A História da Coca Cola: O Que Aprendemos com seu Crescimento?

Só de falar em Coca Cola você já consegue visualizar o vermelho vivo e ouvir o chiar da lata sendo aberta, não é mesmo?

Essa identidade única está conectada intimamente com a história da Coca Cola e como ela cresceu até se tornar a gigante que conhecemos hoje.

Para criar esse visual tão característico precisou-se de décadas de esforço e trabalho com a gestão da marca.

O resultado é um nome mais conhecido do que qualquer outro, com referências impossíveis de serem copiadas.

Quer saber mais sobre essa bebida e como ela chegou até a sua mesa? 

Acompanhe essa história conosco.

As Origens da Coca Cola

Muitos já devem conhecer a origem quase mítica do refrigerante de cola. Um farmacêutico tem a intenção de criar um xarope, mas acaba sendo pioneiro na criação de uma bebida totalmente nova.

Porém, a maioria não sabe qual era o objetivo principal daquele xarope.

Quando pensamos em refrigerantes, pensamos muito na quantidade elevada de açúcares e sódio.

Entretanto, a intenção inicial não era criar algo nocivo à saúde, justamente o contrário.

John Pemberton, farmacêutico de Atlanta, nos Estados Unidos, tinha a intenção de criar um xarope que renovasse as energias e ajudasse na digestão.

O resultado foi algo parecido, mas não exatamente igual ao que temos hoje. 

Em 8 de maio de 1886, nascia a Coca Cola.

Foi apenas quatro anos depois, em 1891, que os rumos da marca foram definidos. A The Coca Cola Company que conhecemos hoje nasceu.

A empresa é fruto de uma sociedade onde cada um tinha uma função no crescimento da marca. 

John Pemberton era um farmacêutico que criou a Coca Cola com o objetivo de criar um revigorante.

O fundador, John Pemberton, juntou-se a seu colega, o também farmacêutico Asa G. Chandler e o irmão John Chandler. 

Após a criação da bebida, John continuou trabalhando em manter a autenticidade da receita

Dessa forma, seus sócios puderam cuidar de outras partes do negócio, principalmente sua divulgação, por meio de estratégias que discutiremos agora.

A Coca Cola só começou sua caminhada graças à uma sociedade trabalhando em conjunto por um objetivo em comum.

A Estratégia da Coca Cola

Antes mesmo da fa fundação da The Coca Cola Company, o produto começou a ser vendido por meros 5 centavos por copo.

A proposta era um xarope energético, um tipo de remédio mesmo.

Porém, não demorou para os clientes consumirem a bebida como o cafézinho da tarde. Era a mais nova maneira de manter a energia o dia todo.

Porém, os clientes nunca haviam sido tão numerosas até a sociedade de John e os irmãos Chandler.

Apenas dois anos depois de patentear a criação, os lucros aumentaram em 20%. A empresa tinha menos de 3 anos e já estava lucrando acima do esperado.

O crescimento dos números, desde então, sempre foi vertiginoso. 

Golpe de sorte? Com certeza, não. Não há resultados tão grandes sem o devido esforço e investimento.

Na verdade, um dos grandes responsáveis pelo sucesso da marca Coca Cola é alguém que trabalhava por fora da sociedade, o contador Frank Robinson.

Ele, unido a Asa Chandler, criaram uma estratégia de marketing inédita até então.

Foi essa estratégia bem planejada e aplicada que garantiu a consolidação do nome da Coca Cola até hoje.

Essa estratégia, hoje em dia, parece bem clássica, mas na época era inesperada e um pouco agressiva.

Desde o começo da história da Coca Cola, sua divulgação sempre foi vasta.

A ideia era estampar tudo com o logo e as cores da Coca Cola.

Quando as mães andassem com os filhos nas ruas, elas veriam bandeiras, quadros, ítens. 

A ideia era que ver tanto o logo da bebida despertaria a curiosidade para experimentar, no mínimo. 

Foi justamente o que aconteceu. Curiosidade levou às primeiras compras, que levaram a uma febre que já dura décadas.

O Modelo de Negócio de Frank Robinson

Foi o contador quem trouxe a ideia que levou a Coca Cola a mais de 200 países. 

A proposta inicial era tornar a bebida cada vez mais popular.

Porém, a princípio, era interessante conquistar o gosto das famílias e crianças. 

O discurso era muito relacionado à sensação prazerosa que o açúcar proporciona.

Graças aos efeitos energéticos do refrigerante, os pais combatiam o stress do trabalho, as mães mantinham-se dispostas o dia todo e os filhos compartilhavam a alegria e brincadeira em uma garrafa de Coca Cola.

No entanto, isso não poderia acontecer apenas em Atlanta. Todo o país deveria provar o refrigerante. 

Por isso, Frank Robinson desenvolveu a ideia de fornecer o líquido concentrado aos engarrafadores, que preparavam a bebida e distribuíam por todo território americano.

Isso era perfeito, pois mantinha a receita secreta fora do alcance de mãos mal intencionadas e ainda tornava possível produção em massa.

