Skip to main content
Dicas para empreendedoresEmpreendedorismoInovaçãoNotícias do Segmento

Açougue Gourmet: Tendência de Negócio Cresce no Brasil

By maio 3rd, 20235 Comments

Os Açougues Gourmet, também conhecidos como Boutique de Carnes, é uma nova tendência no mercado nacional de carnes no Brasil que tem crescido cada vez mais.

Indo na contramão dos açougues tradicionais, ele traz um novo conceito para o ramo de carnes para o Brasil e tem atraído muitos empreendedores e consumidores.

Se você nunca ouviu falar sobre esses estabelecimentos, continue sua leitura e saiba por que esse negócio está crescendo tanto.

Talvez essa seja a ideia que você estava esperando para abrir seu negócio na área da alimentação ou para transformar seu açougue e aumentar suas vendas.

O que é um Açougue Gourmet?

Açougue GourmetBoutique de carnes ou Casa de Carnes Gourmet.

Os três nomes dizem respeito a um novo conceito de açougue que une em um só ambiente:

  • cortes e tipos de carnes nobres (como a carne angus), 
  • embalagens a vácuo,
  • insumos e ferramentas para preparar o próprio churrasco
  • ou a degustação de churrascos mais sofisticados no próprio local com bebidas harmonizadas, como cerveja e vinho.

Portanto, são estabelecimentos tanto para clientes que buscam qualidade do produto para consumo em casa quanto para àqueles que desejam apenas saborear uma iguaria dos churrascos ali mesmo.

Funcionam, dessa forma, como um açougue e uma churrascaria ao mesmo tempo.

Além disso, algumas Casas de Carnes Gourmet também oferecem consultoria especializada para clientes em busca de um corte premium.

Resumindo, tudo neste tipo de estabelecimento está associado e focado em oferecer o que há de melhor e mais personalizado para o cliente final.

O Açougue Gourmet vende peças de carnes nobres e insumos para churrasco, mas também serve pratos de assados e grelhados com bebidas harmonizadas.

Por que investir em um Açougue Gourmet?

O mercado de carnes é um dos que mais movimenta a economia brasileira, como mostra o Sebrae neste estudo.

Líder na produção e exportação de carne bovina, os brasileiros também são os que mais consomem esse produto.

E embora a maioria ame aquele famoso churrasco no fim de semana, o comportamento dos consumidores têm mudado bastante. 

Hoje, eles estão mais exigentes do que nunca e prezam, sobretudo, por uma experiência personalizada.

A proposta do açougue gourmet aposta justamente na personalização a fim de criar uma experiência agradável para o cliente. 

Assim, cortes especiais e tipos de carne diversificados aliados a um atendimento personalizado fazem parte do conjunto de elementos que formam uma Casa de Carnes Gourmet.

Focados em atender a um público alvo apaixonado por carne e por um atendimento especial, o açougue gourmet é um bom investimento no mercado de luxo das carnes e dos melhores açougues.

Atendendo a um grupo seleto, a Boutique de carnes é sinônimo de exclusividade e requinte.

Como abrir um Açougue Gourmet?

O processo de abertura de uma Casa de Carnes Gourmet inclui instalações e equipamentos modernos capazes de manterem a qualidade na conservação das carnes e na preparação dos pratos e churrascos.

Um espaço bem arejado, limpo, com som ambiente e com divisão entre área de consumo e área de compra dos cortes é essencial.

Além disso, é necessário obedecer à legislação desse tipo de negócio.

Mas sendo as carnes o foco principal do negócio, a escolha e o armazenamento destas são prioridades para um açougue gourmet.

Principais tipos de cortes de carnes bovinas

Os cortes de carnes nobres são a principal atração de um Açougue Gourmet. Eles são o carro chefe do negócio, então é necessário que sejam bem escolhidos.

Por isso, ter um conhecimento profundo sobre os tipos de cortes de carnes é fundamental para seu empreendimento ter sucesso.

Para introduzir o assunto a você, listamos aqui alguns dos principais tipos de cortes de carnes bovinas nobres que não podem faltar em sua boutique de carnes. 

Confira:

  • Filé Mignon: um dos cortes mais apreciados pelos amantes de churrasco, apresenta maciez e ausência de gordura, nervos e ossos.
  • Contrafilé: é o maior tipo de corte, incorporando outros cortes como o t-bone e o Bife de chorizo. Bem próximo ao filé mignon, também é macio, com pouca gordura e extremamente saborosa.
  • T-Bone: também conhecida por bisteca. É uma peça que traz a combinação do filé mignon do contrafilé, sendo muito indicada para ser preparada na grelha.
  • Bife de Chorizo: de origem argentina, encontra-se no miolo do contrafilé. Possui uma camada de gordura que torna o sabor marcante quando assada ou grelhada.
  • Alcatra: situado entre a coxa e o lombo do boi, é um corte de onde se retira outros cortes como a picanha, a maminha e o baby beef.
  • Picanha: corte de formato triangular é um corte típico do Brasil e venerado entre os brasileiros. A camada de gordura consistente é a característica que confere o sabor suculento que agrada os paladares dos seus fãs.

