Skip to main content
Cardápiocardápio digitalConsumerConsumer 14Dicas para empreendedoresGestão e Processos

Cardápio Digital: A Nova Tendência da Indústria de Alimentos 

By novembro 16th, 20236 Comments

Com a tecnologia, muitos restaurantes têm usado o cardápio digital para melhor atender os clientes.

Isso porque além de modernizar o atendimento, facilita e torna tudo mais prático, inclusive, donos de restaurantes e negócios da área da alimentação afirmam e comprovam tal dado. 

Dessa maneira, a fim de te mostrar as vantagens do cardápio digital, fizemos esse artigo.

Então, para saber tudo sobre a nova tendência da indústria de alimentos, continue a leitura. 

O Que é um Cardápio Digital?

Em resumo, o cardápio digital é como o cardápio tradicional de um restaurante, mas disponível por outro meio que não seja o papel.

Nesse artigo vamos falar do cardápio digital por código QR, ou seja, aquele código QR que fica nas mesas e as pessoas podem usar o celular para abrir.

Ele se popularizou no período da pandemia, e assim como outras tecnologias, tornou-se um aliado dos restaurantes e clientes, sobretudo por conta da praticidade, sustentabilidade e higiene que proporciona. 

Os cardápios digitais mais utilizados são os que ficam fixos nas mesas e balcões dos restaurantes, apresentados ao consumidor, normalmente, em stands ou adesivos.

Assim, os clientes já conseguem abrir o cardápio no próprio celular e ver as imagens e descrições de cada item da melhor forma possível. 

Enfim, os clientes podem se familiarizar com o cardápio e escolher de forma rápida e intuitiva, sem precisar da ajuda do garçom. Isso é muito vantajoso e pode fazer toda a diferença na rapidez do atendimento.

Porém, nem todos os cardápios QR Code valem o custo benefício, por isso, é importante averiguar qual é o melhor para o seu caso.

Como Escolher um Cardápio Digital?

Existem alguns fatores que são necessários considerar quando você for escolher um cardápio por QR Code. Aqui estão algumas coisas a pensar em relação a cardápios digitais para seu restaurante:

1. Cardápio Digital Interativo

O Cardápio Digital, quando o cliente abrir, deve funcionar bem e ser interativo. Isto é, ter botões interativos, imagens que se ampliam e menus que funcionam bem e em qualquer tamanho de tela de celular.

cardapio digital consumer

Exemplo de um Cardápio Digital do Consumer

2. Cardápio Digital Customizável

O cardápio deve ter a cara do seu negócio, assim como um cardápio de papel comum.

Por isso, você precisa usar um cardápio digital em que pode colocar imagens, descrições, categorias e o nome do seu negócio para deixá-lo com a sua cara.

3. A Facilidade do Cardápio Digital

O Cardápio digital de mesa precisa ser fácil de criar e de instalar, o tempo é o nosso recurso mais limitado e precioso, por isso as soluções precisam vir para ajudar e não para tomar mais do seu tempo.

Portanto, o cardápio digital precisa ser fácil de instalar.

4. O Custo do Cardápio Digital

Da mesma forma que não sobra muito tempo no dia a dia, não é comum termos dinheiro para qualquer coisa, por isso, o cardápio digital precisa ter o melhor custo benefício possível.

Ele pode ser até mesmo, se possível, de graça.

Qual o Melhor Cardápio Digital?

Para quem busca um cardápio digital que custa pouco, fácil de criar, totalmente customizável e interativo, o Consumer pode ser uma boa opção.

Ele tem algumas vantagens quando o assunto é cardápio digital, pois ele pode ser criado de graça e é totalmente personalizável.

O Cardápio digital do Consumer tem diferenciais interessantes porque:

  • É interativo e se adapta a todos os tamanhos de tela;
  • Você pode personalizar para ficar do jeitinho, com logo, cores, fotos e descrições do seu restaurante;
  • Fácil de criar porque é só instalar o Consumer e criar seu site delivery para usar;
  • Totalmente grátis, por isso, sobram recursos para você investir no seu negócio.
cardapio digital por qr code

O Cardápio Digital possui muitas vantagens, incluindo sua praticidade.

6 Vantagens do Cardápio Digital 

Como vimos, o cardápio digital tem se tornado cada vez mais popular em restaurantes. Porém, realmente vale a pena usar ele no seu dia a dia? Com isso, há diversas vantagens no seu uso.

Vamos conferir algumas:

1. Fácil de Criar e Personalizar

De modo geral, o cardápio digital agiliza as vendas dentro e fora do restaurante. Inclusive, é possível criá-lo em poucos minutos.

E muito além disso: por ser online, a edição dele também é rápida e simples, ou seja, é bem mais flexível que o cardápio impresso.

