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Saber como divulgar no Instagram é extremamente importante para a estratégia de marketing de restaurantes.

Isso porque essa rede social é uma das mais populares e com mais usuários do mundo inteiro atualmente, sendo um ambiente digital cheio de oportunidades.

Lançado em 2010, o Instagram é um aplicativo voltado para o compartilhamento de fotos e vídeos e passou por diversas transformações de lá para cá.

Em 2012, o Facebook comprou o Instagram pela quantia de 1 bilhão de dólares e desde então a plataforma se tornou uma “máquina de fazer dinheiro”.

Afinal, empresas e influenciadores digitais sabem bem como divulgar no Instagram e explorar todo o potencial publicitário que a plataforma oferece.

Para restaurantes, o Instagram é uma mina de ouro cheia de oportunidades para divulgar, conquistar clientes e aumentar vendas.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 14 dicas práticas para restaurantes de como divulgar no Instagram para você aproveitar ao máximo esse potencial.

Boa leitura!

Por Que Usar Instagram Para Divulgar o seu Restaurante?

Segundo relatório feito pela We Are Social e Hootsuite, o Instagram está em quarto lugar entre as redes sociais mais usadas no Brasil em 2020 com 95 milhões de perfis ativos.

Portanto, é uma das redes sociais com maior audiência e engajamento dos seus usuários.

Por ser uma rede social focada em imagens e vídeos, os restaurantes têm inúmeras possibilidades de conteúdos para publicar na plataforma.

Assim, criar um perfil no Instagram para seu restaurante permite que você compartilhe imagens atrativas da sua comida e crie presença digital do seu negócio.

Além disso, é um espaço favorável para fortalecer o relacionamento com os clientes, interagindo com eles nessa plataforma.

Aliás, sabe qual a melhor parte? É uma estratégia para divulgar seu restaurante sem gastar muito ou até mesmo de forma gratuita.

14 Dicas para Restaurantes de Como divulgar no Instagram

Confira, a seguir, 14 dicas de como tirar o máximo de proveito do Instagram para promover seu restaurante.

1. Crie um Perfil Comercial Fácil de Encontrar

Escolha um nome de usuário para o seu perfil no Instagram que seja fácil de memorizar, de preferência o nome do seu restaurante.

Além disso, use palavras-chave relevantes para o segmento do seu restaurante na bio do seu perfil.

Pois elas ajudam o seu perfil a aparecer nas buscas e ser sugerido na aba de pesquisa.

Tenha um perfil fácil de memorizar. Assim, os clientes irão encontrar com mais facilidade.

2. Mostre mais do que o seu Cardápio

Embora publicar fotos dos pratos seja uma boa forma de como divulgar no Instagram, procure mostrar mais do que apenas o seu cardápio.

Publique fotos e vídeos para transmitir a atmosfera do ambiente. Por exemplo, fotos da equipe, dos coquetéis da casa, de eventos especiais e de detalhes do restaurante.

Essa é uma forma de mostrar aos clientes uma amostra da experiência que terão ao pedir ou frequentar o seu estabelecimento.

3. Capriche na Qualidade das Fotos

O Instagram é a rede social das fotos. Por isso, é preciso caprichar na qualidade das imagens para atrair a atenção dos seus seguidores.

Mas isso não significa que você precisa gastar muito para ter qualidade. É possível tirar boas fotos até mesmo com um smartphone.

Afinal, hoje em dia, existem muitos celulares com câmeras muito boas por um preço acessível.

Além disso, uma foto de qualidade não envolve apenas a qualidade da câmera, mas também:

  • Criação de um cenário
  • Harmonia dos elementos na foto
  • Apresentação do prato 
  • Edição da imagem

E muitos outros elementos que você pode personalizar para ter uma foto perfeita.

4. Conte uma História com as Fotos

As pessoas gostam de conhecer as histórias por trás das fotos e imagens, assim como a história dos lugares que elas frequentam.

Isso também ajuda os seguidores a se identificarem com o seu restaurante e a construir uma relação ainda mais próxima com o seu negócio.

Então, utilize as publicações do seu Instagram para contar às pessoas a história do seu restaurante, dos seus pratos, da equipe e tudo o que possa ser interessante conhecer.

5. Publique com Frequência

Um dos critérios que o Instagram considera para entregar mais o seu conteúdo para os seguidores é a frequência de publicações.

Assim, busque manter uma regularidade nos posts de pelo menos uma publicação a três por dia, alternando o tipo e o formato do conteúdo.

Além disso, analise quais são os melhores horários para publicar e alcançar mais pessoas. Para saber quais são esses horários, basta acessar as ferramentas de análise que o próprio Instagram disponibiliza no aplicativo.

6. Utilize a Loja do Instagram

A Loja do Instagram foi lançada recentemente e é um recurso desenvolvido para empresas que usam a plataforma para vender.

Ela funciona como uma vitrine virtual na qual o cliente pode comprar diretamente pelo Instagram apenas clicando na foto.

Para isso acontecer, basta você :

  • Criar uma loja no Instagram para o seu restaurante;
  • Vincular ao seu Site Delivery, que você pode criar grátis no MenuDino;
  • Configurar um catálogo;
  • Vincular a loja no Instagram;
  • Marcar os produtos na foto.

Depois que finalizar o processo, os clientes poderão comprar facilmente seus produtos no Instagram quando estiverem olhando o seu perfil e sentir vontade de experimentar seus pratos.

Crie uma loja no Instagram para o seu restaurante vender na plataforma.

