A data mais importante e mais esperada pelo comércio e pelos consumidores brasileiros está chegando: a Black Friday!
Todo ano, milhares de pessoas esperam ansiosas por esse dia para poderem aproveitar as promoções incríveis e encher os carrinhos de compras.
Para as empresas, essa é a oportunidade de esvaziar os estoques antes do Natal, vendendo muito e se preparando para vender ainda mais no final do ano.
Este ano, a equipe Consumer esteve presente no Fórum E-Commerce Brasil 2019 – maior evento de e-commerce da América Latina.
Durante o evento, seus representantes assistiram a uma palestra exclusiva sobre como os estabelecimentos podem explorar ao máximo a Black Friday para aumentar as vendas de seus negócios.
Como o sucesso dos nossos clientes é o nosso sucesso, iremos compartilhar com vocês os insights dessa palestra e mais 7 dicas para vê-los faturando muito!
10 Fatos sobre a Black Friday no Brasil
- A primeira edição da Black Friday Brasileira aconteceu em 2010;
- Aqui no Brasil, ela foi promovida pelo portal Busca de Descontos;
- No começo, o evento era realizado somente para o e-commerce e o público online e aos poucos foi incorporado pelo mercado offline, que concentra os estabelecimentos físicos;
- Em 2017, o número de vendas atingiu R$ 2.1 bilhões;
- Já em 2018, as vendas alcançaram o total de R$ 2,6 bilhões;
- Hoje em dia, ela é considerada a segunda data mais importante no varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal;
- Segundo uma pesquisa* encomendada ao Provokers pelo Google, quem compra na Black Friday tende a comprar no Natal também. Isso porque o Natal é visto como uma data para presentear os outros e a Black Friday como a chance de presentear para si mesmo;
- Essa mesma pesquisa aponta que os clientes estão mais dispostos a se arriscarem a realizar a primeira compra em marcas que não conhecem;
- Entretanto, antes de comprar, 26% dos consumidores realizam pesquisas de mercado com um mês de antecedência. Isso acontece para não cair no golpe conhecido como “black fraude”, que consiste em um propaganda enganosa;
- Em 2023, a Black Friday acontecerá no dia 24 de novembro e a expectativa é que o número de vendas ultrapasse, mais uma vez, o do ano anterior!
Portanto, com todos esse fatos, já deu para perceber que a Black Friday se tornou um marco na economia brasileira, não é?
Então, sem mais delongas, confira 7 dicas poderosas para ajudá-los a bater o recorde de vendas no seu restaurante e Delivery e faturar muito na Black Friday!
1. Adquira o MenuDino e tenha seu Próprio Site e Aplicativo Delivery em poucos Segundos
A pesquisa realizada pelo Google com parceria o Provokers registrou que, em 2019, 38% dos consumidores brasileiros comprarão apenas em lojas online.
Mas, ela também constatou que, para 13% dos consumidores, um dos atributos mais importantes do que o preço na hora da compra é a facilidade de uso no site no smartphone e um bom aplicativo.
Assim, se o seu restaurante ainda não adquiriu o MenuDino, a hora é essa! Pois estar presente no comércio online é a garantia certa de vendas nessa Black Friday.
E o MenuDino é a plataforma de delivery completa em que você poderá ter tanto o site quanto o aplicativo do seu restaurante.
Em poucos cliques, você consegue cadastrar e publicar seu cardápio online e criar uma categoria exclusiva para as promoções personalizadas da Black Friday!
Mas atenção: não deixe para ter seu app na última hora! Crie-o com pelo menos algumas semanas de antecedência e faça uma divulgação reforçada para que seus clientes baixem o app no celular.
2. Crie Enquetes em suas Redes Sociais e Engaje seu Público na Escolha dos Descontos da Black Friday
Hoje, as redes sociais de um estabelecimento são extremamente importantes e úteis para criar um relacionamento com seus consumidores.
Assim, usá-las para dar o poder de escolha aos seus clientes fará com que eles se sintam importantes para o seu negócio e mais próximos da sua marca.
Como estratégia de engajamento, você pode criar enquetes no Facebook, no Instagram ou outra rede social para os clientes escolham as ofertas que preferem na Black Friday.
Além de divertido, o cliente terá a sensação de que sua vontade é realmente prioridade no seu restaurante.
3. Faça uma Promoção para cada Dia da Semana Durante a Black Friday
Essa dica é excelente! Durante a semana da Black Friday, ter uma oferta diferente para cada dia no seu restaurante fará com que seus clientes queiram aproveitar todas as promoções.
