Só de falar em Coca Cola você já consegue visualizar o vermelho vivo e ouvir o chiar da lata sendo aberta, não é mesmo?
Essa identidade única está conectada intimamente com a história da Coca Cola e como ela cresceu até se tornar a gigante que conhecemos hoje.
Para criar esse visual tão característico precisou-se de décadas de esforço e trabalho com a gestão da marca.
O resultado é um nome mais conhecido do que qualquer outro, com referências impossíveis de serem copiadas.
Quer saber mais sobre essa bebida e como ela chegou até a sua mesa?
Acompanhe essa história conosco.
As Origens da Coca Cola
Muitos já devem conhecer a origem quase mítica do refrigerante de cola. Um farmacêutico tem a intenção de criar um xarope, mas acaba sendo pioneiro na criação de uma bebida totalmente nova.
Porém, a maioria não sabe qual era o objetivo principal daquele xarope.
Quando pensamos em refrigerantes, pensamos muito na quantidade elevada de açúcares e sódio.
Entretanto, a intenção inicial não era criar algo nocivo à saúde, justamente o contrário.
John Pemberton, farmacêutico de Atlanta, nos Estados Unidos, tinha a intenção de criar um xarope que renovasse as energias e ajudasse na digestão.
O resultado foi algo parecido, mas não exatamente igual ao que temos hoje.
Em 8 de maio de 1886, nascia a Coca Cola.
Foi apenas quatro anos depois, em 1891, que os rumos da marca foram definidos. A The Coca Cola Company que conhecemos hoje nasceu.
A empresa é fruto de uma sociedade onde cada um tinha uma função no crescimento da marca.
O fundador, John Pemberton, juntou-se a seu colega, o também farmacêutico Asa G. Chandler e o irmão John Chandler.
Após a criação da bebida, John continuou trabalhando em manter a autenticidade da receita.
Dessa forma, seus sócios puderam cuidar de outras partes do negócio, principalmente sua divulgação, por meio de estratégias que discutiremos agora.
A Coca Cola só começou sua caminhada graças à uma sociedade trabalhando em conjunto por um objetivo em comum.
A Estratégia da Coca Cola
Antes mesmo da fa fundação da The Coca Cola Company, o produto começou a ser vendido por meros 5 centavos por copo.
A proposta era um xarope energético, um tipo de remédio mesmo.
Porém, não demorou para os clientes consumirem a bebida como o cafézinho da tarde. Era a mais nova maneira de manter a energia o dia todo.
Porém, os clientes nunca haviam sido tão numerosas até a sociedade de John e os irmãos Chandler.
Apenas dois anos depois de patentear a criação, os lucros aumentaram em 20%. A empresa tinha menos de 3 anos e já estava lucrando acima do esperado.
O crescimento dos números, desde então, sempre foi vertiginoso.
Golpe de sorte? Com certeza, não. Não há resultados tão grandes sem o devido esforço e investimento.
Na verdade, um dos grandes responsáveis pelo sucesso da marca Coca Cola é alguém que trabalhava por fora da sociedade, o contador Frank Robinson.
Ele, unido a Asa Chandler, criaram uma estratégia de marketing inédita até então.
Foi essa estratégia bem planejada e aplicada que garantiu a consolidação do nome da Coca Cola até hoje.
Essa estratégia, hoje em dia, parece bem clássica, mas na época era inesperada e um pouco agressiva.
A ideia era estampar tudo com o logo e as cores da Coca Cola.
Quando as mães andassem com os filhos nas ruas, elas veriam bandeiras, quadros, ítens.
A ideia era que ver tanto o logo da bebida despertaria a curiosidade para experimentar, no mínimo.
Foi justamente o que aconteceu. Curiosidade levou às primeiras compras, que levaram a uma febre que já dura décadas.
O Modelo de Negócio de Frank Robinson
Foi o contador quem trouxe a ideia que levou a Coca Cola a mais de 200 países.
A proposta inicial era tornar a bebida cada vez mais popular.
Porém, a princípio, era interessante conquistar o gosto das famílias e crianças.
O discurso era muito relacionado à sensação prazerosa que o açúcar proporciona.
Graças aos efeitos energéticos do refrigerante, os pais combatiam o stress do trabalho, as mães mantinham-se dispostas o dia todo e os filhos compartilhavam a alegria e brincadeira em uma garrafa de Coca Cola.
No entanto, isso não poderia acontecer apenas em Atlanta. Todo o país deveria provar o refrigerante.
Por isso, Frank Robinson desenvolveu a ideia de fornecer o líquido concentrado aos engarrafadores, que preparavam a bebida e distribuíam por todo território americano.
