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Você deve conhecer bem o tradicional cartão fidelidade, mas já sabe que agora existe o cartão fidelidade digital? Pois é, ele existe e está fazendo sucesso entre os clientes!

Nos últimos meses, programas de fidelidade ou programas de vantagens para clientes estão mais em alta do que nunca.

Afinal, fidelizar clientes é mais vantajoso do que atrair e conquistar novos clientes, pois esta última demanda investimentos altos. Mas está cada vez mais difícil retê-los.

Dentre as opções de programa de fidelidade disponíveis no mercado, uma das mais populares é o cartão fidelidade. 

Nele, o cliente acumula pontos ao comprar no estabelecimento e, após atingirem a pontuação exigida, trocam por um desconto ou um produto.

Antes, havia apenas cartão fidelidade de papel, em que se carimbava ou colocava um adesivo para controlar a pontuação.

Agora, a novidade é o cartão fidelidade digital que permite realizar o mesmo processo de uma maneira mais prática e eficiente.

Continue lendo para descobrir como fazer um cartão fidelidade digital para o seu restaurante e ter uma ótima estratégia para fidelizar seus clientes!

Quais as Vantagens do Cartão Fidelidade Digital para os Restaurantes?

Mas por que criar um cartão fidelidade digital em vez de continuar com modelo tradicional? Quais são as vantagens que ele oferece?

A primeira vantagem é que você economiza com papel arte e impressão do cartão. Isso porque o cartão digital fica instalado em um sistema ou em um aplicativo.

Assim, também não terá o risco do cliente perdê-lo ou o atendente esquecer de registrar o ponto no cartão.

Além disso, premiando seus clientes mais assíduos, você estimula os demais clientes a comprarem com mais recorrência no seu restaurante ou Delivery.

Por fim, outra vantagem é que, com o cartão fidelidade digital, você constrói um banco de dados poderoso dos seus clientes.

Com isso, poderá fazer campanhas de sms Marketing e outras estratégias para atrair o seu público e vender mais.

O cartão fidelidade é uma ótima estratégia para fidelizar clientes! (Imagem: Freepik)

Conheça o Cartão Fidelidade Digital para Restaurantes do Consumer

O Cartão Fidelidade Digital da Consumer funciona tanto para as compras no restaurante físico quanto no Delivery.

Entretanto, ele funciona de forma separada para cada canal:

  • Os pontos acumulados nas compras do restaurante só funcionam no restaurante.
  • Por sua vez, os pontos acumulados nas compras do Delivery, só podem ser trocados no Delivery. 

Contudo, o principal diferencial do Consumer é que o cliente não precisa baixar nenhum aplicativo para marcar seus pontos. Nem o restaurante precisa instalar um programa a mais no seu computador.

O cartão fidelidade do Consumer é integrado ao sistema. Assim,  ele próprio contabiliza a pontuação automaticamente a cada compra do cliente e informa no cupom quantos pontos ele já tem acumulado.

Quando o cliente atinge a pontuação estabelecida, o sistema informa que ele já pode resgatar sua premiação.

Além disso, você poderá mensurar e analisar os resultados da sua estratégia e ter uma base de dados para planejar as próximas!

Como Fazer um Cartão Fidelidade Digital para Restaurantes com o Consumer?

É muito fácil fazer um cartão fidelidade digital para o seu restaurante no Consumer. Com apenas alguns cliques, ele estará habilitado para uso.

O único pré-requisito é que você use a versão Premium do sistema Consumer.

Sim, o cartão fidelidade do Consumer é gratuito para quem escolher o Consumer como o sistema de gestão!

Veja como começar a usar o cartão fidelidade do Consumer no seu restaurante ou Delivery:

Ativando e Configurando o Cartão Fidelidade no Consumer

Com a versão atualizada, faça seu login no Consumer e clique na aba APPS. Então, clique em Fidelidade e, na sequência, clique em Configurar Campanha.

Aqui, você vai definir:

  • Um nome para a sua campanha com o cartão fidelidade
  • Os produtos que vão participar acumulando pontos
  • Número de pontos que o cliente precisa acumular para resgatar seu prêmio
  • Quais produtos/prêmios que os clientes poderão resgatar quando atingirem a pontuação

Após concluir esses passos, você já poderá oferecer seu programa de fidelidade por pontos para fidelizar seus clientes.

E para ter bastante sucesso, não se esqueça de divulgar e promover o cartão de fidelidade digital para seus clientes nas redes sociais do seu restaurante!

Como Funciona o Cartão Fidelidade Digital do Consumer?

Logo após ativar e configurar o Programa de Fidelidade por pontuação no Consumer, será possível usá-lo com todos os seus clientes.

Mas, para isso, é necessário registrar o pedido no cadastro do cliente para que ele pontue. Isso vale tanto nas vendas presenciais quanto no Delivery.

Assim, toda vez que o cliente comprar, o sistema irá informar a pontuação dele, bem como quantos pontos faltam para ele resgatar seu prêmio. 

Essa informação também irá aparecer no cupom do pedido, caso a compra seja no restaurante; e na aba Fidelidade, se a compra for pelo site ou aplicativo.

Relatórios da Campanha com Cartão Fidelidade

Ao começar a usar o cartão de fidelidade no Consumer, o sistema irá gerar relatórios ao longo das campanhas realizadas.

Para acessá-los, basta clicar na aba APPS, selecionar Fidelidade e depois ir em Analisar Resultados.

Esses relatórios irão conter dados como:

  • Clientes participantes
  • Número de prêmios resgatados
  • Porcentagem de retorno dos participantes
  • Total de pontos acumulados e resgatados por dia
  • Perfil dos clientes participantes

Assim, você poderá analisar em detalhes quais foram os resultados do cartão fidelidade e se foi vantajoso adotá-lo em seu restaurante.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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