Skip to main content
Bares e RestaurantesCardápioDeliveryDicas para empreendedoresMenuDino

7 Dicas de Como Elaborar Carta de Vinhos para Restaurantes

By janeiro 12th, 2023No Comments

Elaborar uma carta de vinhos pode ser um diferencial para atrair mais clientes para os restaurantes.

Afinal, o vinho é considerado uma bebida sofisticada, com muitas variedades para diferentes paladares e que combina com diversos pratos.

Assim, apresentar essa bebida no formato de carta de vinhos demonstra mais profissionalismo aos clientes do seu restaurante. 

Entretanto, não são muitos os restaurantes que investem em criar um cardápio de vinhos. Seja porque não faz parte da proposta do estabelecimento ou porque não sabe como fazê-la.

Assim, pensando em ajudar você que deseja ter esse diferencial, reunimos 7 dicas de como elaborar uma carta de vinhos para restaurantes.

Continue lendo para descobrir quais são elas!

7 Dicas de Como Elaborar uma Carta de Vinhos para Restaurantes

Uma carta de vinhos nada mais é do que uma seleção de vinhos para o cardápio do restaurante. Ela tem a função de organizar e ajudar a orientar a escolha dos clientes.

Por ser uma bebida que vai muito bem com comemorações e momentos especiais, muitos clientes optam pelo vinho quando frequentam restaurantes.

Mas a maioria dos consumidores não possuem conhecimento sobre vinhos. Por isso, ter uma carta de vinhos ajudará os clientes a escolher, assim como ajudará seu restaurante a vender mais.

Por outro lado, os consumidores que conhecem bem sobre vinhos irão ter mais confiança para consumir no seu restaurante.

Assim, trouxemos 7 dicas para ajudar você a criar uma carta de vinhos para o seu restaurante ter um diferencial atrativo e competitivo! Confira:

1. Contrate um Sommelier de Vinhos

O Sommelier de vinhos é um profissional especializado em vinhos que irá ajudar a escolher, comprar, armazenar, além de indicar a bebida para os clientes.

Contratar esse profissional para o seu restaurante facilitará o trabalho de elaboração da carta de vinhos, pois ele poderá ser responsável por essa tarefa.

Assim, você irá somente supervisioná-lo, mas o sommelier será responsável por todo o processo de criar a carta de vinhos.

Mas, é claro, nem todo restaurante pode fazer o investimento nesse profissional. Mas, não se preocupe, é possível fazer sua carta de vinhos sem necessariamente ter um sommelier.

Você pode contratar seus serviços como consultor para ajudá-lo no começo e depois adaptar ao longo do tempo ao seu restaurante.

Conte com a ajuda de um sommelier de vinhos (Imagem: Freepik)

2. Escolha Vinhos que Combinem com o seu Restaurante

Ao escolher os vinhos que farão parte do seu cardápio, é necessário levar em conta: o estilo do seu restaurante e o perfil dos seus clientes.

Por exemplo, se o seu estabelecimento for um restaurante temático ou de alguma culinária internacional, os vinhos também precisam seguir a proposta.

Além disso, não escolha os vinhos com base em seus gostos. O que deve prevalecer – sempre – é o perfil dos seus clientes em relação às bebidas.

3. Tenha Opções de Vinhos Nacionais e Importados, Mais acessíveis e mais Caros

É sempre importante ressaltar que oferecer opções variadas para todos os gostos e bolsos ajuda o seu restaurante a ter mais clientes satisfeitos.

Portanto, invista em variedades na carta de vinhos do seu restaurante para atender a um público maior e, assim, vender mais.

Sendo assim, invista em vinhos importados, mas também em vinhos nacionais. Tenha vinhos mais caros na carta, mas não se esqueça de colocar opções mais acessíveis.

4. Organize a Ordem dos Vinhos no Cardápio

A ordem dos vinhos no cardápio não pode ser feita de qualquer maneira, pois existem critérios para ordená-los corretamente na carta.

O primeiro critério é geográfico. Assim, deve-se começar primeiro com os vinhos da sua própria região e do país onde o restaurante está localizado.

Entretanto, se o seu restaurante trabalha com uma culinária internacional, por exemplo, a culinária francesa, então deverá começar pelos vinhos franceses.

Depois, você irá segmentar os vinhos por tipos, como por exemplo:

  • Tintos
  • Brancos
  • Rosés
  • Espumantes
  • Fortificados
  • Vinhos de sobremesa
  • Digestivos, etc.

Isso fará com que a carta de vinho fique fácil para o cliente escolher qual vinho ele deseja degustar.

Ter uma carta de vinhos pode ajudar seu restaurante a aumentar as vendas (Imagem: Freepik)

5. Informações Complementares Sobre os Vinhos

Assim como o cardápio principal, a carta de vinhos também precisa conter descrições com informações sobre as bebidas.

Isso serve tanto para ajudar o cliente a conhecer melhor o que ele quer beber quanto para ajudar a vender mais vinhos.

Algumas informações obrigatórias sobre os vinhos que devem estar presentes nas descrições são:

  • Nome completo
  • DOC ( Denominação de Origem Controlada)
  • Ano da safra
  • Nome da vinícola
  • Graduação alcoólica
  • Casta e produtor

E não se esqueça de colocar os preços por taça e garrafa! Todas essas informações são essenciais para ajudar os clientes a fazerem sua escolha.

6. Indique a Melhor Harmonização dos Vinhos com o Cardápio

Outra dica importante e que fará toda a diferença na hora de apresentar a carta de vinhos do seu restaurante aos clientes é a harmonização dos vinhos com pratos.

Ao indicar quais são os vinhos que combinam com cada prato que está no seu cardápio principal, o cliente terá mais facilidade para escolher sua bebida.

Em especial, se ele não for um(a) conhecedor(a) de vinhos. Assim, o cliente não terá dificuldades para saber qual vinho combina com o prato que ele pediu.

Por exemplo, se você tem uma pizzaria ou um restaurante à la carte, indique quais vinhos combinam mais com: massas, carnes, peixes, molhos vermelhos e brancos, etc.

Crie um cardápio online grátis no MenuDino!

7. Crie uma Categoria Para Carta de Vinhos no Cardápio Online

E para deixar ainda mais fácil para o cliente, recomendamos que você crie uma categoria exclusiva para carta de vinhos no seu cardápio online!

Assim, o cliente poderá acessar o cardápio de vinho antes mesmo de ir ao seu restaurante. Com isso, ele poderá se adiantar para fazer sua escolha.

Além de ser mais fácil para você fazer alterações no menu de vinhos quando precisar e mais econômico, pois não vai precisar gastar pela reimpressão.

Gostou das dicas? Esperamos ter ajudado você a elaborar a carta de vinhos do seu restaurantes, mas ainda temos mais um dica para você:

Seu Restaurante Ainda não Tem um Cardápio Online? Faça Grátis no MenuDino!

Se o seu restaurante ainda não tem um cardápio online, as chances de você estar perdendo vendas e dinheiro são enormes.

Afinal, o cardápio online é uma ferramenta estratégica para restaurantes que desejam começar a vender online.

Aliás, boa parte das vendas de restaurantes hoje em dia acontecem pelo Delivery online. Não estar no e-commerce significa não existir no mundo online das compras no food service.

Por isso, o MenuDino oferece a oportunidade para bares e restaurantes criarem um cardápio online gratuito.

Com ele, será possível receber pedidos online integrados ao WhatsApp e ainda ter um sistema de gestão gratuito para o seu restaurante.

Clique aqui e faça seu Cardápio online grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.