7. Utilize Geotags e Hashtags

As geotags são tags de localização que permite marcar nas imagens postadas a localidade em que as fotos foram tiradas.

Esse recurso permite que usuários encontrem o seu estabelecimento quando pesquisam algo relacionado a restaurantes dentro da sua área de alcance.

Já as hashtags são palavras-chave associadas ao seu restaurante e ao seu segmento. Elas ajudam a promover o seu restaurante nas pesquisas relacionadas à área da alimentação.

Em ambos os casos, os clientes podem usar as geotags e as hashtags para marcar o perfil do seu restaurante quando publicam uma foto ou story no Instagram.

Por isso, recomendamos que crie uma hashtag personalizada com o nome do seu restaurante, por exemplo: #nomedoseurestaurante, e use geotags em todas as publicações feitas no seu perfil.

8. Use o Reels e o Story do Instagram

O Story e o Reels são duas funcionalidades extremamente boas e estratégicas de como divulgar no Instagram o seu restaurante.

No Story, você pode registrar vídeos curtos, fotos ou boomerang com:

  • Textos
  • Gifs
  • Perguntas
  • Enquetes relacionadas a algo ou à rotina do seu restaurante.

Por outro lado, o Reels permite que você crie vídeos de até 60 segundos e é uma tendência que está em alta entre os usuários do Instagram, pois veio para fazer concorrência com o Tik Tok.

Então, você deve aproveitar ao máximo essas duas funcionalidades para mostrar ao seu público um pouco mais do seu restaurante. 

E, em geral, elas atraem bastante interação e engajamento dos seguidores, como comentários, curtidas e compartilhamentos.

Crie stories criativos para divulgar seu restaurante no Instagram.

9. Compartilhe seu Conteúdo em Outras Redes Sociais

Embora produzir conteúdo relevante para as redes sociais gere ótimos resultados, sabemos que isso demanda bastante do seu tempo.

Por isso, nossa dica é que você aproveite os conteúdos produzidos para o Instagram e compartilhe-os em outras redes sociais do seu restaurante.

Assim, você otimiza sua produção de conteúdo e consegue manter todos os seus perfis em outras redes sociais ativos.

10. Crie anúncios pagos no Instagram Ads

Os anúncios pagos no Instagram Ads ajudam a impulsionar suas publicações e o seu perfil para alcançar público qualificado por meio da segmentação.

Com os anúncios pagos, você consegue mais:

  • Visibilidade para o seu perfil
  • Atração e reconhecimento
  • Cliques no seu site
  • Visualizações de vídeo
  • Download do seu aplicativo próprio

Você mesmo pode personalizar quando deseja investir e configurar os anúncios no próprio aplicativo do Instagram ou pelo Gerenciador de anúncios do Facebook.

11. Divulgue Promoções e Cupons de Desconto

Outra ótima maneira de como divulgar no Instagram é usá-lo para promover as promoções e cupons de desconto do seu restaurante.

Você pode publicar stories ou fazer uma publicação para divulgar suas promoções e cupons de desconto. Ou então criar concursos e campanhas para os seguidores participarem.

Além de aumentar suas vendas, isso também vai incentivar a interação e engajamentos dos clientes com o seu perfil e crescer o número de seguidores.

No Consumer, você pode criar suas promoções e cupons de desconto de forma muito simples e ter controle total sobre elas.

12. Crie Cenários e Detalhes Instagramáveis para Fotos

O sucesso do Instagram é tão grande que hoje ter um espaço decorado para tirar fotos aumenta as chances dos seus clientes divulgarem seu restaurante por vontade própria.

Esse espaço já ganhou até um adjetivo: instagramável.

Trata-se de cenários ou detalhes perfeitos para serem fotografados e postados no Instagram marcando a localização e o perfil do seu restaurante.

Portanto, criar cenários e detalhes Instagramáveis para fotos é uma estratégia perfeita de como divulgar no Instagram.

13. Explore os vídeos e a IGTV do Instagram

Os vídeos e a IGTV do Instagram são ótimas ferramentas para divulgar seu restaurante nessa plataforma. Principalmente porque são as funcionalidades queridinhas do aplicativo.

Na pandemia, a IGTV ganhou destaque entre os usuários do Instagram com vídeos que chegavam até uma hora de duração, as chamadas lives.

Além disso, a própria plataforma anunciou esse ano que vai começar a focar mais em vídeos do que em imagens.

Portanto, busque explorar mais os vídeos e a IGTV para alcançar mais usuários e visibilidade para o seu restaurante no Instagram.

Assim, você não vai perder nenhuma oportunidade de estar mais próximo dos seus clientes e criar a presença digital essencial para negócios hoje em dia!

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14. Coloque o link do seu Site com Cardápio no Story

Recentemente, o Instagram liberou o recurso de colocar o link de sites nas publicações do Story.

Antes, esse recurso só era permitido para perfis com mais de 10 mil seguidores e se chamava “arrasta pra cima”. Mas o Instagram percebeu o potencial para gerar oportunidades e criou um sticker para colocar o link de sites.

Assim, essa é uma ótima forma de divulgar no Instagram, já que os clientes poderão clicar no link e ir direto o seu site Delivery e cardápio online.

Então, aproveite esse recurso e coloque o seu site sempre que postar algum story no perfil do seu Delivery.

Gostou das nossas dicas? Então correr para colocá-las em práticas e fazer a divulgação do seu restaurante no Instagram para ter sucesso nas suas vendas!

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.