Skip to main content

Finalmente boas notícias: as restrições para bares e restaurantes estão reduzindo com o avanço da vacinação no Brasil.

Foram longos meses à espera de melhoria no cenário epidêmico no Brasil desde que o coronavírus surgiu. Mais especificamente desde março de 2020.

Na economia brasileira, o setor de bares e restaurantes foi um dos principais afetados com as medidas contra a Covid-19.

Entre elas, o fechamento temporário dos serviços não essenciais fez bares e restaurantes fecharem as portas e pararem com as vendas presenciais.

Mas, o desenvolvimento da vacina e o avanço da vacinação fizeram com que o número de casos de Covid-19 diminuíssem.

Continue lendo para entender como isso afeta os bares e restaurantes!

Teste grátis

Restrições para Bares e Restaurantes Chegam ao Fim em Algumas Cidades do Brasil

O desenvolvimento da vacina contra a Covid foi essencial para que os casos de Covid-19 começassem a diminuir no Brasil e no mundo em geral.

Agora, com boa parte da população brasileira vacinada, aos poucos, as atividades e comércios estão sendo retomados, mas ainda com bastante cuidado.

Após uma longa espera, essa é uma boa notícia para o setor de bares e restaurantes que foram negativamente impactados durante a pandemia.

Isso porque, em algumas cidades estados do Brasil, como em São Paulo, já está acontecendo a flexibilização e até mesmo o fim das restrições e medidas da quarenta impostas ao setor.

Com isso, os clientes estão voltando a ter confiança para frequentar os restaurantes, em especial os clientes que já tomaram a vacina.

Assim, há até mesmo previsões positivas para a recuperação de bares e restaurantes que tiveram prejuízos na pandemia.

Além disso, há também expectativa de crescimento. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) espera que o faturamento deste ano chegue a R$ 215 bilhões.

Restaurantes preparam-se para a reabertura sem restrições. (Imagem: Freepik)

Como se Preparar para a Retomada de Bares e Restaurantes?

A expectativa de donos(as) de bares e restaurantes para o retorno dos clientes aos seus estabelecimentos é enorme.

Afinal, após esse longo período sem poder recebê-los, será uma felicidade abrir as portas e ter os salões frequentados pelos clientes novamente.

E, também, traz uma perspectiva financeira mais positiva para os negócios.

Assim, o fim das restrições é uma ótima notícia para restaurantes e bares. Entretanto, os órgãos governamentais ressaltam que a pandemia ainda não acabou.

Por isso, algumas medidas continuam valendo para uma retomada consciente, tais como:

  • Uso obrigatório de máscaras
  • Evitar grandes aglomerações
  • Preferir ambiente arejados e bem ventilados

Mas, para estar ainda mais preparado para voltar a receber os clientes, o Consumer tem soluções para um atendimento mais seguro e ágil.

Por exemplo, os cardápios físicos são uma das preocupações nos bares e restaurantes, pois podem se tornar vetores do coronavírus.

Isso porque eles passam de mão em mão e a higienização deles com álcool em gel é difícil e não tão viável. Então, a tendência é que eles desapareçam daqui para frente deem lugar para os cardápios digitais e online.

Assim, o Consumer já tem opções de cardápios digitais e online para você escolher o que melhor se adapta ao atendimento no seu bar ou restaurante. Conheça:

Comanda Mobile

A Comanda Mobile do Consumer é um cardápio digital para atendimento por mesas em bares e restaurantes.  Os garçons podem usá-lo pelo tablet ou smartphone e é integrado ao sistema de gestão do Consumer.

Ele ajuda a aumentar o atendimento por mesas, pois é uma solução prática que vale por uma equipe inteira.

Isso porque os pedidos saem direto da Comanda Mobile para impressão na cozinha ou para o monitor de pedidos, sem necessidade do garçom perder tempo para se deslocar.

Além disso, os garçons podem manter um distanciamento durante o atendimento e a limpeza dos dispositivos é mais fácil de ser feita. Por isso, oferece mais segurança.

Cardápio QR Code

O Cardápio QR Code do Consumer também é um cardápio digital, mas o cliente realiza o seu próprio pedido com ele, sem necessidade de garçom.

Um suporte com o QR Code fica disponível na mesa, então o cliente usa o seu próprio celular para ler o código e acessar o cardápio.

Depois, é só ele escolher o seu pedido e enviar, pois o pedido chega diretamente no sistema de gestão.  Sem necessidade de garçom e com a praticidade e segurança do autoatendimento.

Site Delivery Grátis

O seu restaurante pode criar o próprio Site Delivery grátis e publicar um cardápio online no Portal MenuDino.

Com ele, além de poder compartilhar o link do seu site com o cardápio, também poderá:

  • Receber pedidos ilimitados pelo WhatsApp
  • Receber até 200 pedidos integrados ao Consumer
  • Personalizar o cardápio com fotos e descrições

Assim, o cliente poderá fazer seu pedido sem precisar sair de casa e recebê-lo em segurança onde estiver.

Aplicativo de Delivery Próprio

O Aplicativo de Delivery Próprio do MenuDino não cobra taxas sobre os pedidos e nem por volume, o preço é único.

Você poderá vender online sem disputar espaço e visibilidade no app com outros restaurantes, como acontece nos grandes marketplaces.

Além disso, ele tem muitas vantagens e recursos para você potencializar suas vendas, por exemplo:

Afinal, embora o retorno dos restaurantes esteja acontecendo, muitos clientes continuarão pedindo por Delivery. Essa é uma tendência de mercado que vai ficar.

Por isso, você precisa estar preparado para atender essa demanda daqui para frente!

O Consumer está Pronto para Ajudá-lo na Retomada

Com 10 anos de experiência no mercado, o Consumer acompanha milhares de bares e restaurantes no Brasil.

Hoje, são 30 mil restaurantes usando o Consumer para a gestão de processos e atendimento ao cliente.

Durante a pandemia, o Consumer sempre esteve ao lado ajudando restaurantes a enfrentar e superar os desafios desse momento.

Na retomada não será diferente, bares e restaurantes podem contar com o Consumer para reabrir suas portas com chave de ouro!

Portanto, comece já a usar o Consumer no seu restaurante para conhecê-lo na prática por 15 dias sem fechar nenhum compromisso.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.