Esses são os principais tipos de cortes de carne que são indispensáveis em um Açougue Gourmet, mas há outros que podem ser inseridos em seu cardápio também.

Lembre-se que saber a origem das carnes, além da certificação delas é fator de extrema importância para o seu negócio.

Principais equipamentos para um Açougue

O investimento em equipamentos modernos fazem toda a diferença em um açougue, principalmente aos que optam pela proposta de ser gourmet.

São eles que irão acelerar e otimizar os processos de cortes e preparação do churrasco, deixando seus clientes mais satisfeitos. Além disso, diminuem os riscos de manuseio e aumentam a produtividade dos colaboradores.

Pensando nisso, selecionamos alguns dos principais equipamentos para um açougue Gourmet.

Confira:

1. Câmaras frigoríficas, freezers e geladeiras

As câmaras frigoríficas, os freezers e as geladeiras são elementos de extrema importância na hora de investir em um açougue gourmet.

Além de serem fáceis de manter a higiene, elas precisam ser bem potentes para manterem o aspecto saudável e fresco das carnes. Por isso, precisam ter ótima capacidade de manter a temperatura adequada para as carnes.

As câmaras são ideais para açougues de maior porte, pois costumam ser maiores; enquanto os freezers, são indicados para açougues de porte pequeno ou médio.

Já as geladeiras destinam-se às bebidas.

2. Balcões refrigerados

Os balcões refrigerados é o lugar onde os cortes de carnes serão expostos, portanto precisam ser limpos, bem organizados e ter uma ótima aparência. Assim, o cliente terá certeza da qualidade das carnes.

Muita atenção precisa ser dada a esse equipamento, pois os balcões são a vitrine de qualquer açougue. Qualquer deslize prejudicará o estabelecimento.

Além disso, informações sobre a procedência, selos e certificação da carne são dados importantes para estarem visíveis no balcão ou em quadros dispostos na parede.

3. Balança para pesagem

A balança para pesagem é outro equipamento super importante para um açougue. É com ela que serão pesados e etiquetados as peças de carne vendidas.

As mais comuns no mercado hoje são as digitais, e há variação na capacidade que podem pesar: 15kg, 30kg, etc.

Talvez seja necessário ter mais de uma balança, uma na cozinha e outra no balcão.

O Programa Consumer possui solução integrada à balança que irá pesar seus produtos. Assim, o preço do item aparece na tela do computador e a etiqueta com o preço pode ser impressa automaticamente.

4. Cozinha e Mesa de Corte

A cozinha é o templo de uma Casa de Carnes Gourmet. A regra número desse espaço é a limpeza e higiene.

Ela tem que estar sempre limpa no dia a dia e equipada com utensílios, como facas para cada tipo de corte, processadores de carne.

É nela também que deve ser instalada a mesa de corte, a qual deve ser minuciosamente escolhida. 

No mercado, há duas opções: inox ou polietileno, você deve escolher a que melhor atende suas necessidades.

Você pode, inclusive, convidar os clientes para conhecê-la com o objetivo de que eles tenham ainda mais confiança no seu estabelecimento

5. Churrasqueira e Grelha

Como o Açougue Gourmet propõe-se a servir churrasco finos no próprio local, a churrasqueira e a grelha são itens indispensáveis.

Existem vários modelos disponíveis, desde as mais modernas, como as elétricas, às mais tradicionais, como a de carvão. 

A escolha deverá ser feita baseada no espaço disponível para instalá-la, na praticidade que oferece, levando em conta também qual deixará o churrasco mais saboroso.

6. Máquina de embalagem a vácuo

No açougue gourmet, muitos cortes entregues na embalagem a vácuo, visto que esse tipo embalagem proporciona melhor conservação da carne e seu sabor.

Assim como muitos equipamentos, há muitos modelos dessas máquinas: das mais portáteis às industriais.

A escolha vai depender da demanda da sua Casa de Carnes e do tamanho do estabelecimento que irá receber a máquina.

7. Mão de obra especializada

Não é um equipamento, mas sem um excelente profissional, seu açougue pode ir de mal a pior.

Portanto, ter um especialista em corte e preparo de carnes é a regra primordial que garante o diferencial de um Açougue Gourmet.

Por isso, contrate um profissional de renome para chefiar essa parte importante do seu negócio.

Contrate um chef especialista em carnes para que seu Açougue Gourmet ofereça os melhores cortes e pratos.

Sistema Moderno de Gestão para Açougues Gourmet

Um Açougue Gourmet precisa contar com um sistema moderno para gerenciar seus processos à altura da qualidade do estabelecimento.

Um programa que facilite os processos do dia a dia e que entenda as necessidades desse tipo de estabelecimento tão específico.

Por isso, o Consumer é a escolha perfeita para um Açougue Gourmet.

Desenvolvido especialmente para negócios na área da alimentação, o Consumer é parceiro do Sebrae e sabe o que você, proprietário, precisa para atender seus clientes e gerenciar seu negócio.

Teste grátis por 15 dias e descomplique sua gestão.

Gostou do nosso artigo? Tem sugestões? Dúvidas? Deixe um comentário abaixo, teremos prazer em respondê-los!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

5 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.