pagos também gera ótimos resultados para o seu negócio.

Programas de fidelidade prometem ser sucesso em 2022! (Imagem: Freepik)

10. Programa de fidelidade

Conquistar novos clientes é um desafio e pode custar muito caro para bares e restaurantes. Assim, fidelizar clientes é a melhor forma de diminuir esse custo.

Portanto, em 2022, mais e mais donos(as) de bares e restaurantes deverão investir em um Programa de Fidelidade para reter clientes.

Aliás, os próprios clientes já esperam ser beneficiados ao escolher comprar sempre de um só estabelecimento.

No Consumer, você tem um Programa de fidelidade digital gratuito para oferecer aos seus clientes por pontos ou cashback

11. Tecnologia para bares e restaurantes

Mais do que nunca, a tecnologia para bares e restaurantes se tornou uma tendência mundial quando ela passou a ser a saída para vender na pandemia.

Mas, além disso, a automação das cozinhas também fez com o que os processos se tornassem mais rápidos e assertivos.

Assim, a tendência em 2022 é que mais tecnologias especializadas em bares e restaurantes surjam para revolucionar o setor.

Como é o caso do Smart Delivery que a Consumer desenvolveu para otimizar a organização de pedidos, reduzindo em até 30% o tempo de entrega.

Invista no Melhor Sistema para seu Restaurante em 2022: o Consumer!

Para começar o ano com o pé direito, você precisa ter um sistema de gestão que faça o seu restaurante operar com máxima eficiência. Esse sistema é o Consumer!

Em 2022, o Consumer trará mais novidades e soluções para o food service, com bastante inovação e tecnologia.

Junte-se aos mais de 30 mil bares e restaurantes do Brasil que confiam no Consumer para gerir seus processos e atendimento!

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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