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O atendimento ao cliente em restaurantes é decisivo para o sucesso ou o fracasso de um negócio.

Afinal, quem não gosta de ser bem atendido?

Cada vez mais exigentes, os clientes agora avaliam não só os pratos e bebidas, mas principalmente o atendimento que recebem.

Isso vale tanto para o atendimento presencial quanto para o atendimento online.

Assim, é preciso investir na qualidade do seu atendimento de modo que ele atenda às expectativas dos clientes.

Quer saber como você pode melhorar o atendimento ao cliente no seu restaurante?

Continue lendo para conferir as dicas que preparamos para você!

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Por que se preocupar em oferecer um atendimento ao cliente de excelência em seu restaurante?

A insatisfação dos clientes com o atendimento do seu restaurante pode se tornar uma bomba relógio e levar seu negócio ao fundo do poço.

Isso porque um cliente insatisfeito torna-se um detrator do seu negócio.

Ou seja, ele irá falar mal do seu restaurante para outros clientes e potenciais clientes.

Dessa forma, fará um marketing negativo que irá afastar sua clientela.

Em tempos de internet, essa questão ganha ainda mais repercussão, devendo ser levada mais a sério.

Um atendimento ao cliente de qualidade garante satisfação dos consumidores e boas avaliações do seu restaurante. (Imagem: Freepik)

Agora, os clientes podem avaliar seu restaurante:

  • no Google Meu Negócio
  • em aplicativos 
  • em sites de indicação de restaurantes
  • e em sites como o Reclame Aqui
  • ou até deixar comentários nas redes sociais

Qualquer pessoa pode visualizar essas avaliações.

Se as avaliações forem negativas, a reputação do seu restaurante irá ficar comprometida.

Basta pesquisar no Google para encontrar inúmeros casos de atendimentos ruins em restaurantes que viralizaram na internet e o restaurante foi prejudicado.

Por todos esses motivos, você deve se preocupar em oferecer um atendimento ao cliente de excelência em seu restaurante.

Principalmente porque esse é o melhor caminho para fidelizar, conquistar mais clientes e crescer o seu negócio.

5 Dicas de para Ser Nota 10 em Atendimento ao Cliente em Restaurantes

O atendimento ao cliente envolve um conjunto de elementos que são essenciais para a experiência e satisfação do consumidor.

Para um bom relacionamento do cliente com o seu negócio, é importante que ele esteja satisfeito com seus produtos e serviços.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas que vão trazer excelentes resultados para o atendimento em seu restaurante.

Confira:

1. Coloque o cliente sempre em primeiro lugar

O cliente é o pilar que sustenta seu negócio.

Sem ele, não há demanda, não há vendas, não há trabalho, portanto não haverá restaurante.

Assim, o primeiro passo que você precisa dar para ter um atendimento de excelência é conhecer seu público-alvo.

Saiba quais são as expectativas e as necessidades dos seus clientes para poder atendê-las da melhor forma.

Quanto mais você saber sobre eles, mais será possível deixá-los satisfeitos.

Ah, e lembre-se: a recepção do cliente causa a primeira impressão do seu restaurante.

E, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica.

Portanto, não pode faltar:

  • sorriso no rosto
  • cordialidade
  • atenção
  • respeito

Detalhes, como um sorriso no rosto, fazem toda diferença no atendimento ao cliente. (Imagem: Freepik)

2. Conte com uma equipe bem capacitada

Ter uma equipe capacitada faz toda a diferença para o atendimento ao cliente em restaurantes.

Afinal, é a equipe que terá contato direto com o cliente.

Portanto, na hora de contratar seus funcionários, selecione aqueles que possuem competência e experiência em lidar com o público.

Além de profissionais bem capacitados para exercer as funções de maneira eficiente.

Também invista em treinamento para aprimorar as habilidades da sua equipe.

Dessa forma, seus clientes terão um atendimento de excelência e com certeza voltarão mais vezes ao seu restaurante!

3. Padronize os serviços

Todas as áreas do seu restaurante precisam estar alinhadas para oferecer um atendimento completo e de qualidade.

Desde o momento que o cliente entra no estabelecimento até o momento em que ele sai, tudo deve ocorrer minuciosamente bem articulado.

Por isso, tenha padrão de:

  • Atendimento
  • Apresentação dos pratos e bebidas
  • Higiene
  • Organização

Isso não quer dizer que um atendimento personalizado deve ser evitado.

Pelo contrário, até mesmo o atendimento personalizado precisa seguir um padrão mínimo para que seja um sucesso.

4. Invista na experiência do cliente e surpreenda-o

Um bom atendimento está nos detalhes.

E até mesmo um pequeno detalhe pode tornar uma experiência inesquecível.

Hoje em dia, a experiência do cliente tem sido cada vez mais valorizada e um diferencial importante para os negócios.

Por isso, é importante investir em soluções que vão transformar o atendimento do seu restaurante.

Na Consumer, por exemplo, temos soluções em tecnologia que ajudam a oferecer uma experiência incrível para o cliente:

Com elas, você diminui os risco de erros e otimiza o tempo do atendimento.

Tudo isso são fatores essenciais para aumentar a satisfação do cliente

Investir em na experiência do cliente será um diferencial para o seu restaurante. (Imagem: Freepik)

5. Tenha canais de sugestões e reclamações para ouvir seu cliente

Por último, é preciso ouvir seus clientes para saber o que eles acham do seu restaurante.

Então, ter um canal de sugestões disponível para os clientes é fundamental.

Com isso, você terá feedbacks importantes que ajudarão a tornar o seu atendimento melhor ainda.

E ainda ter um retorno do que já está sendo feito de bom.

Portanto, se não tem algum canal de sugestões e reclamações, crie um já!

O Consumer ajuda você a oferecer um atendimento ao cliente de Excelência no seu restaurante!

Temos certeza de que seguindo nossas dicas, as chances dos seus clientes saírem satisfeitos do seu restaurante serão maiores.

Mas temos muito mais que dicas para oferecer ao seu negócio!

Com as soluções em tecnologia da Consumer, seu restaurante será nota 10 em tudo.

Quer conferir na prática?

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.