2. Ajuda a Reduzir Custos

O cardápio de papel exige que seja reimpresso sempre que algum item ou preço mudar. Isso gera custos e muitos processos no seu negócio.

Porém, o cardápio digital é atualizado em tempo real, você não precisa se preocupar em ficar imprimindo de novo os códigos. Inclusive, ele permite a criação de promoções diárias porque pode ser atualizado todos os dias.

3. Atualização Rápida e Constante 

Com o cardápio digital, é possível atualizar as opções e preços dos pratos com mais facilidade e rapidez. Assim, como dito acima, você não gasta com novas impressões, o que além de econômico, é sustentável. 

Ou seja, em resumo, os cardápios digitais permitem a atualização, inclusão ou remoção de informações em tempo real. 

4. Higiene 

Ademais, ele elimina a necessidade de os clientes manusearem um menu físico, o qual pode estar contaminado com germes e bactérias. Após vivermos uma pandemia, vimos a importância da higiene

Essa vantagem pode ajudar os restaurantes a garantir a segurança e satisfação dos clientes, além de melhorar sua imagem como um estabelecimento preocupado com a saúde e bem-estar de todos.

O cardápio digital contribui com a higiene do restaurante.

 5. Rapidez no Atendimento

Com toda a certeza, o cardápio digital pode ser muito importante quando o assunto é atendimento. O Cardápio digital pode ajudar porque o cliente abre e lê o cardápio antes mesmo do garçom poder chegar à mesa.

O cliente já começa a escolher antes de ser atendido, considerando preços, promoções, enfim, tudo o que você colocar no cardápio.

6. Pode Ser Integrado ao Sistema de Gestão

Em princípio, a depender do tipo de tecnologia aplicada, o cardápio digital pode ser integrado com os softwares de gestão, incluindo outros recursos, como:

  • Módulos de Impressão
  • Pagamento
  • Cobrança 

Assim, como benefício, tudo pode ser gerenciado de maneira unificada, o que permite uma visão geral do food service

Vantagem Extra do Cardápio Digital

Além de tudo, o cardápio digital aumenta seu ticket médioEm resumo, ticket médio é uma métrica utilizada para medir o valor médio que os clientes gastam em um restaurante.

É calculado dividindo o faturamento total pelo número de vendas realizadas em um período, sendo uma importante métrica para planejar estratégias de vendas e marketing.

Porque permite identificar o perfil de consumo dos clientes e entender como aumentar o valor médio gasto por eles. Além disso, também pode ser utilizado para avaliar a eficácia de campanhas promocionais

Nesse momento você pode estar se perguntando: “mas o que isso tem a ver com o aumento do ticket médio?”. A resposta é simples: seu restaurante venderá mais. 

No geral, com o cardápio digital, o cliente já começa a considerar o pedido antes do garçom chegar, ele pode escolher no próprio tempo e sem pressão.

As pessoas tendem a escolher mais e se sentir mais confortáveis para escolher, ou seja, o cliente consome mais e aumenta o ticket médio do restaurante. 

No entanto, apesar de todas essas vantagens, alguns clientes não possuem acesso à tecnologia, ou têm dificuldades para fazer os pedidos dessa forma, então, como incluir todos os fregueses?

Cardápio Digital - ebook

Como Incluir Todos os Clientes?

Certamente, nem todos os clientes se sentem confortáveis em utilizar o cardápio digital, seja por questões de acessibilidade ou facilidade de uso para pessoas de diferentes idades, habilidades e necessidades.

Por isso, recomendamos que os estabelecimentos ofereçam algumas soluções para esses casos, como: 

  • Fotos de alta qualidade para os clientes saberem o que pedem
  • Organização do cardápio 
  • Menu impresso 
  • Equipe treinada e orientada para ajudar os clientes 

Além disso, ainda é interessante ter alguns cardápios de papel para não excluir ninguém.

Quanto Custa um Cardápio Digital?

O Cardápio digital pode custar muito ou nada, dependendo do que você está procurando.

Além disso, no Consumer, é totalmente grátis, você só precisa:

  1. Instalar o Consumer;
  2. Configurar seu cardápio no sistema;
  3. Escolher cores, fotos e nome;
  4. Criar seu site delivery;
  5. Imprimir o QR Code que vai ser gerado pelo sistema.

E pronto! Com os códigos QR impressos, é só colar nas mesas ou nos stands.

Cardápio Digital Consumer: Zero Custo e Alta Qualidade

Em conclusão, se você busca modernizar seu restaurante, aumentando a qualidade com baixo custo, o Consumer é a melhor opção.

Há mais de dez anos no mercado, a evolução é constante, bem como a qualidade das nossas soluções. 

Experimente grátis por 15 dias e conheça nossas soluções desenvolvidas especialmente para negócios na área da alimentação.Ainda não usa o Consumer?

Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

6 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.