Skip to main content
Abrir RestauranteBares e RestaurantesCardápioDeliveryDicas para empreendedores

Como Montar Prato Executivo (ou Prato Feito) em Restaurantes?

By agosto 1st, 2022One Comment

O prato executivo, também conhecido como prato feito ou ainda como prato comercial, é um dos pratos mais populares nos restaurantes brasileiros.

Ele costuma ser consumido principalmente por consumidores que trabalham próximo do restaurante ou por quem está com pressa e precisa se alimentar rápido.

Entretanto, existem tipos de pratos executivos para diversos gostos e bolsos, do mais simples ao mais sofisticado.

Assim, esse é um ótimo segmento para abrir um restaurante, um Delivery ou mesmo incluir uma opção de prato feito no cardápio do seu restaurante.

Então, preparamos este conteúdo para ajudar você a entender o que é e como montar um prato executivo com o objetivo de vender no seu restaurante. Continue lendo!

O Que é o Prato Executivo?

O prato executivo, prato feito ou o famoso “PF” é uma refeição caseira já montada no prato, sem a opção do cliente escolher ou montar seu próprio prato, como no self-service.

Seu principal diferencial em relação às outras opções de almoço no cardápio é o fato de ter um preço mais acessível e ser uma refeição completa.

Justamente por ser uma refeição completa e prática, é um dos pratos mais pedidos pelos clientes que buscam uma boa alimentação fora de casa, sem gastar muito – dinheiro e tempo.

Em geral, essa opção de refeição faz parte do cardápio semanal do restaurante, com um preço fixo, estando entre as opções mais “em conta”.

É possível vendê-lo em restaurantes de várias categorias, inclusive no self-service, bares e também como marmitex executiva pelo Delivery.

Embora econômico, não quer dizer que o prato executivo não precisa ter qualidade. Para conquistar uma clientela fiel, é preciso oferecer um almoço executivo saboroso, de qualidade e com um preço acessível.

Parece impossível combinar qualidade e economia, não é mesmo? Mas não é. Com uma seleção certa para compor o prato, é possível preparar uma refeição completa, nutritiva e econômica.

Aliás, alguns restaurantes chegam a oferecer até sobremesa como brinde para os seus clientes!

Confira abaixo como montar um prato executivo perfeito para vender no seu restaurante ou Delivery.

Como Montar um Prato Executivo?

No clássico prato feito não pode faltar a combinação mais típica da culinária brasileira: arroz e feijão, eles são indispensáveis.

Entretanto, o mais interessante é buscar oferecer opções variadas de pratos no cardápio executivo semanal para o cliente não enjoar

Assim, ao lado da dupla feijão e arroz, você pode complementar o refeição com outras guarnições e acompanhamentos.

Então, para montar um prato executivo para servir no restaurante ou por Delivery, é necessário:

Carboidrato

O arroz é o carboidrato mais utilizado no prato feito, mas a batata frita, o purê de batata, a mandioca e a batata doce também são boas opções de carboidratos.

As massas, como o macarrão ao sugo ou alho e óleo, também entram na categoria de carboidratos.

Aliás, muitas vezes o prato conta com mais de um carboidrato. E, no geral, este é um dos itens principais da refeição e mais econômico para o restaurante.

Leguminosa

Por outro lado, a leguminosa ajuda a harmonizar o prato para não deixá-lo “seco” demais, ou seja, traz um caldo para misturar com os itens do prato.

A opção clássica é o feijão, que pode ser preparado de várias formas. Mas existem outras menos comuns, mas igualmente saborosas e nutritivas como a ervilha e o grão-de-bico.

O prato executivo é um dos mais populares em restaurantes do Brasil. (Imagem: Freepik)

Proteína

A proteína, a carne, ou, do jeito mais popularmente chamado, a “mistura” do prato executivo é importante e até determinante para a decisão dos clientes.

Existem muitas opções de proteínas e diversos modos de prepará-las, podendo, assim, variar o menu, por exemplo:

  • Frango grelhado, frito ou assado
  • Bife à milanesa, à rolê
  • Ovo frito ou cozido
  • Bisteca suína 
  • Peixe

Se possível, tenha disponível mais de uma opção para o cliente escolher no dia. Este pode ser um atrativo para mais clientes consumirem o “PF” do seu restaurante.

Salada ou Legumes

Para completar a refeição, elabore uma salada ou uma seleção de legumes. Aqui, as opções são muitas e você pode variar para agradar o seu público.

Pode ser alface com tomate, vinagrete, cenoura e beterraba raladas  brócolis no vapor… Há muitas opções boas e baratas, use a criatividade!

Sobremesa

E, para fechar com chave de ouro e deixar o cliente mais do que satisfeito (no sentido da fome e da aprovação do seu restaurante), tenha uma sobremesa.

Embora opcional, oferecer uma sobremesa pode ser viável e um motivo a mais para o cliente escolher comprar o prato executivo do seu restaurante.

Ofereça uma receita simples, como uma goiabada, doce de leite, mousse ou até mesmo uma fruta para quem é do time “fruta é sobremesa”!

Além das opções que trouxemos aqui, outras receitas também podem fazer parte do cardápio executivo, como:

  • Feijoada
  • Estrogonofe
  • Escondidinho
  • Lasanha

Afinal, sugerimos algumas possibilidades, mas cada região pode adaptar o prato feito de acordo com a preferência da clientela!

Como é o caso do Comadre Maria, cliente Consumer de Recife-PE, com seu cardápio online de pratos executivos bem variado que até imagens dão água na boca!

Aliás, você também pode criar um cardápio online e publicá-lo gratuitamente em um site Delivery no MenuDino e receber pedidos pelo WhatsApp sem taxas!

Consumer: o Melhor Aliado para Donos(as) de Restaurantes

O Consumer é o melhor aliado para quem está planejando abrir um restaurante ou já é dono(a) de um!

Isso porque é um sistema criado para facilitar o dia a dia e a gestão de processos, com soluções 100% focadas em restaurantes.

Não é à toa que 30 mil donos(as) de restaurantes pelo Brasil escolheram o Consumer como o sistema de gestão em seus negócios.

Para conhecer na prática os recursos e soluções que o Consumer tem para seu restaurante, use por 15 dias sem nenhum compromisso.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

One Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.