Como fazer uma promoção arrebatadora em seu restaurante?

Os resultados de uma promoção arrebatadora são sempre super positivos para um restaurante que deseja alcançar bons resultados em seus objetivos.

Por isso, o sonho de todo dono de restaurante é conseguir criar uma promoção bem elaborada e que seja bem sucedida.

No entanto, fazer promoções não é um processo tão simples quanto parece.

Existem alguns detalhes em sua elaboração que precisam de cuidado e muita atenção. 

Pois uma promoção mau feita pode fracassar e render muitos prejuízos para o negócio.

Como não queremos que isso aconteça com você, preparamos esse artigo com ótimas dicas de como fazer uma promoção arrebatadora.

Se prepare para fazer promoções extraordinárias a partir de agora!

O que é e quais as vantagens de fazer uma promoção?

No mundo dos negócios, fazer uma promoção é bem mais do que simplesmente oferecer descontos.

Do latim promotĭo, o significado da palavra está intimamente ligado à ação de promover ou impulsionar algo.

Assim, a promoção é um meio pelo qual se pode alcançar algum objetivo promovendo ou impulsionado um produto ou um serviço. 

Ou seja, é uma ferramenta utilizada em estratégias de vendas que pode ser aplicada para os mais diferentes tipos de propósitos.

A principal vantagem de se fazer uma promoção está em ser um método acessível para qualquer modelo de negócio.

Isso porque campanhas promocionais, geralmente, não exige grandes investimentos financeiros.

O fundamental para que ela tenha sucesso é uma boa estratégia.

Mas, claro, o investimento com a campanha depende do quanto o empreendedor pode e quanto está disposto a fazer esse investimento.

Porém, é possível criar uma promoção sem gerar muitos gastos.

Quem sai ganhando com uma promoção?

Uma campanha promocional dever ser vantajosa tanto para o restaurante quanto para o consumidor.

Por isso, ela precisa ser minuciosamente planejada antes de ser colocada em prática.

Portanto, para realizar uma promoção que gere ótimos resultados:

  • é necessário que o cliente tenha percepção dos benefícios que irá ter;
  • e que seu negócio possa atender a demanda sem ter prejuízos e sem prometer aos consumidores algo que não possa cumprir.

Esses são os dois princípios mais básicos, porém indispensáveis na realização de uma ação promocional.

Agora, iremos passar para um nível mais avançado do planejamento.

Por isso, preste bastante atenção nos próximos fatores, pois eles são grandes determinadores do sucesso de uma promoção!

Fazer promoções ajuda a atrair novos clientes e a fidelizar os antigos. (Imagem: Freepik)

Como fazer ou o que uma promoção precisa ter para ser arrebatadora?

É claro que existem diversos fatores internos e externos que influenciam o sucesso ou o fracasso de uma ação promocional.

A localidade, o segmento do negócio, as oscilações na economia e até mesmo a reação da concorrência à sua promoção são exemplos desses fatores.

É só olhar para o Burger King e o McDonald’s.

As duas grandes redes de fast food concorrentes entre si sempre oferecem promoções arrasadoras.

Aliás, há uma rivalidade entre elas que acaba funcionando como uma forma “engraçada” ou diferentona de encarar a concorrência e fazer ações promocionais.

Essa competição “saudável” acaba gerando muita audiência nas redes sociais para as duas empresas. Isso ajuda a impulsionar ainda mais as promoções.

Mas sabemos que para pequenos e médios negócios do setor alimentício funciona de uma forma diferente.

Como o negócio ainda não alcançou as projeções de um Burger King ou de um McDonald’s, não dá para contar com a sorte ou se arriscar em uma “brincadeira de competição”.

Pensando nisso, vamos apresentar como fazer o planejamento estratégico de uma ação promocional em 5 passos:

1. Antes de tudo, defina os objetivos da promoção

Direta ou indiretamente, uma ação promocional é sempre uma forma de aumentar o faturamento de um negócio.

Mas nem sempre esse é o principal objetivo que se pretende alcançar ao realizar promoção.

Por isso, em primeiro lugar, responda à pergunta: qual o principal objetivo da sua promoção?

  • Aumentar as vendas
  • Atrair novos clientes
  • Conquistar um determinado público
  • Lançar ou apresentar novos produtos
  • Movimentar estoque parado
  • Fortalecer a marca

Esses são exemplos de outros objetivos que você pode estar buscando alcançar.

Com essa etapa definida, ficará mais fácil planejar os próximos passos da promoção.

2. Tenha certeza que é possível fazer uma oferta

O próximo passo é saber se o seu negócio está apto para fazer a promoção.

