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Aprender como fazer anúncios no Google Ads é diferencial para donos(as) de restaurantes que desejam atrair mais clientes e divulgar seu negócio na internet.

Afinal, o Google é o maior e principal mecanismo de buscas usado por milhares de usuários todos os dias e no mundo inteiro.

Portanto, ao pensar em estratégias de Marketing Digital para restaurantes, é essencial incluir o Google Ads.

Principalmente porque nele concentram-se inúmeros formatos de campanhas, permitindo que você escolha aquela que mais se encaixe aos seus objetivos.

Assim, anunciar no Google significa estar ao alcance de potenciais clientes e ter mais chances de aumentar as vendas do seu negócio.

Embora seja tão impressionante, poucos(as) donos(as) de restaurantes sabem como utilizar a plataforma para criar anúncios.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para ensinar a você como fazer anúncios no Google Ads e alavancar o seu restaurante. Aqui, você vai poder conferir:

  • O que é o Google Ads?
  • Como Funciona o Google Ads?
  • Como Fazer Anúncios no Google Ads para Restaurantes?

Ao final, ainda teremos uma dica de solução que facilitará ainda mais a criação de anúncios no Google para restaurantes. Portanto, continue lendo!

O Que é o Google Ads?

O Google Ads, antes chamado de Google AdWords, é a plataforma de criação de anúncios online da Google.

Trata-se de um serviço de publicidade online que permite ao anunciante criar seus próprios anúncios para exibi-los nos resultados das buscas do Google.

Hoje, o Google Ads representa uma das principais soluções para criar presença online, atrair e captar clientes no e-commerce. Além de gerar receita para as empresas.

Sendo assim, o Google Ads é uma forma de fazer o seu negócio aparecer no topo do Google, conquistando a atenção dos consumidores.

Aliás, o Google Ads concentra a maior fonte de receita da Google, provando que as empresas do mundo já reconhecem o poder desse serviço.

Como Funciona o Google Ads?

O Google Ads funciona através de anúncios segmentados para perfis de clientes previamente selecionados e buscas de palavras-chave relacionadas ao produto ou serviço.

Assim, o Google Ads exibe seus anúncios, no momento certo, para quem busca no Google aquilo que a sua empresa oferece. Os anúncios aparecem em computadores, notebooks, tablets e smartphones.

A plataforma trabalha com o sistema de Custo por Clique (CPC) e Custo por mil impressões (CPM). Ou seja, o anunciante só paga quando houver clique no link ou a cada mil impressões.

O Google Ads: plataforma de anúncios da Google. (Imagem: divulgação Google)

É possível personalizar os anúncios de acordo com o objetivo, orçamento e segmento. Além disso, o anunciante pode dar início ou parar um anúncio quando desejar.

Diferente da publicidade offline, uma das grandes vantagens do Google Ads é  permitir a mensuração dos resultados obtidos com os anúncios. Por exemplo:

  • O custo médio por clique em suas palavras-chave
  • Taxa de cliques (CTR)
  • Número e custo por conversão
  • Número de impressões

E, claro, outra vantagem é a capacidade de alcançar muitos potenciais clientes que buscam por restaurantes todos os dias no Google.

Como Fazer Anúncios no Google Ads para Restaurantes?

Se você chegou até aqui é porque entendeu que anunciar no Google Ads trará muitos benefícios para o seu restaurante.

Não é à toa que grandes restaurantes e negócios da área da alimentação investem nesse tipo de publicidade.

Afinal, assim, eles conseguem crescer, atrair mais clientes e fortalecer a marca dentro e fora da internet de uma forma mais econômica do que com publicidades tradicionais.

Então, iremos mostrar para você como fazer anúncios no Google Ads e começar a marcar presença do seu negócio na internet.

1º Passo: Crie uma Conta no Gmail

Para fazer o seu primeiro anúncio no Google Ads, o primeiro passo é criar uma conta gratuita no Gmail, caso você ainda não tenha.

Basta acessar o site do Gmail, clicar em “Crie uma conta” e inserir os dados solicitados.

Atraia clientes com anúncios do seu restaurante no Google.

2º Passo: Criar uma Conta no Google Ads

Após criar um e-mail no Google, você deverá criar uma conta no Google Ads. Para isso, será necessário criar uma campanha, que você poderá excluir depois.

