Skip to main content
Bares e RestaurantesCardápioDicas para empreendedoresInovaçãoPrograma Consumer

Como Fazer um Cardápio QR Code para Atender Clientes por Mesas?

By novembro 17th, 202323 Comments

Que tal aprender como fazer um Cardápio QR Code para atender seus clientes por mesas com segurança e agilidade?

O cardápio digital ganhou destaque nos últimos dois anos e se tornou um diferencial para o atendimento por mesas.

Afinal, ele permite que o próprio cliente acesse o cardápio e realize seu pedido com o seu celular, sem precisar de um garçom para atendê-lo.

Assim, garante maior segurança em relação ao coronavírus, pois ajuda a manter um atendimento sem contato. Mas esse é apenas um item da lista de vantagens e benefícios que o cardápio QR Code oferece para os restaurantes.

Então, continue lendo para saber:

  • Como fazer um cardápio QR Code para atender clientes por mesas com o Consumer?
  • Como funciona o Cardápio QR Code para o cliente?
  • Quanto custa o Cardápio QR Code do Consumer?
  • 7 Vantagens do Cardápio QR Code do Consumer

Teste grátisComo Fazer um Cardápio QR Code para Atender Clientes por Mesas com o Consumer?

Existem algumas opções de cardápios por QR Code no mercado. Entretanto, para quem procura um cardápio realmente bom, há poucas opções.

Por isso, é necessário fazer uma ampla pesquisa para saber o que outros clientes dizem sobre o cardápio que você está pensando em adquirir. 

Assim, você não fará uma escolha da qual irá se arrepender mais tarde. Portanto, escolher uma empresa que já é reconhecida por suas soluções para restaurantes é o melhor caminho.

A Consumer, por exemplo, está há mais de 10 anos desenvolvendo soluções para restaurantes e Delivery e oferece um cardápio QR Code 100% confiável.

Vários clientes Consumer já estão usando essa funcionalidade para atender seus clientes com a qualidade que eles merecem:

Isso porque é tão fácil fazer o Cardápio QR Code do Consumer quanto seus clientes usá-lo no seu restaurante.  Confira, a seguir, o passo a passo de como fazê-lo com o Consumer para atender seus clientes por mesas.

1º passo: Cadastrar Produtos e o criar o Cardápio Digital

O primeiro passo de como fazer o cardápio QR Code com o Consumer é cadastrar seus produtos no sistema e criar seu cardápio digital.

Esse é um passo muito importante, pois aqui você irá personalizar o seu cardápio com fotos e imagens dos pratos e bebidas. 

Quanto mais detalhado o cardápio for, melhor para a experiência do cliente. Aliás, isso também faz a diferença para ter um cardápio campeão de vendas!

O processo de criar o cardápio digital no Consumer é muito simples e você consegue finalizar em poucos minutos.

Para saber como cadastrar seus produtos, clique aqui. Já para saber como criar e publicar seu cardápio digital, clique aqui.

2º passo: Instalar e Configurar o Consumer Mobile

O segundo passo trata-se de instalar e configurar o Consumer Mobile no seu restaurante. Esse processo vai garantir que os clientes possam acessar o Cardápio QR Code sem necessidade de internet.

Por ser um pouco mais técnico, talvez você precise da ajuda de um profissional de TI ou técnico em informática nessa etapa.

Para conferir o tutorial completo da instalação e configuração do Consumer Mobile, clique aqui.

3º passo: Imprimir o Display de Mesa com o QR Code

Após concluir a etapa anterior, você estará a poucos cliques de ter o seu cardápio QR Code e transformar o atendimento do seu restaurante.

Agora, basta você fazer as seguintes instruções:

  • Acesse o Consumer Desktop
  • Clique em APPs
  • Selecione Consumer Mobile, depois clique em Configurar
  • Na janela que abriu, selecione Cardápio QR Code
  • Então, o sistema irá gerar o QR Code para o seu cardápio e basta você imprimi-lo para colocá-lo nas mesas.

Aliás, o Consumer oferece um modelo gratuito de Display para você imprimir o QR Code e fixá-lo na mesa.

Entretanto, se você preferir, também pode personalizar o seu Display para ficar com a identidade visual do seu restaurante.

Como fazer um cardápio QR Code

Display com o QR Code do cardápio digital da Consumer.

Como Funciona o Cardápio QR Code para o Cliente?

Para o cliente acessar o cardápio QR Code do Consumer no seu restaurante, é muito fácil, rápido e prático.

Além disso, o próprio Display na mesa que contém o QR Code dá as instruções para orientar os clientes, caso eles tenham dúvidas.

Então, vamos lá. Antes de tudo, o cliente precisa estar com o celular em mãos e, em seguida, deve conectá-lo à rede sem fio do restaurante.

Depois, ele irá escanear o QR Code. Vale lembrar que alguns celulares já possuem o leitor de QR Code, outros é necessário instalar um App gratuito com essa função.

Logo após escaneá-lo, o cliente poderá fazer um cadastro simples, mas essa etapa é opcional para ele.

