Skip to main content
Bares e RestaurantesCardápioConsumerDeliveryGestão e ProcessosMenuDino

Como Escolher o Melhor Tipo de Cardápio para Restaurante?

By outubro 24th, 20234 Comments

Existem diversos modelos e tipos de cardápio para restaurante, desde os mais simples aos mais sofisticados ou inusitados.

Assim, a “simples” tarefa de escolher qual o melhor tipo de cardápio para um restaurante pode se tornar desafiadora.

Afinal, trata-se de uma das principais ferramentas de um restaurante. Isso porque além de apresentar as opções do menu, também tem um papel importante nas vendas.

Mas em meio a tantas opções e modelos, é preciso dedicar tempo e atenção para não se arrepender e ter retrabalho depois.

Para ajudar na sua decisão, trouxemos aqui alguns fatores que irão ajudar você a escolher o melhor tipo de cardápio para restaurante. Boa leitura!

Impresso, Digital e Online: os 3 Principais Tipos de Cardápio para Restaurante

Em resumo, o cardápio para restaurante é a lista de pratos, bebidas e todas as opções disponíveis para consumo no estabelecimento.

Através dele, os clientes podem consultar o menu e decidir seu pedido com mais facilidade. Além de conhecer mais sobre o estilo do restaurante também.

Assim, todo restaurante precisa ter o seu próprio cardápio, pois sem ele será praticamente impossível vender

Mas para criar um cardápio para restaurante, é preciso saber que existem vários tipos, modelos e formas de organizá-lo. Aqui, apresentamos os 3 principais tipos de cardápios:

1. Cardápio Impresso

O cardápio impresso é um dos tipos de cardápios para restaurantes mais comuns e mais tradicionais entre os estabelecimentos do food service.

Ele pode ter diversos formatos, por exemplo:

  • Cardápio-folheto
  • Cardápio-livro
  • Cardápio na prancheta
  • Cardápio plastificado
  • Cardápio eco-friendly

Além disso, é possível criar designs diferentes, desde os mais minimalistas aos mais detalhados, dos mais simples aos mais elaborados.

Mas seu ponto negativo é a dificuldade em fazer alterações quando necessário. Isso porque para isso, é preciso reimprimir todos os cardápios, gerando custos para o restaurante.

O cardápio impresso é o tipo de cardápio mais tradicional de todos. (Imagem: Louis Hansel na Unsplash)

2. Cardápio Digital

O cardápio digital, por sua vez, é uma tendência que veio para modernizar o atendimento em restaurantes com tecnologia.

Entretanto, o sucesso foi tanto que se tornou um dos tipos de cardápio para restaurantes mais usados no atendimento por mesas.

Afinal, ele otimiza o trabalho da equipe de garçons e garçonetes, pois geralmente é integrado ao sistema de gestão, como no Consumer.

Isso significa que o pedido vai diretamente para o sistema, sem necessidade do deslocamento do garçom até a cozinha.

Ademais, o suporte do cardápio digital pode ser tablets, smartphones, QR Code ou monitores. Assim, é mais fácil fazer alterações no menu, pois não é preciso imprimir, apenas atualizar.

Por fim, esse tipo de cardápio tem a vantagem de poder ficar exposto na mesa ou nos monitores, sendo mais acessível ao cliente. 

3. Cardápio Online

Assim como o cardápio digital, o cardápio online também surgiu como uma tendência, mas ganhou muitos restaurantes adeptos em pouco tempo.

Principalmente após o crescimento surpreendente do Delivery no mercado de food service nos últimos anos.

Portanto, esse é o tipo de cardápio ideal para restaurantes que trabalham com pedidos por Delivery ou Take-Away.

Isso porque ele permite que o cliente acesse o cardápio e faça o seu pedido por meio de: 

Então, uma das suas principais vantagens é que o cliente pode consultar o menu e fazer seu pedido sem sair de casa. Aliás, ele pode fazer isso através de diversos dispositivos. Inclusive do seu smartphone.

A Comanda Mobile Consumer em uso.

Como Escolher o Melhor Tipo de Cardápio para Restaurante?

Podemos partir para o próximo tópico agora que você já conhece os principais tipos de cardápio para restaurantes.

Chegou o momento de saber como escolher o melhor tipo de cardápio para o seu restaurante. Você já sabe a resposta?

Pois é, não há uma resposta correta. Na verdade, você deve avaliar qual tipo de cardápio atende melhor às necessidades do seu restaurante.

Embora o cardápio impresso seja menos moderno, uma parte dos clientes preferem ele para fazer seu pedido. Principalmente o público adulto e de meia idade.

Já o cardápio digital otimiza o atendimento por mesas, tornando-o mais rápido e moderno. Além de ser mais fácil fazer alterações e diminuir o risco de erros.

Por outro lado, o cardápio online vale muito a pena se o seu restaurante é um Delivery de comida ou trabalha com essa modalidade.

Nós recomendamos que você opte por pelo menos dois tipos de cardápios. Assim, você consegue oferecer uma ótima experiência para seus clientes.

Leve em consideração a identidade do seu restaurante e praticidade na hora de receber os pedidos. Com isso em mente, será difícil errar na escolha do melhor tipo de cardápio para restaurante!

O cardápio digital é uma boa opção para quem quer expandir maneiras de vender.

Crie seu Cardápio Digital e seu Cardápio Online na Consumer!

O Consumer é o sistema para restaurantes mais completo do mercado, oferecendo os principais tipos de cardápio para restaurante.

Na Consumer, você pode criar seu cardápio digital para receber pedidos sem limites de dispositivos para instalação. Pagando o melhor custo-benefício.

Mas também pode criar um cardápio online gratuito para compartilhar com os clientes e receber até 200 pedidos mensais por Delivery. Além disso, o Consumer oferece:

E muitas outras soluções para melhorar a gestão e o atendimento de restaurantes, ajudando-os a alcançar o sucesso.

São mais de 30 mil restaurantes pelo o Brasil usando o Consumer. Faça a escolha que vai mudar a realidade do seu restaurante também.

Experimente grátis!Ainda não usa o Consumer?

 

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

4 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.