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Desde que a pandemia surgiu, tem-se ouvido muito falar sobre o conceito de digitalização de restaurantes.

Entretanto, tal conceito ainda permanece um pouco confuso para uma parte de donos(as) de restaurantes.

Embora não seja um tema tão recente, ao contrário, trata-se de uma tendência já esperada no setor de bares e restaurantes, ele ganhou grandes proporções na pandemia.

Aliás, deixou de ser uma tendência ou diferencial e passou a ser uma necessidade essencial para se manter atuante e competitivo no mercado alimentício.

Portanto, se você deseja aprofundar-se neste assunto, preparamos este conteúdo para ajudar a entender melhor:

  • O que é Digitalização de Restaurantes?
  • Por que investir na Digitalização de Restaurantes?
  • Como Fazer a Digitalização de Restaurantes?

Continue lendo e mantenha-se atualizado dos principais assuntos no setor de bares e restaurantes!

O que é Digitalização de Restaurantes?

A transformação digital de diversos setores da economia é resultado das diversas mudanças que a tecnologia promoveu no mundo.

Dentre elas, a criação e o desenvolvimento do mercado digital.

Assim, a digitalização de restaurantes consiste em um modelo de negócio que implementa a tecnologia na gestão de restaurantes. 

Com isso, automatiza e digitaliza os processos – do recebimento de pedidos à produção e demais processos operacionais.

Essa digitalização pode acontecer desde o início do negócio. Mas também pode ser um processo de adaptação posterior do modelo tradicional para o digital.

Hoje, a segunda opção é a mais recorrente, principalmente porque a pandemia impulsionou o processo de digitalização de restaurantes. 

Isso porque, para continuar vendendo durante o período de isolamento social, restaurantes precisaram se adaptar de um dia para o outro. 

Portanto, a solução foi investir em canais de venda online e, assim, disparou a criação de:

Daqui em diante, mais e mais restaurantes terão que se adaptarem se quiserem sobreviver e ser competitivo no mercado.

Aplicativo Delivery sem taxas para restaurantes

Por Que Investir na Digitalização de Restaurantes?

Falar em digitalização de restaurantes não é mais uma previsão para o futuro, mas uma condição obrigatória para vender na realidade presente.

Isso porque o mercado e os consumidores estão cada vez mais digitais. A principal prova disso é o aumento das compras por site e aplicativos nos últimos 2 anos.

Segundo o Statista, o Brasil representou 48,77% das vendas por Delivery em toda a América Latina em 2020. Ou seja, quase metade da porcentagem concentrada em um único país, o Brasil.

Portanto, há um mercado em constante expansão com enorme potencial para restaurantes.

Tudo isso está relacionado ao fato de que as compras online oferecem mais comodidade e praticidade para os consumidores. 

Afinal, ao pedir pelo Delivery de refeições, o cliente:

  • Economiza tempo
  • Recebe a refeição sem sair de casa
  • Não precisa se preocupar em cozinhar todos os dias
  • Não perde tempo esperando em filas
  • Pode fazer o pagamento online
  • Tem mais opções para conhecer novos restaurantes e sabores 

Então, investir na digitalização do mercado agora é ter visão estratégica de negócio, sabendo aproveitar oportunidades para crescer o seu restaurante!

Como Fazer a Digitalização de Restaurantes com o Consumer?

Quando pensam em digitalizar seus restaurantes, os marketplaces são a primeira opção que vem à cabeça na maioria de donos(as) de restaurantes.

É claro que os marketplaces oferecem algumas vantagens. Entretanto, a pior desvantagem deles é cobrar taxas altas e não proporcionar o contato direto do restaurante com seus clientes.

Assim, acabam ficando no controle do seu Delivery e com a maior parte do seu lucro.

A necessidade de digitalizar restaurantes cresce cada vez mais. (Imagem: Freepik)

Portanto, a melhor opção é investir em um canal de Delivery próprio sem taxas, podendo ser um site ou aplicativo.