Por exemplo, se a promoção for relacionada a um produto, verifique por quanto é possível ofertá-lo sem tomar prejuízos. Além da quantidade ou limite de produtos que é possível disponibilizar.

Como diz a sabedoria popular, tome cuidado para “não dar um passo maior que a perna”. 

A dica é: jamais prometa mais do que pode oferecer, tenha conhecimento da sua capacidade ao fazer uma ação promocional.

Algumas promoções dão errado justamente por conta do descuido neste fator, em que:

  • Se faltar itens da promoção, seu restaurante irá transmitir a mensagem de ter feito uma propaganda enganosa;
  • Se o preço ofertado for muito baixo a ponto de não cobrir nem o preço de custo, em vez de resultados positivos, seu restaurante terá sérios prejuízos.

Por isso mesmo, também é preciso atentar-se à quantidade promoções realizadas no decorrer do ano.

Afinal, o objetivo de uma promoção definitivamente não é que você tenha desfalques em seu negócio.

3. Estabeleça um prazo

Estabelecer o prazo da ação promocional também é importante e influencia nos resultados esperados.

Prazos maiores podem fazer com que o cliente “deixe para comprar depois”, adiando a compra. 

No entanto, se o objetivo for o fortalecimento de marca, um prazo mais longo pode ter resultados mais efetivos. 

Prazos menores criam um senso de urgência maior no cliente, como aquelas promoções relâmpagos. 

Entretanto, é preciso estar preparado para atender um número maior de cliente em pouco tempo.

Dessa forma, o prazo também está associado ao objetivo que se deseja alcançar.

4. Faça uma promoção fácil

Nada de pedir inúmeros requisitos para que o cliente possa aproveitar a promoção.

Facilitando a ação promocional, facilita-se também a aceitação do público-alvo. 

Exija somente o necessário para atingir sua meta com a promoção ou ampliar sua base de clientes.

Pois, quanto menos empecilhos houver, mais o consumidor irá aderir à promoção.

5. Seja criativo

Aqui está outro fator de extrema importância!

A criatividade é fator essencial para a criação de uma campanha promocional. 

É ela quem vai ajudar a conquistar o cliente e influenciá-lo em sua tomada de decisão.

Para isso, pesquise o tipo de promoção mais atraente para sua ação:

Depois, use a criatividade para definir a identidade visual e a linguagem da campanha que irá chamar mais atenção dos consumidores.

6. Divulgue a promoção

Sem divulgação, é quase uma certeza que a promoção estará fadada ao fracasso.

Por isso, use o marketing digital para restaurantes para divulgar a promoção em todos os seus canais de comunicação.

As redes sociais, o e-mail marketing, sms e os anúncios do Google são ótimos meios de divulgação, invista neles!

A internet tem um potencial gigante de comunicação e marketing, saiba aproveitá-la.

Outras opções são fazer banners e colocar no estabelecimento ou distribuir panfletos.

7. Meça os resultados

Para saber se a promoção realmente foi bem sucedida, é preciso controlar, acompanhar e medir seus resultados.

Afinal, quem não mede não gerencia.

Com o balanço final em mãos, você terá informações úteis e valiosas para suas futuras tomadas de decisões.

Dessa forma, o planejamento das próximas ações promocionais ficará mais fácil.

Seja criativo na hora de criar uma promoção. E não esqueça de divulgá-la em todos as redes sociais! (Imagem: Freepik)

Quer saber como criar suas promoções de um jeito bem simples?

O Programa Consumer busca sempre descomplicar os processos de gestão e atendimento dos restaurantes.

Por isso, no Consumer, você mesmo pode criar cupons de desconto e campanhas promocionais com apenas alguns cliques.

É bem fácil de configurar e você escolhe qual será o tipo de promoção:

  • por porcentagem, por exemplo: 10% de desconto
  • ou em reais, por exemplo: R$5 reais de desconto

Também dá para fazer combos promocionais e usar a sua criatividade para criar promoções personalizadas!

Além disso, as promoções pode ser feitas tanto para serem aplicadas direto no PDV ou no aplicativo de Delivery próprio.

Bem legal, não é mesmo?

Faça um teste grátis no Consumer e faça já uma promoção arrebatadora em seu restaurante!

3 comments

  1. Ismael Eustáquio 5 abril, 2020 at 23:39 Responder

    Olá Adquiri meu Bar e Restaurante à seis meses e preciso de dicas para fazer a clientela conhecer meus produtos após esta crise… o que devo fazer?

Participe e deixe seu comentário abaixo.

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