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Como Evitar Filas no Caixa do Seu Restaurante?

By março 20th, 20232 Comments

Quando um estabelecimento começa a crescer, é comum encontrar problemas como filas.

Porém, nesse momento, em que aglomerações são proibidas, filas são impensáveis.

Saber evitar filas no caixa ou na frente do seu restaurante em processo de retomada é imprescindível para a saúde tanto do seu negócio quanto a de todos os envolvidos nele.

Hoje, você vai entender:

  • Por Que Filas Podem ser um Sintoma de que Seus Processos Andam Mal
  • Por Que Elas Aparecem e Crescem tão Rápido
  • Como Evitar Filas no seu Restaurante

Por Que Filas Intermináveis Podem Significar que Seus Processos Precisam de Melhora?

Ninguém gosta de ficar esperando.

Mesmo quando vale a pena a espera, pode ser um motivo que desmotiva o cliente a frequentar seu espaço.

A existência de uma fila de espera é aceitável. Entretanto, ela não pode ser grande demais.

Exagero no tempo de espera leva à impaciência e, no fim, você tem um cliente já sentado à mesa descontente.

O problema é: o imediatismo, um fator humano da atualidade.

As pessoas procuram cada vez mais recompensas imediatas. 

Pesquisas apontam que Isso é resultado da tecnologia e da modernidade.

Tantas respostas e ferramentas prontas para nosso uso diminuem a percepção do quanto precisamos esperar por algo.

Seja isso bom ou ruim, o ato de esperar tornou-se indesejado, principalmente pelas novas gerações.

Filas são impensáveis nesse momento. Como evitar filas no seu restaurante e manter a segurança?

Portanto, se seus clientes estão esperando demais, não deixe que uma reclamação apareça, tome as providências agora.

Pensando nessa necessidade, hoje te passamos algumas dicas para diminuir o tempo de espera e evitar filas no seu restaurante, seja no caixa ou na entrada.

Por Que as Filas Aparecem e Crescem tão Rápido?

A fila nem existia até alguns minutos atrás. 

Uma mesa pediu a conta e, quando você percebeu, já havia pessoas no caixa esperando para fechar a conta também.

Ao mesmo tempo, uma fila se formava na entrada esperando mesas serem liberadas. 

Clientes não podiam sair, pois aguardavam o fechamento da conta, e outros não conseguiam se sentar, pois não havia mesas livres.

Quer saber o que causou tudo isso? A demora no fechamento da conta! 

Ao mesmo tempo que seu garçom ou caixa está ocupado dividindo a conta de uma mesa em seis pessoas, tem uma outra mesa com quatro aguardando para fazer o mesmo processo.

Isso pode (e vai) tomar muito tempo do colaborador e do cliente!

Pense nisso: como você divide as contas hoje em dia? Provavelmente pega o valor unitário de cada item e soma com a calculadora, não é mesmo? 

E quando você precisa dividir um único ítem em várias pessoas, como uma pizza ou uma porção? De novo: calculadora.

“Mas é fácil usar a calculadora!” Pois é, naquele momento pode parecer a melhor maneira, mas lembra daquela fila? 

Os processos do caixa ficam muito mais rápidos com soluções inteligentes e ajudam a evitar as filas nos restaurantes.

Enquanto você está buscando a calculadora, perguntando qual é a parte de cada um, somando e dividindo, anotando o que foi pago e calculando o que sobrou, a fila está aumentando e aumentando…

E quando um cliente precisa ir embora e fechar sua parte da conta antes do resto da mesa deixar o restaurante? Como você mantém esse controle?

Enfim, foi diante de tudo isso que pensamos nesse passo a passo. Confira.

Como Evitar Filas no Seu Restaurante?

Confira como reduzir drasticamente o tempo de espera para o caixa do restaurante e, também, como estender esse benefício à fila da entrada.

Para esse passo a passo, utilizaremos o Programa Consumer para Desktop, desenvolvido exclusivamente para suprir as necessidades dos estabelecimentos da área da alimentação.

O recurso de divisão automática da conta é exclusivo do Consumer e garante um controle total sobre os pedidos e agilidade do atendimento.

1. Abra a Conta da Mesa

Ao abrir a conta de uma mesa, fica disponível no sistema a possibilidade de inserir produtos a conta em qualquer momento.

Ao mesmo tempo, é possível fechar parte da conta sempre que desejado pelos clientes.

Portanto, se um cliente decidir se levantar e acertar sua parte antes que os amigos da mesa, você faz isso automaticamente.

2. Selecione os Produtos que Serão Pagos pelo Cliente em Questão

Para fazer esse fechamento automatizado, selecione os produtos que o cliente deseja abater da conta.

Se o valor de um desses produtos será dividido entre várias pessoas, basta seguir o passo a seguir.

3. Divida Produtos no Número de Pessoas que Irão Pagá-lo

Com alguns cliques, você escolhe qual produto será dividido e em quantas pessoas.

Cada um acerta sua parte e, pronto! O sistema já entendeu que você dividiu a conta.

Agora, é possível adicionar ainda mais produtos, caso o restante da mesa continue consumindo, e terminar de fechar a conta assim que os clientes desejarem.

4. Repita o Processo Sempre que Alguém for Pagar

O processo é simples e é o mesmo em todo fechamento.

Só não se esqueça de cadastrar o nome dos clientes, isso garante com que você possa conferir, mais tarde, no sistema, o ticket médio daquele cliente, o quanto ele consumiu no seu estabelecimento até hoje e muito mais!

5. Feche o Pedido 

Fácil, não é mesmo? Porém, esse é um processo impossível se você não tiver um sistema de gestão de alta qualidade.

Você Precisa de um Sistema de Gestão Especializado

O Programa Consumer é o único sistema de gestão que te ajuda a economizar tempo e dinheiro, pois aceleramos seus processos e os tornamos intuitivos e práticos.

Somos assim porque sabemos das necessidades dos nosso clientes, necessidades que exclusivas ao universo da gastronomia.

Portanto, sabemos quanto o tempo é valioso para seu restaurante. Além disso, conhecemos a importância de um bom atendimento ao cliente e que cada detalhe faz diferença.

Dessa forma, desenvolvemos um sistema pensado exclusivamente em estabelecimentos da área da alimentação com soluções como comanda eletrônica, controle de caixa, de estoque e muitas outras perfeitas para tornar a gestão mais fácil.

Com o Consumer, é possível reduzir as filas, seja na entrada ou na frente do caixa, integrar com os pedidos do delivery e ainda ter um controle total sobre tudo o que acontece no seu negócio.

Não perca tempo, não deixe seus clientes esperando, confira a demonstração online ou teste gratuitamente.

Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

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