No caso do Consumer, ele tem o portal MenuDino que permite que você faça isso de forma rápida e sem nenhuma burocracia para aprovação de cadastro.

Aliás, oferece até a opção de criar um site Delivery gratuito para ajudar na digitalização de restaurantes por todo o Brasil.

Veja como fazer a digitalização de restaurantes com o Consumer:

Tenha um Sistema de Delivery

Ter um sistema de Delivery facilita a gestão dos processos no dia a dia dos restaurantes, pois centraliza e integra tudo em um só lugar.

Com o Consumer, por exemplo, você terá acesso a:

Assim, mantém seu Delivery organizado, sem perder tempo com retrabalho dos processos manuais.

Crie um Cardápio Online

Criar um cardápio online no Consumer é simples e gratuito!

Você pode criá-lo usando a versão básica do Consumer, sem necessidade de contratar o sistema de gestão.

O cardápio online é essencial para a digitalização dos restaurantes, pois é através deles que os clientes terão acesso aos seus produtos.

Por isso, capriche nas fotos e nas descrições dos pratos e bebidas, de forma que elas fiquem atrativas e despertem o apetite dos consumidores.

Publique seu Site Delivery Grátis no MenuDino

Após criar o cardápio online, você tem a opção de publicá-lo em um Site Delivery no MenuDino totalmente gratuito!

Com o site Delivery do MenuDino, os restaurantes poderão receber até 30 pedidos mensais integrados ao sistema de gestão.

Além disso, poderão receber pedidos ilimitados pelo WhatsApp!

Assim, você terá um site para compartilhar, divulgar e vender sem pagar nada por isso. É uma ótima oportunidade para começar a digitalizar seu restaurante.

Invista no seu Aplicativo próprio

Mas, para quem já está preparado(a) para dar um passo à frente e se destacar da concorrência, investir no aplicativo próprio é a melhor opção para se digitalizar.

No MenuDino, você pode criar seu Aplicativo Delivery e ter um canal de vendas online exclusivo para o seu restaurante. Sem comissões ou taxas sobre as vendas.

Todos os pedidos são integrados, sem limites de quantidade, e ainda tem diversos recursos para impulsionar as vendas, por exemplo:

Além de um espaço só seu, sem disputar a atenção dos clientes com outras centenas de restaurantes, como acontece nos marketplaces.

Use todas as Soluções Consumer em seu Favor

O Consumer tem diferenciais que os marketplaces e outros sistemas não têm. É o caso das suas soluções para Delivery.

No Consumer, você pode contar com soluções inovadoras para ajudar seu restaurante se digitalizar e alavancar suas vendas pelo Delivery, como:

Inclusive, algumas dessas soluções são inéditas do mercado de Delivery, ou seja, só tem no Consumer. Como, por exemplo, o Smart Delivery e o Consumer Ads.

Com elas, você tem todas as ferramentas que precisa para digitalizar seu restaurante e ter um Delivery sucesso em vendas!

Consumer: o Melhor Aliado na Digitalização de Restaurantes

O Consumer está há mais de 10 anos ajudando bares, restaurantes e negócios da área da alimentação a melhorar a gestão de processos.

Na era do Delivery, o Consumer já era pioneiro antes mesmo da pandemia forçar os estabelecimentos a se adaptarem ao digital de uma hora para outra.

Isso porque o Consumer tem visão de mercado e antecipa tendências. Por isso, já oferecia o site e o aplicativo entre suas soluções para restaurantes.

Depois, para melhorar o que já era bom, desenvolveu soluções para organização de pedidos, assim como para logísticas de entregas.

É por tudo isso que o Consumer é o melhor aliado na digitalização de restaurantes. Ele pensa em cada detalhe e em cada necessidade dos restaurantes!

Junte-se aos mais de 30 mil restaurantes que fizeram a escolha certa já usam o Consumer para a gestão dos processos e do Delivery.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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