Ainda no começo do século XX, mais de 400 fábricas começaram a engarrafar Coca Cola nos Estados Unidos, Panamá, Cuba e Canadá.

Porém, um problema surgiu. Em inúmeros pontos de venda encontrava-se inúmeras embalagens para a Coca Cola, na sua maioria garrafas de vidro dos mais diversos formatos.

Isso acontecia pois cada distribuidor utilizava a garrafa que lhe convinha. A Coca Cola precisava fazer algo sobre isso.

Frank Robinson foi o responsável da distribuição da bebida nos Estados Unidos.

De Onde Vem a Garrafa da Coca Cola?

Quando pensamos em uma garrafa de vidro de Coca Cola, de imediato lembramos do seu formato típico. 

Por isso, sabemos como a garrafinha ficou famosa hoje em dia. 

Porém, poucos sabem como seu formato tão característico foi desenvolvido. 

Foi em 1915 que a necessidade de padronizar a embalagem foi percebida. 

Os sócios decidiram criar um concurso para decidir o modelo perfeito de garrafa.

Muitas marcas fazem isso até hoje pois reconhecem que grandes ideias podem estar lá fora, apenas esperando uma oportunidade para serem descobertas.

Portanto, é muito importante reconhecer que nem sempre você tem a resposta para todos seus problemas, mesmo estando à frente de um nome referência no mercado.

O idealizador da garrafa vencedora foi Alexander Samuelson. 

Por conta de seu perfil esguio, sua criação recebeu o nome de garrafa contour.

Por cerca de 30 anos seu desenho único foi utilizado para representar a Coca Cola na mente dos clientes. 

Até que, nos anos 40, foi desenvolvido o six-pack, ou fardo, com seis garrafas em um único pacote.

Foi apenas alguns anos mais tarde que a criação da latinha de alumínio mostrou-se necessária.

O modelo de garrafa da Coca Cola é exclusivo para a marca.

De Onde Vem a Latinha de Coca Cola?

Até metade do século XX, a Coca Cola já era tão popular quanto é hoje.

Seu principal símbolo era o logo e o contorno da garrafa.

Porém, com o advento da Segunda Guerra Mundial, o transporte da embalagem de vidro mostrou-se um tanto impraticável.

Principalmente, por que o presidente da The Coca Cola Company havia prometido aos soldados americanos: eles teriam acesso a uma Coca Cola por todo o mundo, onde quer que fossem.

Portanto, era importante produzir e transportar a bebida com facilidade tanto dentro quanto fora do país.

A partir dessa necessidade que nasceu a lata de alumínio: prática de fazer, de usar e de transportar, devido à leveza e matéria prima barata.

Foi o mesmo motivo, a promessa pública do presidente da empresa, que trouxe a primeira fábrica de Coca Cola para o Brasil.

A História da Coca Cola no Brasil

A primeira Coca Cola produzida no Brasil foi em 1941, graças à promessa da Coca Cola aos soldados norte-americanos.

Essa garrafa saiu da primeira fábrica de refrigerante em território nacional, em Recife.

Adaptada de uma fábrica de água mineral Santa Clara, era uma maneira emergencial de atender a demanda no país.

Um ano depois, a demanda foi tão grande que foi preciso criar novas e maiores instalações no Rio de Janeiro.

Lá, eram produzidas garrafinhas de 185 mL com fórmula concentrada e gás importada dos EUA.

Depois de 20 anos, já após o fim da guerra, a Fanta sabor laranja nasceu, exclusiva para o mercado brasileiro.

Seguindo o mesmo padrão de exclusividade, a garrafa de 1,5 L também foi criada apenas para nós.

A história da Coca Cola no Brasil é recente, mas garantiu um sucesso inesperado. O brasileiro rapidamente a incluiu na sua rotina.

Claramente, depois de um tempo essas novidades foram levadas para outros países latinos e da Europa, mas a proposta inicial nasceu aqui.

Isso mostra a capacidade de se adaptar dessa marca.

A Coca Cola já passou por mais de um século de vida, adaptando-se a cada ano.

Foi assim que a marca permaneceu viva: renovando-se, atualizando-se.

Por isso é tão importante conhecer as histórias dos grandes.

Qual o Segredo do Sucesso da História da Coca Cola?

Com base na jornada que acabamos de contar, é muito fácil compreender de onde veio o sucesso dessa bebida (além do sabor açucarado viciante).

Afinal, mesmo se você não bebe refrigerantes, já reconhece o logo e as cores da Coca Cola de longe.

Para que isso acontecesse, foi preciso muito trabalho, de muitas mãos, direcionados em um único objetivo.

A Coca Cola é resultado de investimentos bem pensados, mas, principalmente, da união de pessoas com um objetivo em comum.

Se você tem a sensação de que precisa de outros trabalhando ao seu lado em prol do seu negócio, é por que está com a mesma sede que o farmacêutico John Pemberton tinha de ver sua ideia se desenvolvendo.

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