Isso era perfeito, pois mantinha a receita secreta fora do alcance de mãos mal intencionadas e ainda tornava possível produção em massa.
Ainda no começo do século XX, mais de 400 fábricas começaram a engarrafar Coca Cola nos Estados Unidos, Panamá, Cuba e Canadá.
Porém, um problema surgiu. Em inúmeros pontos de venda encontrava-se inúmeras embalagens para a Coca Cola, na sua maioria garrafas de vidro dos mais diversos formatos.
Isso acontecia pois cada distribuidor utilizava a garrafa que lhe convinha. A Coca Cola precisava fazer algo sobre isso.
De Onde Vem a Garrafa da Coca Cola?
Quando pensamos em uma garrafa de vidro de Coca Cola, de imediato lembramos do seu formato típico.
Por isso, sabemos como a garrafinha ficou famosa hoje em dia.
Porém, poucos sabem como seu formato tão característico foi desenvolvido.
Foi em 1915 que a necessidade de padronizar a embalagem foi percebida.
Os sócios decidiram criar um concurso para decidir o modelo perfeito de garrafa.
Muitas marcas fazem isso até hoje pois reconhecem que grandes ideias podem estar lá fora, apenas esperando uma oportunidade para serem descobertas.
Portanto, é muito importante reconhecer que nem sempre você tem a resposta para todos seus problemas, mesmo estando à frente de um nome referência no mercado.
O idealizador da garrafa vencedora foi Alexander Samuelson.
Por conta de seu perfil esguio, sua criação recebeu o nome de garrafa contour.
Por cerca de 30 anos seu desenho único foi utilizado para representar a Coca Cola na mente dos clientes.
Até que, nos anos 40, foi desenvolvido o six-pack, ou fardo, com seis garrafas em um único pacote.
Foi apenas alguns anos mais tarde que a criação da latinha de alumínio mostrou-se necessária.
De Onde Vem a Latinha de Coca Cola?
Até metade do século XX, a Coca Cola já era tão popular quanto é hoje.
Seu principal símbolo era o logo e o contorno da garrafa.
Porém, com o advento da Segunda Guerra Mundial, o transporte da embalagem de vidro mostrou-se um tanto impraticável.
Principalmente, por que o presidente da The Coca Cola Company havia prometido aos soldados americanos: eles teriam acesso a uma Coca Cola por todo o mundo, onde quer que fossem.
Portanto, era importante produzir e transportar a bebida com facilidade tanto dentro quanto fora do país.
A partir dessa necessidade que nasceu a lata de alumínio: prática de fazer, de usar e de transportar, devido à leveza e matéria prima barata.
Foi o mesmo motivo, a promessa pública do presidente da empresa, que trouxe a primeira fábrica de Coca Cola para o Brasil.
A História da Coca Cola no Brasil
A primeira Coca Cola produzida no Brasil foi em 1941, graças à promessa da Coca Cola aos soldados norte-americanos.
Essa garrafa saiu da primeira fábrica de refrigerante em território nacional, em Recife.
Adaptada de uma fábrica de água mineral Santa Clara, era uma maneira emergencial de atender a demanda no país.
Um ano depois, a demanda foi tão grande que foi preciso criar novas e maiores instalações no Rio de Janeiro.
Lá, eram produzidas garrafinhas de 185 mL com fórmula concentrada e gás importada dos EUA.
Depois de 20 anos, já após o fim da guerra, a Fanta sabor laranja nasceu, exclusiva para o mercado brasileiro.
Seguindo o mesmo padrão de exclusividade, a garrafa de 1,5 L também foi criada apenas para nós.
Claramente, depois de um tempo essas novidades foram levadas para outros países latinos e da Europa, mas a proposta inicial nasceu aqui.
Isso mostra a capacidade de se adaptar dessa marca.
A Coca Cola já passou por mais de um século de vida, adaptando-se a cada ano.
Foi assim que a marca permaneceu viva: renovando-se, atualizando-se.
Por isso é tão importante conhecer as histórias dos grandes.
Qual o Segredo do Sucesso da História da Coca Cola?
Com base na jornada que acabamos de contar, é muito fácil compreender de onde veio o sucesso dessa bebida (além do sabor açucarado viciante).
Afinal, mesmo se você não bebe refrigerantes, já reconhece o logo e as cores da Coca Cola de longe.
Para que isso acontecesse, foi preciso muito trabalho, de muitas mãos, direcionados em um único objetivo.
A Coca Cola é resultado de investimentos bem pensados, mas, principalmente, da união de pessoas com um objetivo em comum.
Se você tem a sensação de que precisa de outros trabalhando ao seu lado em prol do seu negócio, é por que está com a mesma sede que o farmacêutico John Pemberton tinha de ver sua ideia se desenvolvendo.
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