10 Dicas e Truques para Aumentar o Lucro do seu Delivery

Aumentar o lucro do Delivery com certeza é a principal meta de donos(as) de restaurantes.

Afinal, é isso que garante a saúde financeira do seu negócio.

Além disso, com mais lucro, é possível investir em melhorias e no crescimento do seu empreendimento.

Embora nem todos saibam, existem alguns truques capazes de ajudar a aumentar as vendas do seu Delivery.

São pequenas estratégias bem sutis, às vezes detalhes, mas que possuem o poder de influenciar a decisão de compra do cliente.

Pensando nisso, reunimos aqui 10 dicas de truques que você pode aplicar em seu Delivery e aumentar o seu lucro.

Continue lendo para saber como ter mais lucro com truques fáceis de colocar em prática no seu Delivery!

Sistema para Restaurantes

10 Dicas de Truques Práticos e Simples para Aumentar o Lucro do seu Delivery

1. Tirar o cifrão nos preços

Pode parecer mentira, mas colocar ou não o cifrão nos preços do seu cardápio muda a percepção dos clientes.

Isso porque o cifrão remete de imediato à ideia de custo.

O que, por sua vez, desperta sentimentos negativos associados ao pagamento da conta.

De acordo com uma pesquisa da Escola de Administração Hoteleira da Universidade de Cornell, um menu sem cifrões faz os clientes gastarem mais.

Então, que tal fazer o teste em seu cardápio?

2. Fazer promoções

Não há dúvidas de que promoções ajudam a aumentar o volume de vendas do seu Delivery!

Afinal, a tendência de um cliente comprar um item ou mais itens em promoção é muito alta.

Assim, suas promoções podem ser temporais, como em datas comemorativas.

Mas você também pode criar uma promoção permanente, como combos e kits.

Dessa forma, você incentiva os seus clientes a comprar mais, aumentando o ticket médio e o seu lucro.

No Consumer, as promoções e os combos podem ser criados e controlados no próprio sistema por você.

Crie promoções para aumentar suas vendas. (Imagens: Freepik)

3. Criar descrições vendedoras dos produtos

As descrições dos produtos podem fazer toda a diferença para suas vendas.

Um estudo da Universidade de Illinois mostrou que cardápios com descrições vendem 27% a mais do que sem descrições.

Portanto, não economize nas descrições dos seus pratos e bebidas no cardápio!

Use e abuse de descrições que despertam o paladar dos cliente, como por exemplo:

  • sabor frutado
  • textura delicada e suave
  • ingredientes naturais e selecionados
  • feito com x produto, indicando a marca do ingrediente

Pois elas conseguem transmitir a sensação gustativa por meio da imaginação do consumidor.

Assim, os clientes ficaram com água na boa e com mais vontade de comprar.

4. Caprichar nas embalagens

Não subestime o poder das embalagens!

Elas podem ser muito mais do que o recipiente que armazena a comida do seu Delivery.

Uma embalagem simples não causa nenhum impacto no cliente.

Muito provavelmente ele nem lembrará do seu Delivery na próxima compra que fizer.

uma embalagem personalizada tem o poder de aproximar o cliente do seu restaurante.

Colocar o logo do seu Delivery e oferecer um desconto exclusivo no próximo pedido são estratégias para vender com sua embalagem.

5. Ter o Módulo de Perguntas

Além de personalizar o pedido a gosto do cliente, o módulo de perguntas ajuda a aumentar o seu consumo.

Essa é uma das vantagens em receber pedidos com site Delivery ou aplicativo.

Pois quando o cliente finaliza o pedido, o módulo de perguntas dá sugestões de itens adicionais.

Tais como:

  • Bebidas
  • Sobremesa
  • Porção de batata frita

Também é possível inserir perguntas para itens adicionais e complementos na preparação do prato, como:

  • dobro de queijo
  • molhos 
  • bacon

Dessa maneira, você consegue induzir o cliente a consumir mais.

6. Investir em boas fotos

Colocar boas fotos dos seus produtos no cardápio é uma estratégia excelente para aumentar o lucro do seu Delivery.

Afinal, as fotos têm uma capacidade enorme de influenciar o pedido final do cliente.

Um cardápio sem fotos ou com fotos de má qualidade passam uma imagem ruim do seu Delivery.

Com isso, dificilmente o cliente terá vontade de comprar algo do cardápio. 

Por outro lado, fotos boas atraem o cliente pelo visual, despertando o interesse em provar aquele prato ou bebida.

Assim, invista nas fotos dos seus produtos para ter um cardápio campeão de vendas!

Insira boas fotos dos seus pratos no cardápio. Assim, os clientes sentirão mais vontade de comprar! (Imagem: Freepik)

7. Usar pratos mais caros para atrair a atenção dos mais baratos

De acordo com o engenheiro de cardápio Greg Rapp, os pratos mais caros podem ser usados para destacar os mais baratos.

"Você provavelmente não vai querer o mais caro, mas você vai encontrar algo um pouco mais barato que vai parecer mais razoável", diz ele.

Portanto, coloque sempre os pratos mais caros no início do cardápio, e os mais em conta do meio para o fim.

Pois, assim, você cria uma percepção de compra mais vantajosa para o cliente.

Ele, por sua vez, irá aproveitar para comprar mais!

8. Oferecer o mesmo prato com porções diferentes

Essa estratégia é chamada de bracketing, que pode ser traduzido como “escalonamento”.

O bracketing consiste em oferecer diferentes tamanhos ou porções de um mesmo prato.

Acontece que as porções menores nem sempre são proporcionalmente mais baratas.

Mas o cliente acredita que por ser menor, o preço é mais atraente para ele.

Assim, você pode lucrar mais com a porção menor do prato.

9. Divulgar nas redes sociais e na internet

Outra estratégia que não pode faltar em seu Delivery é a divulgação nas redes sociais e na internet.

As redes sociais e a internet são hoje as principais formas de atrair clientes e vendas.

Afinal, é nelas que se concentram milhares de potenciais clientes do seu negócio.

E, além disso, elas têm uma capacidade maior de alcançar muitos consumidores.

Portanto, é essencial:

Use as redes sociais e a internet para divulgar seu Delivery! (Imagem: Freepik)

10. Menos opções de pratos, mais chances de vendas

“Menos é mais”, diz um antigo ditado popular.

Quando o cliente tem muitas opções para escolher, eles podem acabar desistindo de comprar.

Isso porque, com o excesso de opções, ele se sente paralisado e pressionado.

Esse fenômeno, pesquisado pelo psicólogo Barry Schwartz,  também é conhecido como “paradoxo da escolha”.

Assim, ter uma quantidade menor de pratos no cardápio pode ajudar o seu cliente a comprar mais e mais rápido.

Especialistas recomendam que seu Delivery tenha seis opções de pratos por categoria.

Dessa forma, criar categorias para dividir os pratos é uma ótima estratégia para organizar seu cardápio.

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