Acesse o site do Google Ads e clique em “Começar agora”. Em seguida, você deverá escolher como meta principal da sua publicidade uma entre as quatro opções dadas:

  1. Gerar mais chamadas
  2. Gerar mais inscrições ou vendas pelo site
  3. Gerar mais visitas à loja física
  4. Alcance pessoas e interaja com elas no Youtube

Entretanto, recomenda-se a segunda opção. Na próxima etapa, insira as informações solicitadas:

  • Nome e site do restaurante
  • O local onde o anúncio será exibido
  • Palavras-chave
  • Títulos e descrições
  • Orçamento 
  • Informações de pagamento

Por último, selecione a forma de pagamento. Como esse é um anúncio falso e será excluído logo em seguida, selecione a opção via boleto manual.

Pronto, sua campanha de anúncios foi criada apenas para criar sua conta. Agora, é necessário excluí-la.

Antes, vá na tela inicial do Google Ads, clique em “Configurações” e selecione a opção “Alternar para modo especialista”.

Para concluir, clique na campanha que você acabou de criar, selecione “Editar” e depois “Remover”.

3º Passo: Selecionar o Objetivo do Anúncio

Depois de aprender como criar sua conta, você aprenderá agora como fazer anúncios no Google Ads. Então, vamos lá!

Na tela inicial do Google Ads, clique no sinal “+”  e selecione “nova campanha”. O Google Ads dará as opções de objetivos para os seus anúncios, sendo elas:

  • Vendas
  • Leads
  • Tráfego de site
  • Consideração de produtos e marca
  • Alcance e reconhecimento de marca
  • Promoção de App
  • Visitas a lojas locais e promoções
  • Criar uma campanha sem meta

Escolha uma dessas opções e vá para o próximo passo.

4º Passo: Decidir Onde o Anunciar

Aqui, você deverá informar onde deseja anunciar o seu restaurante: dentro de um raio perto da sua localização ou em uma área maior, como em uma região ou em um país.

Essa etapa é muito importante, pois ajuda a garantir que os anúncios cheguem ao público-alvo certo e tenham melhores resultados.

5º Passo: Criar Títulos e Descrições

Você irá criar os títulos e as descrições dos seus anúncios que ajudarão a comunicar a mensagem do seu restaurante para os clientes.

São frases curtas, com limite de caracteres, e você ainda poderá inserir imagens, se quiser. Capriche nessa etapa, pois essa é a melhor forma de chamar a atenção dos potenciais clientes.

6º Passo: Definir o Orçamento

Agora, você irá definir o orçamento para a sua campanha de anúncios e é você quem decide quanto vai gastar. A partir disso, o Google Ads estima quais serão os resultados que poderá alcançar.

Além disso, só é debitado do seu orçamento quando o cliente clicar no link ou a cada mil impressões. E você pode interromper os anúncios a qualquer momento, assim como iniciá-la novamente.

7º Passo: Agora, é só Publicar!

Após seguir todos os passos de como fazer anúncios no Google Ads que trouxemos aqui, você já pode publicar sua campanha.

Seu restaurante irá aparecer nas pesquisas do Google, nos site parceiros e no Google Maps, alcançando centenas de potenciais clientes na internet!

Consumer Ads: o Jeito mais Fácil de Criar Anúncios no Google para Restaurantes

Para alguns donos(as) de restaurantes, criar anúncios no Google Ads sem a ajuda de um profissional de Marketing pode ser um desafio.

Por isso, a Consumer, em parceria com a Google, criou uma solução inédita e pioneira na América Latinha para simplificar esse processo para restaurantes.

Com apenas 3 passos, você cria seus anúncios no Consumer Ads:

    1. Seu estabelecimento: crie um cardápio online no MenuDino com todos os detalhes do seu restaurante e dos seus produtos
    2. Anúncio no Google: crie sua campanha a partir da sugestão do Consumer Ads
    3. Investimento: selecione o plano que cabe no seu orçamento e a forma de pagamento: pix ou boleto.

Você irá criar anúncios para o seu restaurante sozinho de um jeito mais fácil e terá os mesmos resultados, sem pagar e sem depender de ninguém para ajudá-lo(a).

Assim, essa solução dá mais autonomia para que você mesmo possa criar, acompanhar e mensurar os resultados dos seus anúncios.

Quer mais um motivo para anunciar com o Consumer Ads? Então, lá vai…

Publicando sua campanha e usando R$30 por dia nos primeiros dois meses, você ganha um voucher de R$1200 para vender mais no Google!

Para saber mais detalhes dessa solução poderosa e aproveitar essa oportunidade, visite o site: Consumer.com.br/Ads!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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