Então, o cardápio irá abrir na tela do celular do cliente e, assim, ele poderá visualizar as opções disponíveis e escolher o seu pedido.

Ao finalizar, todas as informações do pedido irão aparecer para o cliente, inclusive uma senha com a qual ele poderá:

  • Pedir mais itens na comanda
  • Chamar o garçom
  • Fechar a conta

Por fim, quando o cliente fechar a conta, ele pode fazer uma avaliação da experiência no seu restaurante, deixando um feedback para você!

Como fazer um cardápio QR Code

Em poucos cliques, o cliente faz seu pedido pelo cardápio QR code.

Quanto Custa o Cardápio QR Code do Consumer?

Com toda essa tecnologia do cardápio QR Code, você deve estar imaginando que custa muito caro ter essa solução no seu restaurante.

Mas é aí que você se engana. A Consumer possui o preço mais competitivo do mercado e você pode ter o cardápio QR Code por um preço bem acessível.

Com apenas R$60,00 mensais a mais na assinatura premium do Consumer, você consegue mudar o atendimento do seu restaurante e ter processos mais modernos e ágeis.

Além disso, terá um sistema de gestão completo e totalmente integrado com os processos de gestão do seu restaurante.

Clicando neste link, você irá conferir um comparativo entre o cardápio QR Code do Consumer e o cardápio QR do iFood.

7 Vantagens do Cardápio QR Code do Consumer

Agora você já sabe como fazer seu cardápio digital no Consumer, como funciona e quanto ele custa. Também já viu diversos benefícios que essa solução proporciona.

Então, é hora de conferir uma lista com mais 7 vantagens do Cardápio QR Code do Consumer:

1. Integração com o sistema de gestão

O problema de contratar soluções não integradas ao seu sistema de gestão é que os seus processos ficarão descentralizados. Assim, você terá mais trabalho para geri-las, às vezes tendo até retrabalho para conectar um processo ao outro.

Mas com o cardápio QR Code do Consumer, você não terá esse problema, pois ele é totalmente integrado ao Consumer Desktop para simplificar a sua gestão!

Como fazer um cardápio QR Code

Bravos, clientes Consumer, já utiliza o cardápio QR Code!

2. Sem taxa sobre o pedidos

No cardápio digital do Consumer, não há cobrança de taxas sobre cada pedido realizado através dele. Você paga apenas o valor da assinatura, aumentando, assim, a sua margem de lucro.

3. Não é necessário instalar App

Muitos clientes podem não gostar da ideia de precisar instalar mais um App no celular para poder acessar o seu cardápio digital.

Assim, o Consumer também pensou nisso na hora de desenvolver o cardápio QR Code e, portanto, ele não precisa de instalação de App.

Entretanto, a única exceção ocorrerá quando o celular do cliente não tiver a função para escanear.  Somente nesse caso, ele precisará instalar o App com scanner de QR Code.

4. Não precisa de internet

Nem sempre o cliente tem internet em seu celular ou o Wi-Fi do seu restaurantes está funcionando bem.  Isso pode ser um problema se o cardápio digital do seu restaurante depender de internet para ser acessado.

Por isso, seu cliente não precisa de internet para acessar o cardápio QR Code do Consumer, pois ele é conectado à rede off-line do seu estabelecimento.

5. Facilmente modificável

Quando você trabalha com o cardápio físico ou impresso, alterar o cardápio pode ser uma grande dor de cabeça e um grande custo.

Afinal, é necessário mexer no design e reimprimir toda vez que fizer alguma alteração no cardápio. Já no cardápio QR Code, com apenas alguns cliques você consegue modificar itens, preços, fotos, descrições e outros.

6. O pedido vai do celular direto para a cozinha

Com o cardápio QR Code do Consumer, o garçom não precisa perder tempo indo até a cozinha para passar o pedido.

Isso porque, assim que o cliente fecha o pedido, o pedido vai diretamente para a impressora de pedidos ou então para o monitor de preparo.

Então, não é necessário o garçom se deslocar, pois o pedido vai do celular direto para a produção na cozinha.

7. Redução de custos

Uma das principais vantagens do cardápio QR Code é que ele ajuda a diminuir custos no seu restaurante. Com ele, é possível diminuir custos com equipe, já que serão necessários menos garçons no salão.

Além disso, diminui também os custos com impressão de cardápio. Assim, você consegue aumentar sua margem de lucro ou investir mais em outros processos.

Conheça as Soluções que o Consumer tem para o seu Restaurante

O Consumer é o sistema de gestão usado em mais de 30 mil restaurantes espalhados pelo Brasil e está presente no mercado há mais de 10 anos.

Ele está sempre em busca da evolução, criando soluções 100% focadas em bares e restaurantes. Além disso, é indicado pelo Sebrae e pela Google como o melhor sistema para restaurantes.

Você pode conhecer todas as soluções do Consumer com um teste gratuito durante 15 dias sem nenhum compromisso.

Aproveite essa oportunidade: Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

23 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.