A gestão de estoque deve ser uma das maiores prioridades para quem tem um negócio na área da alimentação.
Isso porque a matéria-prima e os produtos com os quais se trabalha neste setor requerem muito cuidado ao serem armazenados.
Como boa parte dos produtos costumam ser perecíveis, é preciso evitar o excesso para não não haver desperdícios, perdas de produtos e prejuízos financeiros.
Em contrapartida, também não pode faltar produtos para atender à demanda.
Dessa forma, a gestão de estoque é responsável pela previsão de demanda dos pratos e bebidas oferecidos no cardápio e de cada item que os compõe.
Logo, é necessário e extremamente importante que se tenha um gerenciamento de estoque eficaz e de qualidade.
Mas a grande pergunta é: como fazer uma gestão de estoque que dê conta de monitorar corretamente o estoque de todos os produtos?
Incluindo os insumos e complementos adicionais.
Bom, aqui vamos mostrar como o Programa Consumer tem a solução que simplifica e otimiza esse processo de uma forma bem prática.
Confira!
Você também pode gostar de ler: Qual o segredo para um controle de estoque eficiente?
Como o Programa Consumer pode melhorar a gestão de estoque do seu restaurante?
Encontrar o equilíbrio de compra, armazenamento e venda, além de ter um controle de entrada e saída do estoque é uma tarefa complexa.
Porém, é possível descomplicar esse processo com o auxílio de um sistema de gestão totalmente focado no ramo da alimentação.
Estamos falando do Programa Consumer.
Com 10 anos de atuação totalmente focada no setor de alimentação, o Consumer tem soluções que resolvem os problemas típicos e específicos de quem trabalha nessa área.
O Consumer tem funcionalidades exclusivas e inteligentes que modernizam e automatizam a gestão de estoque.
A principal vantagem é que todos os processos são interligados e podem ser realizados em um único lugar, sem retrabalho e perda de tempo.
Confira os detalhes do controle de estoque no Programa Consumer:
Controle de estoque simplificado com o Programa Consumer
No controle de estoque simplificado, o giro de estoque é feito automaticamente a partir do registro de entrada e saída de produtos.
Funciona assim:
- Supomos que a quantidade de Coca-Cola do seu estoque atingiu a quantidade mínima;
- Então, você o reabastece com 150 latas de Coca-Cola;
- Ao fazer o registro de entrada com a nota fiscal no Programa Consumer, o estoque é atualizado;
- Toda vez que uma Coca-Cola for lançada em um pedido e a compra for finalizada, ela será retirada do estoque automaticamente.
A atualização da quantidade de Coca-Cola será feita em tempo real. - E tem mais: sempre que o estoque mínimo for atingido, o Consumer avisa para você que é preciso reabastecê-lo.
Dessa forma, fazer a gestão de estoque depende menos do seu trabalho manual e tem menos riscos de acontecer erros, já que o processo é feito com tecnologia.
Portanto, ganha-se mais tempo para se dedicar a outras áreas e processos do seu restaurante.

O Consumer automatiza a gestão de estoque e você ganha mais tempo e assertividade no processo.
Controle de estoque por ficha técnica de insumos e ingredientes com o Programa Consumer
Fazer o controle de estoque de produtos que levam vários insumos e ingredientes em sua composição pode ser bem complicado se você usa planilhas.
Por exemplo, como fazer a gestão do estoque dos insumos e ingredientes que vão em um hambúrguer?
Com o Consumer, é bem simples: basta fazer a ficha técnica do hambúrguer.
Na ficha, cadastre todos os insumos utilizados em sua produção.
Ao fazer a ficha técnica dos seus pratos, os insumos e ingredientes ficam vinculados ao produto.
Assim, sempre que um hambúrguer for vendido, a quantidade de insumos usados para fazê-lo é retirada do estoque automaticamente.
Além disso, a ficha técnica é importante e indispensável para a precificação dos produtos oferecidos no cardápio do seu restaurante.
Controle de estoque de complementos e itens adicionais com o Programa Consumer
O item adicional ou complemento é aquela quantidade de queijo, bacon ou burger a mais que o cliente adiciona ao produto quando faz o pedido.
Acontece que a maioria das planilhas e dos sistemas de gestão não possuem um controle sobre a venda desses itens adicionais e complementos.
Isso significa que eles não são retirados do estoque quando são vendidos.
Portanto, se o seu controle atual não tem essa funcionalidade, a sua gestão de estoque não será eficiente.
Isso porque quando chegar o momento de realizar os inventários periódicos de estoque, haverá desfalque desses itens.
O Programa Consumer está constantemente atualizando-se e atento às necessidades dos seus clientes.
Por isso, nosso software já realiza esse processo automaticamente.
Todo item adicionado ao produto final é retirado do estoque quando a conta é fechada.
Dessa forma, você economiza tempo e não precisa se preocupar com erros em seu estoque.

No Consumer, os itens adicionais e os complementos também são retirados do estoque. Isso faz com que o estoque fique sempre atualizado.
Experimente Grátis a Gestão de Estoque do Programa Consumer
Agora que você já sabe como o Consumer facilita todo o processos de gestão de estoque, chegou a hora de usá-lo na prática!
Para que você faça uma escolha segura e com confiança, oferecemos um teste grátis por 15 dias.
Descomplique sua rotina de gestão com o Programa Consumer!
E você como tem feito a gestão de estoque do seu negócio?