Skip to main content

A apresentação dos pratos e bebidas é um dos grandes trunfos dos restaurantes de sucesso. Inclusive, alguns deles investem uma parte do orçamento nesse aspecto.

Afinal, a montagem do prato faz toda a diferença na percepção que o cliente terá dele, principalmente para aguçar o seu paladar.

É por isso que, antes de conhecer um restaurante, muitos clientes escolhem a sua refeição pela aparência da comida no prato.

Além disso, com uma boa apresentação, a possibilidade dos clientes tirarem fotos e postarem no Instagram marcando o perfil do seu restaurante aumenta.

O que, aliás, é uma ótima forma de propaganda para o seu restaurante através do que chamamos de “embaixadores da marca”.

Pensando em tudo isso, trouxemos 5 dicas para ajudar você a caprichar na montagem da apresentação de pratos em seu restaurante.

Continue lendo para descobrir quais são e colocá-las em prática para atrair mais clientes!

5 Dicas para Montar a Apresentação de Pratos em Restaurantes

Embora haja a ideia comum de que a apresentação dos pratos é uma característica apenas de restaurantes de alto padrão, isso não é verdade.

É possível criar uma bela apresentação mesmo que o seu negócio não se enquadre em um restaurantes de luxo. Aliás, essa é uma forma de encantar seus clientes e valorizar seu restaurante

Pois, entre um prato bem apresentado e outro com uma apresentação ruim, qual deles você acredita que o cliente irá escolher sem ter provado antes? A resposta mais provável só pode ser a primeira opção.

O ditado popular “Comer com os olhos” não poderia ser usado de um contexto melhor do que para explicar a importância da apresentação de pratos em restaurantes.

Isso porque a aparência dos pratos ajuda a criar e agregar valor à experiência do cliente no seu restaurante. 

Afinal, mexe com os sentidos do cliente e cria uma expectativa em relação ao sabor. Já que o aroma estimula o olfato, o sabor estimula o paladar, a textura estimula o tato e aparência, por sua vez, estimula o visual.

Inclusive, será uma vantagem até mesmo para tirar ótimas fotos para o seu cardápio online, pois serão fotos autênticas, sem propaganda enganosa.

A apresentação dos pratos é um diferencial para restaurantes. (Imagem: Freepik)

Sabendo disso tudo, vamos às 5 dicas:

1. Harmonia do prato

A porção de cada alimento que irá no prato deve compor uma proporção harmoniosa. Evite pratos cheios demais, pois pode passar uma má impressão para os clientes.

Mas também não monte pratos vazios demais, pois o cliente poderá reclamar da quantidade. Sendo assim, encontre a medida certa para um prato equilibrado.

Além disso, a disposição de cada elemento no prato também é importante. Nada de apenas colocar no prato sem nenhum critério, busque organizar de uma maneira que fique bonito e bem distribuído.

2. Borda vazia

Uma dica e segredo dos grandes chefs de cozinha é deixar sempre a borda do prato vazia.

Isso porque irá valorizar a apresentação da comida, funcionando como se a borda fosse a moldura para uma obra de arte, neste caso, a comida que está no prato.

É recomendado também verificar se algum elemento do prato não sujou a borda e, se sim, limpá-la antes de servir o cliente.

3. Escolha bem as Louças (e embalagens)

A escolha das louças também faz parte da apresentação dos pratos em restaurantes.

Existem diversos modelos e marcas no mercado, dos mais tradicionais aos mais inusitados, que ajudam a valorizar a comida.

Os pratos brancos são “coringas”, pois caem bem com quase toda montagem, mas você pode ousar com outras cores e estampas também. 

Em relação aos modelos, por exemplo, pratos fundos ou bowls são recomendados para sopas, caldos e alimentos similares; já os rasos vão bem com os demais tipos de comidas.

Aliás, essa dica também serve para a escolha de embalagens no Delivery. Isso porque uma boa embalagem é capaz de deixar a refeição mais apetitosa aos olhos do cliente.

Caprichar na montagem de pratos é o segredo de chefs renomados. (Imagem: Freepik)

4. Qualidade dos ingredientes

Outra dica que vai ajudar na apresentação de pratos em restaurantes é a qualidade dos ingredientes que você usa para preparar as receitas.

Ingredientes de qualidade e com uma boa aparência são essenciais para que a refeição fique visualmente apetitosa.

Por exemplo, uma alface com uma cor viva, sem manchas e sem partes queimadas é bem mais atraente do que o contrário. Por isso, na hora de comprar, escolha sempre os melhores ingredientes e mais frescos, além de armazená-los da maneira certa.

Inclusive, você pode usar os próprios ingredientes para decorar o prato e colocar pequenos enfeites (mas sem exageros!).

5. Alinhe com o estilo/conceito do seu restaurante

A última dica é: capriche na apresentação dos seus pratos, mas ela deve estar alinhada ao estilo/conceito do seu restaurante!

Afinal, se o estilo do seu restaurante é mais sofisticado, os clientes vão esperar encontrar uma apresentação à altura.

Por outro lado, se é um restaurante temático, a montagem dos pratos também deverá seguir o tema ou o conceito, pois é parte da experiência que o cliente terá.

Portanto, não se esqueça desse detalhe quando for montar os pratos do seu restaurante!

Melhore a Gestão do seu Restaurante com o Consumer

Além da apresentação dos pratos, ter uma boa gestão de processos é fundamental para o sucesso do seu restaurante.

No Consumer, você encontrará os recursos e soluções necessárias para isso, como por exemplo:

  • Atendimento por mesas e no balcão
  • Controle de estoque
  • Ficha técnica das receitas
  • Site e aplicativo Delivery

E mais de 100 funcionalidades disponíveis para você usar para melhorar o seu negócio!

Conheça tudo isso na prática usando o Consumer durante 15 dias sem pagar nada por isso e descubra como ele pode ser o seu melhor aliado.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.