Como Fazer uma Pesquisa de Satisfação para Restaurantes?

Aprender como fazer uma pesquisa de satisfação pode levar algum tempo.

Porém, com ela, você será capaz de entender melhor os problemas no seu negócio e resolvê-los o quanto antes.

Uma pesquisa de satisfação de clientes é a melhor maneira de saber se seu produto ou serviço está agradando.

Pois, os melhores aliados do sucesso a longo prazo do seu negócio são os consumidores felizes e dispostos a voltar.

Por outro lado, acredite ou não, clientes insatisfeitos são a maneira mais clara de descobrir problemas que você não percebeu antes - e provavelmente não perceberia se não fosse por uma avaliação ruim.

Justamente por serem tão difíceis de receber que muitos acabam ignorando as avaliações negativas ou, até mesmo, decidem não fazer pesquisas.

No entanto, todo empreendedor precisa saber a importância de ouvir seus clientes, não importa se o que eles têm a dizer irá agradar ou não.

Hoje, você vai aprender o que é, exatamente, e como aplicar uma pesquisa de satisfação, além de conhecer quais os modelos de pesquisa de satisfação diferentes no mercado.

O Que é uma Pesquisa de Satisfação?

Uma pesquisa de satisfação é a maneira mais efetiva de descobrir se seus objetivos estão sendo alcançados.

Ela estreita a relação empresa-cliente e é perfeita para medir a popularidade do estabelecimento. 

Ela pode determinar se o restaurante está agradando em geral ou medir a aceitação de um aspecto em específico, a depender do tipo de pergunta feita.

Juntamente com as vendas e o ticket médio do seu restaurante, esses questionários são capaz de determinar a felicidade dos clientes.

Por isso, criar uma pesquisa é investir no contentamento dos seus clientes e no seu sucesso a longo prazo.

Existem muitas maneiras de fazer uma pesquisa de satisfação, escolher a certa depende do seu objetivo.

Qual o Objetivo de uma Pesquisa de Satisfação?

As pesquisas de satisfação são mais importantes do que você imagina. 

Elas são a maneira que grandes empresas encontram de melhorar seus processos e produtos.

Isso é válido até para fatores que não afetam diretamente o cliente. 

Fatores que, no futuro, poderiam ser um grande prejuízo, mas que são evitado graças a uma breve pesquisa.

Agora que você sabe o quão importante é um questionário de satisfação, vamos aprender quais são os diferentes tipos e qual é o melhor para você.

Quais São os Tipos de Pesquisa de Satisfação?

Existem três tipos de pesquisa diferentes. Cada um é adequado para um objetivo diferente.

Falaremos sobre objetivos a seguir, porém é importante que você saiba que definir o propósito dessa pesquisa é o que norteará todos os seus passos nesse processo.

Confira os principais tipos de pesquisa, suas vantagens e desvantagens:

1. CSAT - Customer Satisfaction Score

  • Avalia o atendimento. Pode ser com duas opções (sim ou não), três (com uma neutra) ou avaliação com escala de 0 a 10;
  • É rápido, portanto a maioria dos clientes opta por respondê-la;
  • É geral, portanto acaba por não funcionar muito bem para avaliar aspectos específicos.

2. CES - Costumer Effort Score

  • Também pede notas ou respostas de sim ou não. Porém, deve-se perguntar sobre a facilidade com que o cliente encontrou o que procurava;
  • É eficaz para determinar se os processos estão ágeis; 
  • É geral demais para avaliar outros aspectos além do atendimento.

3. NPS - Net Promoter Score

  • Pergunta “Qual a probabilidade de você nos recomendar aos seus amigos?”. A resposta é uma nota de 0 a 10;
  • Maneira exata de descobrir quantos dos seus clientes realmente estão felizes;
  • É importante flexibilizar razoavelmente a sua concepção sobre as notas antes de tomar conclusões.

4. Questionários de Pesquisas de Satisfação Online

  • São formulários que você pode criar usando a ferramenta Google Forms;
  • Foca sobre o que exatamente você quer avaliar. Você pode fazer perguntas com foco em questões específicas;
  • Costumam ser mais longas,os clientes podem não querer ou se esquecer de respondê-las.

Pesquisas de satisfação online podem ser respondidas no próprio smartphone do cliente.

Como Fazer uma Pesquisa de Satisfação de Clientes?

Os passos a seguir são práticos e te levarão no caminho correto para uma pesquisa eficaz.

1. Defina seu Objetivo

Como já dissemos, tenha em mente o que você quer saber com essa pesquisa. 

Você quer descobrir quantas pessoas estão saindo felizes do restaurante? Quer saber se o atendimento está bom?

Tenha um foco único e ele definirá que perguntas você irá fazer, bem como qual o tipo de pesquisa você deve usar.

2. Defina o seu Público Alvo

O ditado já dizia bem: é impossível agradar a todos. 

Quanto mais você ampliar seus esforços, tentando agradar todas as pessoas que passaram pela rua, mais recursos gastará à toa.

Portanto, saiba quem já, naturalmente, se interessaria pelo seu negócio. Tudo o que essas pessoas precisam é de um empurrãozinho. 

Com a pesquisa, você saberá exatamente o que fazer para convencer esses clientes.

Neste artigo, te ensinamos a definir o público alvo do seu negócio, enquanto aqui te damos algumas dicas para atrair mais clientes.

3. Escolha a maneira com que a pesquisa será aplicada

Agora, você conhece os tipos de pesquisa, suas vantagens e desvantagens e conhece seus próprios objetivos.

Os modelos de pesquisa são bem intuitivos e fáceis de montar. Na maioria das vezes, basta uma pergunta e uma resposta “sim ou não” ou uma escala com notas de 0 a 10.

4. Para Pesquisas Online: Crie um Google Forms e Pense na Recompensa para o Cliente que Responder

Convencer as pessoas a responderem é um dos maiores obstáculos quando falamos sobre qualquer tipo de pesquisa de mercado. 

Por isso, ter uma recompensa no final do percurso motiva a muitos.

Crie um cupom de desconto ou dê um pequeno brinde para quem responder. Isso, além de fidelizar o cliente, ainda aproxima-o da empresa.

Se você desenvolver uma pesquisa online, vai precisar criar um formulário. O Google já tem um tutorial sobre isso, confira:

Os Clientes Sabem o Que é Importante para Eles

Ninguém melhor para dizer o que está atrapalhando as vendas do que o consumidor, não é mesmo? 

Ele está olhando a situação de fora e conhece perceber quando um problema interno do restaurante o atinge no momento do consumo.

Escute seus clientes, mesmo quando estiverem reclamando, e veja seu estabelecimento melhor como nunca.

Anda ficando sem tempo para gerenciar seu restaurante? Talvez você precise de um sistema de gestão para poupar tempo e recursos.

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Nós somos a solução nº 1 em food service no país, e quem diz isso não somos nós, mas nossos clientes. 

Você pode conferir as opiniões lá na sessão de avaliações do nosso site

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