Como Melhorar Incrivelmente Seu Bar e Restaurante?

O Cenário Atual e a Necessidade de Evolução

Se você tem um estabelecimento na área da alimentação como bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e similares deve estar sempre buscando melhorar seus resultados para tornar seu bar ou restaurante mais competitivo.

Esse artigo vai mostrar justamente isso, como a estratégia de utilizar impressoras ou monitores na cozinha, bares, churrasqueiras e etc, pode levar seu negócio para um próximo nível.

Softwares como o Programa Consumer, oferece uma série de ferramentas para você economizar muito, seja por diminuir erros dos funcionários na produção de pratos, ou seja por acabar com um atendimento desastroso, assim perdendo seus clientes.

O segmento da alimentação como qualquer outro segmento tem muita concorrência, e oferecer um serviço de qualidade é fundamental.

Um sistema de gestão de qualidade irá te ajudar nessa meta, implantar processos e rotinas para organizar sua equipe, fazendo com que diariamente mantenham um padrão de qualidade no atendimento dos pedidos.

Quem nunca se deparou com a experiência de ir em um restaurante, dar tudo certo, porém ao voltar um outro dia, dar tudo errado? Por que isso acontece?

Basicamente, porque estabelecimentos na área da alimentação, como bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias tem grande rotatividade, mas nenhum processo.

 

Porque Anotações em Papel Devem ser Abolidas de Seu Restaurante?

Um dos fatores que podem impedir a adoção de tecnologia em seu restaurante, talvez seja a questão do custo, mas, hoje você encontra soluções de ponta para organizar seus processos e deixá-lo como um Mc Donalds, totalmente informatizado por um preço bem acessível.

Além disso, o preço de notebooks, tablets e impressoras tem caído muito, colocando na balança os investimentos em hardware e software, certamente eles são muito inferiores aos prejuízos que você terá ao longo do tempo em não adotar essas tecnologias.

Os principais problemas da anotação por papéis são:

  • Erro na escrita: com rabiscos e anotações erradas, a cozinha pode preparar pratos com ingredientes incorretos, não aceitos pelo cliente gerando prejuízo.
  • Demora na entrega do papel com o pedido na cozinha: o garçom acaba de anotar um pedido, mas o trajeto até a cozinha dependendo da distância pode demorar, além disso, ele pode ser parado por outra mesa no caminho e iniciar um novo pedido.
  • Perda do papel com o pedido e confusão: é comum também em restaurantes a equipe de atendimento perder o papel com o pedido ou esquecer de entregar na cozinha.

 

Quais os Ganhos que Impressoras ou Monitores de Preparo Trazem para Meu Restaurante?

Diferente dos problemas encontrados em pedidos por papel nos bares e restaurantes, o pedido por meio de computadores, permite que as solicitações sejam enviadas automaticamente para a cozinha, sem atrasos, agilizando a produção dos pratos, rotatividade no estabelecimento sem erros e aumentando seu lucro.

Seu garçom e sua equipe de atendimento passa a ter processos bem definidos de trabalho, reduzindo os problemas em seu restaurante.

Veja aqui as principais vantagens:

  • Agilidade na entrega para a cozinha: o lançamento via computadores ou mesmo nos celulares por garçons, permite que o pedido apareça imediatamente na cozinha, seja em impressoras ou em monitores de preparo.
  • Redução de erros: como a anotação não depende mais da letra do garçom, rabiscos ou esquecimento da entrega do pedido, o estabelecimento reduz significativamente seus prejuízos.
  • Mensurar desempenho da equipe: quando seu restaurante está informatizado, você pode fazer a gestão do negócio baseado em números reais, pratos mais pedidos, prazo médio de entrega, garçom que mais vende, maior ticket médio, entre muitas outras informações.

aplicativos-delivery-online-restaurantes-02


Ok, Então Qual a Melhor Opção, Uma Impressora ou um Monitor em Minha Cozinha?

Essa resposta não é simples, tudo vai depender do seu modelo de negócio, do fluxo de pedidos de sua cozinha e do número de pessoas trabalhando em seu restaurante.

