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Ter clientes fiéis é ou pelo menos ou deveria ser o objetivo de todos os restaurantes. Afinal, esses clientes são indicadores positivos de um negócio.

Além de uma taxa de retorno maior, os clientes fiéis também podem ser embaixadores do seu restaurante.

Portanto, isso significa que eles irão recomendá-lo para outros consumidores, fazendo o tão conhecido e poderoso marketing boca a boca.

Embora traga inúmeras vantagens, fidelizar clientes não é uma tarefa fácil e nem simples. Ao contrário, é um desafio que exige muita dedicação.

Mas estamos aqui para ajudar você a superar desafios no setor de food service. Por isso, trouxemos algumas dicas de como conquistar clientes fiéis ao seu restaurante! 

Por Que Conquistar Clientes Fiéis ao seu Restaurante?

O relacionamento entre o restaurante e seu cliente também funciona como em alguns namoros. A fidelidade é um dos pilares essenciais para a duração do relacionamento.

Mas, nesse caso, o mais interessado na fidelidade é, sobretudo, o restaurante. Isso porque se o cliente é fiel, ele irá escolher comprar mais vezes no mesmo estabelecimento.

Comprando com mais recorrência, o ticket médio do seu restaurante irá aumentar como uma consequência direta dessa ação.

Além disso, o custo de aquisição de clientes – conhecido como CAC – irá diminuir de forma considerável com o aumento de clientes fiéis.

Assim, o restaurante terá uma base de clientes fidelizados que será essencial para a sua saúde e sobrevivência financeira!

Como Conquistar Clientes Fiéis ao Seu Restaurante?

Confira agora dicas preciosas de como conseguir fidelizar clientes no seu restaurante:

Faça Muito Bem o Básico

Essa dica pode parecer óbvia, mas é essencial. Não adianta nada investir em novidades mirabolantes se você não fizer o básico bem feito.

Para conquistar e fidelizar seus clientes, é necessário oferecer aquilo que eles já esperam como sendo “obrigatório”. Por exemplo: 

  • Qualidade dos insumos e ingredientes
  • Pratos com boa apresentação e saborosos
  • Ambiente agradável
  • Preço honesto

Esse é o primeiro passo para encantar e conseguir alcançar a satisfação de seus clientes. Portanto, não você pode começar verificando se o seu restaurante já cumpre esse requisito.

Como conquistar clientes fiéis?

Escute Seus Clientes

Quer clientes fiéis ao seu restaurante? Então escute o que eles têm a dizer! Mais uma vez, estamos falando do relacionamento com o cliente.

Todo mundo sabe (ou também deveria saber ) que a base de um relacionamento de confiança é o diálogo, mas principalmente a escuta.

Isso serve até mesmo para um relacionamento comercial. Afinal, os clientes são importantes para o seu negócio e, se eles têm algo a dizer, você precisa escutá-los.

É claro que os feedbacks positivos são mais bem-vindos, mas não subestime os feedbacks negativos. É possível tirar bons insights em todos os feedbacks dos clientes.

Assim, ao saber que a opinião deles realmente é importante para o seu restaurante, os clientes vão dar mais valor ao seu restaurante.

Aliás, nossa sugestão é que você disponibilize uma caixa de avaliações ou faça uma pesquisa de satisfação após o atendimento.

Ofereça um Atendimento Superior

Conquistar clientes fiéis exige um atendimento superior ao tipo de atendimento que eles poderiam receber em qualquer restaurante.

É necessário mostrar ao cliente que em seu estabelecimento ele é sempre especial e será atendido com excelência.

Afinal, o atendimento é um dos principais fatores determinantes para a fidelização de clientes, pois ele jamais voltará ao restaurante caso seja mal atendido.

Além de uma equipe bem capacitada, você deve investir em soluções para otimizar o atendimento, como, por exemplo:

Todas essas soluções tornam a experiência do cliente mais ágil, prática e agradável.

Ah, e você pode encontrá-las na Consumer!

Programas de Fidelidade Consumer

Tenha um Programa de Fidelidade

O Programa de Fidelidade traz resultados poderosos no que diz respeito a fidelizar clientes. Com ele, você cria uma ação a médio ou longo prazo, oferecendo benefícios aos clientes.

Dentre os programas mais usados por restaurantes, estão o de pontos acumulados e o Cashback, ambos disponíveis no Consumer.

Nos programa de pontos acumulados, o cliente terá um cartão fidelidade digital no qual sempre que comprar um produto participante, acumulará pontos.

Ao juntar a quantidade de pontos que você estabeleceu, ele poderá trocar por um outro produto ou ganhará outro tipo de benefício.

Já com o programa de Cashback, o cliente recebe um valor em porcentagem quando faz uma compra. Depois, ele pode usar seu saldo em seus próximos pedidos.

Tanto o Cartão Fidelidade quanto o Cashback são gratuitos para clientes com assinatura premium no Consumer!

Consumer: A Solução Para Superar Desafios e Ter Grandes Conquistas no seu Restaurante

O setor de bares e restaurantes é uma maratona para aqueles que realmente desejam se destacar e alcançar o sucesso.

Mas embora seja um mercado com muitas oportunidades, também existe uma concorrência acirrada entre os milhares de restaurantes.

Para entrar nessa disputa, é necessário contar com o apoio de quem entende do food service: o Consumer!

No Consumer, você encontra todas as soluções que precisa para superar os desafios e alcançar o sucesso no setor de restaurantes:

Comece hoje mesmo a usar essas soluções para saber na prática como elas podem transformar a gestão do seu restaurante.

Experimente grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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