E, para encerrar com chave de ouro, você pode criar uma super oferta especial para o dia 29 de setembro, na sexta-feira, que é o dia exato da Black Friday.
Afinal, quem não gosta de sair da rotina de alimentação comendo algo diferente do tradicional? Com certeza, muitos clientes não perderão a oportunidade de uma refeição variada com uma boa promoção!
Não se esqueça de divulgar as promoções com antecedência em todas suas redes sociais. Assim, os cliente poderão se preparar para aproveitar todas elas.
4. Ofereça Ofertas Exclusivas para as Compras com Retirada no Estabelecimento
O estudo realizado pelo Google mostra que a modalidade de compra com retirada no local é uma opção importante para 39% dos consumidores. Desses, 24% planejam usá-la na hora de fechar a compra.
Isso porque eles veem nela a chance de economizar na taxa de entrega e também de evitar filas e o tempo de espera para ter sua compra em suas mão.
Para os restaurantes, a compra com retirada no local é uma forma de trazer o público para o seu estabelecimento. Portanto, se eles gostarem do seu ambiente e do atendimento offline, com certeza voltarão outras vezes e você terá um cliente fidelizado.
E se você é cliente do Consumer e ainda não sabe: o app MenuDino já tem a opção de retirada no local disponível para seus usuários. Basta ativá-la e ver suas vendas aumentarem.
5. Crie Campanhas de Desconto por Percentual, Valor Fixo ou Primeira Compra
Os cupons de desconto sempre são as estrelas da Black Friday e costumam chamar bastante a atenção dos consumidores. Por isso, capriche nos seus cupons!
Com o Consumer, você pode criar sozinho sua própria campanha de descontos tanto pelo Consumer Desktop quanto pelo MenuDino. As opções de cupons variam entre:
- Percentual: você define um porcentagem (por exemplo: 40% de desconto) que será descontada do valor final da compra ou em cada produto.
- Valor fixo: você estabelece um valor fixo (por exemplo: R$40,00) que será abatido da conta final do cliente, com a opção de definir um valor mínimo de consumo para ter direito ao desconto.
- Desconto para primeira compra: ofereça um desconto percentual ou fixo para clientes que efetuarem a primeira compra em seu estabelecimento. Esse tipo de desconto é muito usado por diversos tipos de negócios e é uma forma eficiente para atrair novos clientes!
Dá para fazer várias combinações estratégicas, basta usar sua criatividade.
6. Divulgue os Cupons no Facebook, Instagram, WhatsApp e Anúncios no Google
Após criar sua campanha de descontos, é hora de divulgá-la. Para isso, é preciso criar algumas artes e compartilhar os cupons de desconto em todas as redes sociais do seu negócio.
Facebook, Instagram, WhatsApp e até os anúncios do Google são lugares perfeitos nos quais seus cupons podem ser compartilhados e alcançados por um grande público.
Mas se você ainda não tem uma equipe de Marketing para fazer suas artes, não se preocupe, pois existem sites gratuitos em que é possível criá-las de maneira profissional, como o Canva.
7. Envie SMS Marketing para sua Base de Cadastros de Clientes
O SMS Marketing é uma estratégia de vendas simples, econômica e muito eficaz em seus resultados. Tudo o que você precisa fazer é:
- Exportar, no formato Excel, a base de cadastros dos seus clientes no Consumer;
- Criar um cupom de desconto exclusivo da Black Friday para os clientes cadastrados;
- Enviar uma mensagem com o cupom de desconto por meio de uma plataforma de envio se SMS Marketing.
Pronto! Seu cliente receberá o SMS em seu celular e poderá aproveitar sua oferta.
Prepare-se para Aproveitar ao Máximo essa Black Friday
O Consumer preparou especialmente essas dicas para que seu restaurante tenha sucesso nessa que é uma das melhores temporadas de vendas no Brasil, a Black Friday.
E como falta pouco mais de um mês para o evento, ainda dá tempo de colocar todas elas em prática!
Se ainda não tem o MenuDino, consulte os preços aqui e traga o seu restaurante para o mercado online, que tem crescido cada dia mais. Não perca a chance de impulsionar suas vendas e aumentar seu negócio!
* A pesquisa realizada pela Provokers a pedido da Google entrevistou 1500 pessoas de todo o Brasil entre os dias 25 e 29 de julho. Ela também utilizou a ferramenta Google Survey para consultar mais 1.000 pessoas de todo o Brasil entre os dias 15 e 20 de agosto.
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