Skip to main content
Bares e RestaurantesCardápiocardápio digitalConsumerGestão e ProcessosInovação

Cardápio Impresso ou Digital: Qual Melhor para Restaurantes?

By outubro 24th, 2023No Comments

Cardápio impresso ou digital? É muito provável que você, dono(a) de restaurante, já tenha feito essa pergunta em algum momento.

Afinal, o cardápio impresso foi, durante muito tempo, o principal e quase exclusivo tipo de cardápio para restaurantes. Entretanto, o cardápio digital chegou e mudou esse cenário.

Em especial, após a rápida mudança de comportamento do consumidor nos últimos anos. Agora a escolha do modelo de cardápio já não é mais tão óbvia como antes.

Como estamos aqui para ajudar donos(as) de bares e restaurantes em todas as etapas, não poderíamos deixar esse assunto de lado.

Assim, esse artigo irá discutir qual é o melhor cardápio para o seu restaurante: o cardápio impresso ou digital? Continue lendo para descobrir a resposta!

Qual a Diferença Entre o Cardápio Impresso e o Cardápio Digital?

Entender a diferença entre o cardápio impresso e o cardápio digital não é tão complicado. Basicamente, o que muda entre eles é o suporte de cada um.

Também chamado de cardápio físico, o cardápio impresso passa pelo processo de impressão – que pode ser em diferentes tipos de materiais:

  • Papel
  • Plástico
  • PVC
  • Espiral
  • Folheto

Por sua vez, o suporte do cardápio digital são dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets. Sendo também conhecido como cardápio virtual.

Vamos agora analisar se o cardápio impresso ou o cardápio digital é o melhor para o seu restaurante. Pronto(a)? Então, vamos lá!

Qual Melhor para o seu Restaurante: Cardápio Impresso ou Digital?

Escolher entre o cardápio digital e o impresso é uma dúvida que muitos(as) donos(as) de restaurantes têm tido.

Para encontrar a resposta, é preciso, antes de tudo, escutar os seus clientes. Então, precisamos reformular a pergunta…

Será que os consumidores preferem o cardápio impresso ou o cardápio digital?

Mas muita calma nessa hora, pois vamos primeiro falar sobre falar sobre cada um dos dois tipos de cardápio para você.

pessoa observa um cardápio de bebidas

Cardápio físico ou digital? Qual o melhor para o seu restaurante?(Imagem: Priscilla Du Preez na Unsplash)

Chegou a hora de Aposentar o Cardápio Impresso?

Durante o período de pandemia, o cardápio impresso caiu em desuso porque não era uma maneira segura de atender os clientes.

Depois que ela acabou, o cardápio foi voltando aos poucos, mas não como antes. Assim, alguns disseram que seria o momento de aposentá-lo.

Isso porque esse tipo de cardápio exige um custo de manutenção que pode sair caro para o financeiro dos restaurantes.

Afinal, é necessário reimprimir sempre que for preciso fazer alguma alteração, como remover ou acrescentar um prato ou bebida.

Por exemplo, para adicionar um prato especial ao cardápio em uma data comemorativa, será preciso gastar com novas impressões.

Além disso, é preciso trocá-lo com o passar do tempo porque ele vai se desgastando e fica com uma aparência ruim.

Entretanto, alguns clientes ainda preferem esse tipo de cardápio. Por isso, talvez ainda não seja o momento de aposentá-lo de vez…

O Cardápio Digital Vai Substituir o Impresso?

Já o cardápio digital foi chegando aos poucos e ganhando mais espaço com a transformação digital no food service 

Assim, ele é sobretudo uma inovação no serviço de atendimento ao cliente em restaurantes que permite:

  • Colocar descrições com mais detalhes dos pratos e bebidas, além de fotos com melhor qualidade
  • Fazer alterações de forma simples e econômica, pois não precisa de impressão
  • Deixar o processo de fazer o pedido mais prático e ágil para os clientes
  • Reduzir o risco de erros nos pedidos
  • Ajudar na sustentabilidade em restaurantes
  • Modernizar o modelo de negócio, atualizando-o com as tendências mundiais do mercado de food service

Além disso, é uma das tecnologias para restaurantes com ótimo custo-benefício do mercado. Por exemplo, você pode adquirir na Consumer por um valor realmente vantajoso.

mulher observa cardápio digital

O cardápio digital é uma inovação que não irá substituir, mas pode garantir seu próprio espaço. (Imagem: Freepik)

Com o cardápio digital da Consumer, o cliente ou o garçom faz o pedido, que vai diretamente para o monitor ou impressora de pedidos.

Também é possível organizar o cardápio em categorias para melhorar ainda mais a experiência do cliente no seu restaurante.

Mas apesar de tudo isso, talvez este ainda não seja o momento que o cardápio digital vai substituir o cardápio impresso…

Afinal, Qual Tipo de Cardápio Escolher para o seu Restaurante?

A pesquisa “O Futuro do Food Service”, realizada pela Fispal Food Service e pela FGV Jr. em 2021, mostrou que:

  • 47% dos clientes preferem o menu digital
  • Em contrapartida, 27% preferem o cardápio físico
  • Já para 32% tanto faz qualquer um dos dois cardápios

 Assim, percebemos que a maioria prefere sim o cardápio virtual, mas a porcentagem daqueles que preferem a segunda opção também é considerável.

Portanto, pensando em oferecer a melhor experiência para todos os clientes, a melhor estratégia é optar por trabalhar com os dois tipos de cardápios.

Isso porque sabemos que há uma parte do público que não se adaptou às novas tecnologias para restaurantes. Assim, se você adere apenas ao cardápio digital, poderá perder esses clientes.

Além disso, alguns clientes podem estar sem celular ou até mesmo preferir a experiência com o cardápio físico.

Aliás, alguns estados como o Rio de Janeiro e o Paraná criaram leis para obrigar bares e restaurantes a oferecer cardápios físicos, não só digitais.

comanda para restaurante eletrônica

A Comanda Mobile da Consumer agiliza o atendimento!

Então a melhor solução é aderir ao cardápio Digital como principal e ter alguns cardápios impressos reservados apenas para os clientes que solicitarem.

Dessa maneira, não é necessário um alto investimento no cardápio físico e os clientes vão se habituando à inovação do menu digital.

Assim, seu restaurante não fica atrasado com as tendências, mas também não perderá clientes em razão do cardápio.

Inclusive, mesmo os restaurantes mais tradicionais podem adotar o cardápio digital, visto que hoje em dia há a tendência em misturar a tradição com o moderno!

Faça seu Cardápio Digital com a Consumer!

A Consumer é especialista em soluções tecnológicas para bares e restaurantes e já está no mercado com mais de 13 anos de história.

O Cardápio Qr Code e a Comanda Mobile são dois tipos de cardápio digitais disponíveis na Consumer.

Com o cardápio QR Code, o cliente acessa o cardápio no seu celular e pode fazer o pedido sozinho ou chamar um garçom. Além disso, o cliente pode deixar uma avaliação no final da sua experiência.

Já com a Comanda Mobile, os garçons usam smartphones ou tablets para receber o pedido do cliente, sem precisar se deslocar até a cozinha para enviá-lo à produção.

Que tal conhecer na prática essas duas soluções e fazer um teste para descobrir todo o potencial que elas oferecem ao seu restaurante?

Experimente grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.