7 Vantagens Competitivas de um Bom Programa de Fidelidade para Restaurantes

Oferecer um Programa de Fidelidade para os clientes do seu restaurante é uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Afinal, criar e manter uma relação duradoura com o cliente é cada vez mais importante no mundo dos negócios.

Além disso, quando se trata da alimentação, os consumidores não são tão flexíveis assim.

Eles têm uma lista de restaurantes preferidos onde já conhecem o atendimento, o sabor e qualidade da comida.

Dessa forma, se ele já gosta do seu restaurante, um programa de fidelidade será mais um ,motivo atrativo e decisivo para que ele o escolha em vez do concorrente.

Portanto, se você ainda não tem um programa de fidelização de clientes no seu restaurante: é hora de pensar em ter.

Confira nesse artigo 7 vantagens garantidas por um bom programa de fidelidade para restaurantes!

O que é um Programa de Fidelidade de Clientes?

Programa de Fidelidade é um conjunto de estratégias e ações que buscam, principalmente, reter e fidelizar consumidores em um negócio.

Funciona como um programa de relacionamento com o cliente que recompensa aqueles clientes fiéis que sempre compram em seu estabelecimento.

Por isso, é uma forma de fazer com que eles se sintam reconhecidos e estimulados a comprar mais vezes em seu negócio.

Existem diversos tipos de programas voltados à fidelização de clientes.

O programa de milhas, oferecido por empresas de cartão de crédito, é um exemplo.

Com ele, as compras realizada no cartão acumularão pontos que serão trocados por benefícios.

No setor da alimentação, essa estratégia também faz muito sucesso!

Os restaurantes que implementam um programa de fidelização conseguem conquistar e fidelizar seu público alvo com mais facilidade.

Portanto, não só os clientes, mas também os restaurantes e negócios da alimentação também têm muito a ganhar com um programa de fidelidade!

Confira essas 7 vantagens para restaurantes que têm um bom programa de fidelidade!

Ter um Programa de Fidelidade para restaurantes retém e atrai clientes. (Photo by Kyle Ryan on Unsplash)

7 Vantagens de ter um Programa de Fidelidade em seu Restaurante

1. Diminui o Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Conquistar novos clientes gera custos altos com campanhas de marketing e de vendas.

É o que se chama de CAC: Custo de Aquisição de Cliente.

Logo, fidelizar um cliente é muito mais barato e vantajoso do que adquirir novos.

Isso porque oferecer benefícios para os clientes fidelizados gera menos custos do que o investimento necessário para “comprar” novos clientes.

2. Garante resultados tão eficientes quanto promoções

Os resultados de um programa de fidelidade podem ser tão ou mais eficientes do que os resultados de promoções.

Geralmente, uma promoção é uma ação momentânea para gerar vendas em um curto período. Seus resultados duram enquanto ela estiver valendo.

Já  o programa de fidelização tende a ser uma ação mais prolongada, fazendo com que os resultados impactem os lucros por mais tempo.

3. Ajuda no relacionamento do restaurante com os clientes

Ter um bom relacionamento com o cliente, mais do que nunca, é extremamente valioso.

Assim, criar um programa de vantagens para os clientes poderá fazer eles se sentirem importantes e valorizados por seu estabelecimento.

O programa de fidelização fortalece o relacionamento do cliente com o seu restaurante. (Imagem: Freepik)

4. Ajuda a definir o perfil de consumo dos seus clientes

Saber o perfil de consumo dos clientes é um indicador que pode ajudá-lo a tomar melhores decisões nas estratégias de vendas.

Com base nos pedidos feitos pelos clientes, você poderá escolher benefícios e vantagens que são mais atrativas para ele.

Isso será um grande incentivo para que os clientes se sinta mais incentivados a alcançar as metas do programa de fidelização.

5. Marketing de Indicação ou o famoso boca a boca

Uma campanha de fidelidade não só deixará seus clientes felizes como também fará com que eles recomendem seu restaurante para novos clientes.

É o que chamamos de marketing de indicação ou marketing boca a boca

Nele, os próprios clientes promovem seu negócio de forma gratuita porque estão satisfeitos com a experiência em seu estabelecimento.

6. Atrai novos clientes

Se coloque no lugar do consumidor: 

Entre um restaurante que oferece vantagens para seus clientes fiéis e outro que não possui esse diferencial, em qual você iria gastar seu dinheiro?

É claro que os consumidores irão dar preferência para onde além de qualidade, ele terá vantagens. 

Assim, ter um programa de fidelização para atrair clientes também é uma estratégia eficiente.

7. Aumenta o Ticket Médio 

Aumentar o ticket médio do restaurante é uma meta importante para crescer seu negócio.

Por sua vez, uma estratégia de fidelidade consiste justamente em incentivar o cliente a comprar mais vezes até conquistar sua recompensa.

Dessa maneira, o ticket médio é diretamente e positivamente impactado: quanto mais um cliente compra, mais seu ticket médio cresce!

Com um bom programa de fidelidade é possível aumentar o ticket médio do restaurante. (Photo by Dan Gold on Unsplash)

Conheça o Programa de Fidelidade especializado em Restaurantes!

O Programa Consumer tem opções de Programa de Fidelidade perfeitos para ajudar restaurantes a fidelizar seus clientes.

Nossas soluções de fidelidade de clientes são 100% digitais e integradas ao sistema de gestão.

Assim, você pode gerenciar os programas de forma organizada e sem erros.

Conheça as opções que o Consumer tem para você:

  • Acumule pontos

Na opção acumele pontos, o cliente acumular pontos a cada compra finalizada e depois de atingir uma quantidade, ele pode trocar os ponto por um produto.

  • Cashback

O Cashback acabou de ser lançado e é um sucesso entre os clientes.

Com ele, o cliente recebe de volta uma porcentagem do valor pago em cada produto consumido.

Depois, ele usa o valor acumulado para ter desconto em suas próximas compras.

Incrível, não é mesmo?

Faça um teste grátis no seu restaurante!

 

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