Skip to main content
Bares e RestaurantesCardápioDeliveryDicas para empreendedoresMenuDino

Descubra 3 Maneiras de Como Colocar Cardápio no WhatsApp

By setembro 8th, 20234 Comments

Colocar cardápio no WhatsApp é uma estratégia para otimizar a experiência do cliente e assim aumentar as vendas por Delivery em restaurantes.

Isso porque o WhatsApp é um dos aplicativos mais usados no Brasil tanto por pessoas para comunicação quanto por empresas para vendas.

Portanto, é um aplicativo que tem um grande potencial de vendas. Basta saber como aproveitar esse potencial para o seu negócio!

Para os restaurantes, o WhatsApp é uma verdadeira mina de ouro. Não à toa é usado como um canal de Delivery por muitos empreendedores do food service.

Afinal, ele é gratuito e sobretudo pode ajudar quem está no começo do negócio.

Pensando nisso, trouxemos aqui 3 maneiras de como você pode colocar cardápio no WhatsApp para alavancar suas vendas no Delivery. 

Continue lendo para descobrir quais são elas!

Aprenda 3 Maneiras de Como Colocar Cardápio no WhatsApp

1. Cardápio em PDF

Criar um cardápio em formato PDF é uma das três maneiras para colocar o cardápio no WhatsApp que muitos restaurantes adotam.

Basicamente, você mesmo pode criar o cardápio e salvá-lo em PDF ou contratar um profissional, inclusive uma agência de Marketing para fazê-lo.

Muitos donos de restaurantes optam por colocar o cardápio em PDF porque ele se mostra simples de fazer e de baixo custo.

Entretanto, essa é uma maneira que pode gerar uma grande perda de agilidade para o atendimento do seu restaurante.

Isso porque será necessário enviar o cardápio em PDF sempre que o cliente solicitar. Isto significa que o cardápio não fica disponível para acesso rápido.

Aliás, também pode criar uma barreira com o cliente, já que ele pode não gostar de baixar o documento em PDF em seu celular.

Por isso, essa opção não é a mais ideal para colocar cardápio no WhatsApp. Então, vamos apresentar outras duas que são melhores!

Descubra como colocar cardápio no WhatsApp.

2. Cardápio no Catálogo WhatsApp Business

Se você ainda não usa o WhatsApp Business, saiba que ele é uma ótima ferramenta para ajudar o seu restaurante. E o melhor, é gratuito!

Criado especialmente para negócios, o WhatsApp Business oferece diversos recursos para ajudar nas vendas e na comunicação com os clientes.

Assim, uma das maneiras para colocar o cardápio no WhatsApp do seu restaurante e poder vender por Delivery é usando o catálogo do WhatsApp Business.

O passo a passo para criar o cardápio no catálogo é bem simples:

  • Primeiro, é preciso instalar o aplicativo do WhatsApp Business, se ainda não tiver
  • Depois, você deve abrir o app e clicar em “configurações”
  • Selecione “configuração de empresas” e, logo em seguida, clique em “catálogo”
  • Agora é hora de cadastrar seus produtos para criar o cardápio. Para isso, adicione foto, nome, descrição e preços

Agora, toda vez que o cliente quiser consultar o cardápio do seu restaurante, basta ele acessar o catálogo do Whatsapp Business.

Ainda que seja melhor do que o cardápio PDF, essa opção também pode limitar as vendas do restaurante.

Isso porque ela não é otimizada para o cliente fazer seu pedido direto no app, mas apenas para visualizar o seu cardápio.

3. Cardápio Online do MenuDino

Com o MenuDino, seu restaurante tem inúmeras possibilidades. Inclusive, a possibilidade de colocar cardápio no WhatsApp!

Isso porque o MenuDino permite criar um cardápio online e publicá-lo de forma gratuita em um site Delivery próprio e personalizado.

Ao fazer isso, você terá um link com seu cardápio. Com ele, poderá até receber pedidos direto no WhatsApp, facilitando a vida do cliente.

Basta colocar esse link no perfil do WhatsApp do seu restaurante. Assim seu cardápio ficará disponível para o cliente sempre que ele quiser acessá-lo, sem precisar fazer download.

Assim, essa é a melhor opção para colocar cardápio no WhatsApp. Além disso, outra possibilidade é criar uma resposta rápida no WhatsApp Business e colocar o link do seu cardápio MenuDino! 

Também é possível colocar o link do cardápio nas redes sociais do seu restaurante e no Google Meu Negócio. Assim o cliente terá muita facilidade para comprar no seu negócio.

Clique neste link para saber como criar o seu cardápio online no MenuDino e começar a receber pedidos no WhatsApp!

Consumer: Um Sistema Completo para o Seu Restaurante

Além de poder criar um cardápio online gratuito e publicá-lo em um Site Delivery sem nenhum custo, o Consumer oferece mais para você!

Você pode usar a versão grátis do sistema Consumer no seu restaurante e ter acesso a muitos recursos, como, por exemplo:

Assim, você terá em suas mãos as ferramentas necessárias para otimizar os processos de gestão do seu restaurante sem gastar nada.

Mas a versão premium do Consumer conta com muito mais recursos e soluções para ajudar no sucesso do seu restaurante. Além de treinamento online com seus especialistas.

Junte-se aos mais de 30 mil restaurantes espalhados pelo Brasil e comece a usar o Consumer hoje mesmo para transformar o seu restaurante.

Experimente grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

4 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.