Skip to main content
Bares e RestaurantesCardápioDeliveryDicas para empreendedores

5 Dicas para Criar o Cardápio de Sobremesas do seu Restaurante

Montar um bom cardápio de sobremesas para o seu restaurante é uma estratégia que pode atrair muitos clientes, além de aumentar o seu ticket médio.

Afinal, depois de fazer uma refeição, na maioria das vezes, bate aquela vontade de comer “algo doce”, ou seja, finalizar com uma sobremesa.

Sendo assim, é necessário aproveitar essa oportunidade e caprichar no seu cardápio de sobremesas para fazê-lo ser um sucesso entre a clientela.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 4 dicas para ajudar você a criar um cardápio de sobremesas para o seu restaurante.

Ao final, você ainda terá mais um dica especial. Então, continue lendo até o fim e boa leitura!

Teste grátis5 Dicas para Criar o Cardápio de Sobremesas Vendedor para o seu Restaurante

As sobremesas, por si só, costumam chamar muita atenção dos clientes, ajudando inclusive a aumentar o ticket médio.

Afinal, além de saborosas para o paladar, elas também são agradáveis aos olhos, já que costumam ter uma bela apresentação.

Por isso, é importante investir em um bom cardápio de sobremesas, pois este é um item que costuma ter muitas vendas nos restaurantes.

Então, vamos ao que interessa, confira nossas 5 dicas para elaborar um cardápio de sobremesas vendedor!

1. Ofereça sobremesas que combinam com os pratos principais

As sobremesas do seu restaurante precisam ter harmonia pelo menos com a maioria dos pratos principais do seu cardápio. Mas também precisam ter a cara do seu restaurante.

Isso porque elas complementam a refeição principal, como se fosse o toque final ou a “cereja do bolo” e faz parte da identidade do seu negócio.

Por exemplo, um restaurante temático deve oferecer sobremesas de acordo com o seu tema, assim como restaurantes com culinárias regionais.

Ou ainda, se o seu restaurante tem um conceito mais sofisticado ou, ao contrário, mais popular, as sobremesas precisam estar dentro desse conceito.

Então, o ideal é fazer uma pesquisa de opções de sobremesa que se relacionem com os pratos principais e que tenha a ver com o seu restaurante para criar o seu cardápio.

As sobremesas ajudam a aumentar o seu ticket médio. (Imagem: Freepik)

2. Crie um cardápio de sobremesas de acordo com os períodos sazonais

Outra boa dica para criar o seu cardápio de sobremesas é se basear nos períodos sazonais, ou seja, nas estações do ano, elaborando sobremesas de:

  • Primavera
  • Verão
  • Outono
  • Inverno

Aproveite também as épocas comemorativas, como o São João e o Natal, para oferecer sobremesas típicas dessas datas.

Assim, além de variar o cardápio, também funcionará como uma novidade atrativa para os clientes em busca de uma sobremesa.

Mas, se não quiser mudar o cardápio totalmente, você também pode estabelecer sobremesas fixas no cardápio e incluir uma ou duas opções de sobremesas sazonais.

3. Faça um cardápio enxuto 

No caso de confeitarias e docerias, é necessário ter um cardápio com bastante opções de doces e sobremesas. Afinal, é um tipo de negócio focado nesse segmento.

Entretanto, no caso de restaurantes de outros segmentos, o recomendado é trabalhar com um cardápio enxuto. Isto é, com poucas opções.

Primeiro, porque o seu foco não é vender apenas sobremesas, mas uma refeição completa em que a sobremesa faça parte dela.

Depois, porque muitas opções de sobremesas podem acabar dificultando a escolha do cliente e também a produção na sua cozinha.

Por isso, analise e tente chegar a um número ideal de sobremesas em que não haja excesso, mas também não deixe o cliente com poucas opções para escolher.

Invista em mais de uma opção de sobremesa no seu cardápio. (Imagem: Freepik)

4. Tenha opções simples e elaboradas

Há clientes que gostam de sobremesas mais elaboradas, por outro lado, também há aqueles que preferem sobremesas mais simples.

Como não é possível agradar a todos, procure oferecer opções para agradar a um número maior possível de clientes.

Portanto, tenha opções de sobremesas simples e elaboradas, assim como sobremesas quentes e geladas.

Se possível, procure oferecer sobremesas com preços mais acessíveis, mas também algumas com um valor um pouco mais alto.

Assim, algumas opções de sobremesas para oferecer em seu cardápio são:

  • Pudim de leite
  • Mousse de chocolate, limão ou maracujá
  • Brownie
  • Tortas
  • Brigadeiro

Entre tantas outras! Contudo, você também pode criar uma sobremesa original e fazer disso o carro chefe do seu restaurante.

5. Coloque as sobremesas em destaque no seu cardápio

Na hora de criar o seu cardápio, reserve um espaço de destaque para as sobremesas, pois isso fará com que o cliente as encontre de forma fácil.

Além disso, coloque fotos e descrições com detalhes da sobremesa como, por exemplo, de ingredientes renomados usados na receita.

Esses detalhes são importantes para despertar o interesse do cliente e criar o desejo neles de querer experimentar as sobremesas.

Crie seu cardápio de sobremesas online grátis no MenuDino!

Dica Especial: Crie um Cardápio de Sobremesas Online e Grátis no MenuDino

Agora, temos uma dica especial para você: crie um cardápio online gratuito para vender suas sobremesas por Delivery!

A Consumer criou o MenuDino – um portal de Delivery para restaurantes no qual você pode ter o seu site e aplicativo próprios e sem taxas.

Para publicar seu cardápio online, basta criar o Site Delivery grátis e cadastrar seus produtos. 

Depois disso, você ainda poderá criar uma categoria exclusiva para as suas sobremesas e, assim, destacá-las no seu cardápio.

Essa é uma chance incrível de alcançar mais clientes através das vendas online sem precisar desembolsar nenhum real para ter o seu site.

Seus pedidos vão chegar diretamente no WhatsApp com todos os detalhes. Além disso, você ainda terá um sistema de gestão gratuito para gerenciar suas vendas e processos.

Crie grátis o seu cardápio online de sobremesas!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

One Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.