Skip to main content

O Branding para restaurantes é uma estratégia fundamental para ser lembrado pelos clientes através do desenvolvimento de uma marca forte.

Você conhece aquele ditado que diz: “Quem não é visto, não é lembrado”? Pois bem, o branding existe para fazer o seu negócio ser visto, lembrado e reconhecido de longe.

Por isso, você precisa conhecer a fundo o que significa e como aplicar ações de Branding no seu restaurante se quiser conquistar seu “lugar ao sol” no food service.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo no qual você vai poder tirar suas dúvidas sobre Branding para restaurantes:

  • O que é Branding para Restaurantes?
  • Por que investir em Branding no seu restaurante?
  • 4 Dicas de como desenvolver uma marca forte para o seu restaurante

Então, continue lendo para saber como construir e fortalecer a sua marca e tornar-se um restaurante de sucesso!

Teste grátisO Que é Branding para Restaurantes?

Branding é uma palavra que vem do inglês e significa “marca”. Ela foi incorporada pelo vocabulário do Marketing e está relacionada às estratégias de gestão de marca.

Assim, o Branding para restaurantes trata-se de conjunto de ações de Marketing que investem na criação de identidade, posicionamento e fortalecimento de marca no mercado.

Também conhecida como Branding Gastronômico, essa estratégia é o que torna um restaurante a primeira opção que vem à cabeça dos clientes quando estão procurando por um lugar para frequentar ou pedir sua refeição.

Isso envolve desde o seu logo, às cores, técnicas diferentes, decoração, qualidade do atendimento e tudo o que agrega valor ao seu restaurante de alguma maneira.

Em outras palavras, Branding é a percepção que os clientes têm de uma marca, tendo a ver com valores e propósitos do seu negócio com os quais os clientes se identificam.

Por exemplo, isso é o que há em comum entre grandes empresas como a Apple, Coca-Cola, McDonald ‘s, Heineken, Nubank, que possuem sua marca extremamente forte no mercado.

Portanto, o Branding é essencial para donos(as) de restaurantes que querem ver seu negócio crescer e alcançar o sucesso!

Por Que Investir em Branding no seu Restaurante?

Pense:

  • O que faz o seu restaurante ser único e não apenas mais um em meio a tantos que já existem?
  • Qual o diferencial que destaca o seu restaurante da concorrência?
  • Qual imagem e valores você quer que os clientes tenham do seu restaurante?

Todas as respostas para essas perguntas estão no Branding para restaurantes e é por isso que você deve investir nessa estratégia.

O Branding faz o seu restaurante se destacar da concorrência, criando uma imagem positiva e despertando o desejo do cliente de consumir no seu negócio.

E não pense que Branding é apenas para grandes restaurantes. Pelo contrário, Branding pode ser aplicado em todos os negócios, independente do tamanho.

Além disso, essa estratégia também otimiza os gastos com Marketing.

Isso porque uma marca forte que se conecta com os clientes, ganha visibilidade e gera o Marketing boca a boca, isto é, quando os próprios clientes se tornam embaixadores do seu negócio.

4 Dicas de Branding para Desenvolver uma Marca Forte do seu Restaurante

1. Crie uma Identidade Visual Única

A identidade visual de um negócio deve ser única e inconfundível. De forma que os clientes reconheçam a sua marca pelos símbolos, linguagem, cores e imagens que a representam.

Um bom exemplo disso é o McDonald ‘s: em qualquer lugar do mundo, os consumidores reconhecem a rede de fast food pela letra M amarela do seu logo.

Por isso, é essencial criar uma identidade visual marcante para o seu restaurante que represente a “personalidade” do seu negócio.

Ou seja, elabore a identidade visual de acordo com a forma que você espera que o seu restaurante seja visto e lembrado pelos clientes.

Marque presença do seu restaurante nas redes sociais.

2. Marque Presença nas Redes Sociais

As redes sociais têm um papel fundamental nas estratégias de Branding, pois é nelas que você consegue aproximar-se mais dos seus clientes.

Hoje, não ter presença nas redes sociais significa ser invisível para quase 100% dos consumidores. Já que é nelas que os clientes procuram por restaurantes todos os dias, assim como no Google.

Portanto, além de criar perfis nas redes sociais, você deve alimentá-los regularmente com conteúdos interessantes que seduzam seus seguidores.

E, claro, conteúdos que também comuniquem os valores do seu restaurante. Assim, você irá fortalecer a percepção do cliente em relação à sua marca.

3. Aplicativo Delivery Próprio

Ter um Aplicativo de Delivery próprio é uma ótima estratégia de Branding para restaurantes.

Afinal, é um canal direto com o seu cliente, sem terceiros envolvidos. Você pode deixá-lo com a sua identidade visual e ter mais liberdade e autonomia para o seu restaurante.

Além disso, é um espaço só para você, sem disputa de espaço com outros restaurantes, como acontece em grandes marketplaces.

Isso transmite a percepção de que você investe para que a experiência do cliente seja a melhor possível, além de ser antenado com o mercado.

No MenuDino, você pode criar seu Aplicativo Delivery pelo melhor custo-benefício e sem pagar comissões ou taxas.

4. Site com Domínio Próprio

Nossa última dica é: tenha um site com domínio próprio! Isso porque o site é o endereço do seu restaurante na internet.

Assim, ele é um requisito primordial para a estratégia de Branding para restaurantes, especialmente no ambiente online.

No MenuDino, você pode criar um site Delivery próprio grátis para publicar seu cardápio online e receber pedidos pelo WhatsApp.

Depois, basta registrar o seu domínio para deixar o site personalizado e facilmente memorável para os seus clientes.

Para saber como registar o seu domínio e divulgar no Facebook, clique aqui e confira o passo a passo.

Just Burger: um Case de Sucesso no Branding para Restaurantes

A Just Burger é uma hamburgueria localizada na zona Leste de São Paulo que se tornou um case de sucesso no Branding para restaurantes.

Usando as soluções Consumer e estratégias de Marketing, a Just Burger criou uma marca forte e conquistou uma clientela fiel em sua região.

Além de produtos inovadores, como os hambúrgueres doces, a hamburgueria tem uma forte presença no mercado online com site Delivery e App próprios.

A Just Burger nasceu com o conceito de Dark Kitchen e hoje chega a entregar mais de 600 pedidos por noite!

Com o Consumer, a hamburgueria conseguiu otimizar sua linha de produção e logística de entregas, realizando entregas 30% mais rápidas.

Tudo isso fez com que ela se tornasse referência em sua região, pois criou um diferencial imbatível, passando à frente da concorrência.

Faça como a Just Burger e use o Consumer para criar seu diferencial e se destacar no mercado de food service.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.