Por exemplo, com o monitor de preparo do Programa Consumer, você tem a opção de controlar a entrega para os itens que desejar em seu restaurante.

Você pode por exemplo, controlar o fluxo apenas da produção e entrega de porções e não de bebidas, tudo fica a gosto do freguês, de como você deseja trabalhar.

Muitos restaurantes não fazem a impressão do controle do fluxo de entrega de bebidas, apenas os pratos e porções são enviados para a cozinha, tudo isso para economizar gastos com papel, mas com o monitor de preparo esse custo não existe.

Agora entre você escolher impressoras ou monitores na cozinha, tudo vai depender do treinamento e alinhamento com sua equipe.

A impressão da solicitação do cliente diretamente na cozinha, tem como ponto favorável o papel que sai formatado, legível e você pode colocá-lo próximo ao local de produção. E ao finalizar é só chamar o garçom para entrega, com o papel detalhando claramente a solicitação feita pelo cliente e o número da mesa.

Já o monitor de preparo na cozinha não possui papel, então quando o prato é finalizado e precisa ser levado para o cliente, é necessário um alinhamento junto a equipe de atendimento.

Existe também cenários em alguns restaurantes, onde quem produz o prato é o responsável pela entrega na mesa do cliente. Por exemplo, o pedido é enviado para a churrasqueira e quando o espeto fica pronto, o próprio churrasqueiro leva até a respectiva mesa, nesse cenário o monitor de preparos pode ser utilizado tranquilamente.

Outro cenário é quando o caixa recebe o pedido, a pessoa responsável pelo preparo/produção também faz a entrega chamando o cliente pelo nome ou senha, como em uma banca de sucos, por exemplo, nesse cenário o monitor de preparos pode ser utilizado tranquilamente.

Vale destacar também que você pode utilizar as duas estratégias em conjunto, pode deixar uma impressora na cozinha e colocar um monitor na área de saladas, por exemplo.


Modelos de Trabalho e Dispositivos em Alguns de Nossos Clientes

1 Notebook, 1 Impressora no Caixa: esse é o cenário para restaurantes iniciantes, pois, o caixa pode fechar a conta com agilidade, imprimindo a conta, como também essa mesma impressora do caixa, pode ser utilizada para imprimir o que deve ser produzido na cozinha.

A diferença é que trabalhando com apenas uma impressora, ao sair um item para ser produzido na cozinha, o caixa ou alguém precisa entregar o papel na cozinha.

1 Notebook, 1 Impressora no Caixa, 1 Impressora na Cozinha: nesse cenário o caixa tem mais autonomia, podendo focar no fechamento da conta e recebimento, já que os pedidos feitos pelos garçons são enviados diretamente para a impressora na cozinha.

1 Notebook, 1 Impressora no Caixa, 1 Tablet na Cozinha: nesse cenário o caixa tem sua autonomia e liberdade e as solicitações dos pratos são enviados para monitores diretamente na cozinha.

 

Modelos de Impressora Não Fiscal mais Utilizado por Bares e Restaurantes

  • Impressora Daruma DR 700
  • Impressora Daruma DR 800
  • Bematech MP 2500 (Opcional Placa Ethernet para Rede Local)
  • Bematech MP 4200 (Opcional Placa Ethernet para Rede Local)
  • Impressora Elgin i9
  • Impressora Epson
  • Impressora Oletech

Veja nesse link, no FAQ do Programa Consumer as principais perguntas e respostas sobre impressoras e hardwares.

http://www.programaconsumer.com.br/suporte?assunto=Impressoras%20e%20Hardwares

 

Conclusão

A automatização de bares e restaurantes que desejam melhorar seus processos para se tornarem competitivos é inevitável, saia na frente e informatize seu negócio com uma solução que realmente lhe traga um diferencial competitivo.

Convidamos você a testar o Programa Consumer, sem qualquer investimento ou risco, instale grátis e evolua seu restaurante para um próximo nível.

Participe e deixe seu comentário abaixo.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.