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10 Segredos de Como Montar um Cardápio para Vender Mais

By agosto 22nd, 20236 Comments

Saber como montar um cardápio que venda mais é saber usar os recursos à sua disposição.

Pois, você sabia que cada detalhe visual em um cardápio tem efeito psicológico em quem o lê? Cada elemento deve ser muito bem pensado, e é mais fácil fazer isso do que você imagina. 

Pense assim: o que difere o cardápio de uma grande franquia do cardápio de uma pequena lanchonete? A resposta é nada mais nada menos do que estratégia.

Pois é: por trás de cada página de um cardápio de um grande restaurante, existe uma estratégia cuidadosamente elaborada para ajudar a vender mais.

Todos os segredos relacionados a isso nós trazemos para você hoje, nesse artigo. 

Você vai entender:

  • Por Que Dedicar Tempo para Pensar em um Cardápio Bem Feito?
  • Os 10 Segredos de Como Montar um Cardápio que Vende Mais
  • Como Montar um Cardápio Digital?
  • Como Montar um Cardápio Delivery que Vende Mais?

Por Que se Dedicar a Montar um Cardápio Conquistador?

Nesse artigo, vamos apresentar os segredos que grandes franquias usam em seus cardápios. A princípio, é preciso entender que muitos acreditam que isso é desnecessário ou até perda de tempo. 

Mas, não se deixe levar.

Pois, os grandes sempre dedicam recursos em elaborar um cardápio que conquiste logo de primeira, afinal, assim, eles garantem vendas por muito tempo. 

Não acredita? Que tal ouvir dos próprios criadores do McDonald’s? O filme “Fome de Poder” foi baseado na biografia de Ray Kroc, empreendedor responsável por lançar a franquia.

Na cena abaixo, os irmãos McDonald’s narram como criaram a primeira lanchonete. O motivo principal para isso? O cardápio!

Os irmãos perceberam uma coisa que ninguém no país tinha notado, que, apesar de famosos, os drive-ins não eram lucrativos.

Afinal, o modelo de negócio trabalhava com um cardápio difícil de lidar. Extenso, complexo e nada atrativo: vemos porque logo esses restaurantes morreram.

Foi aí que Dick percebeu que as vendas vinham de três produtos: hambúrguer, fritas e refrigerante (…) então decidimos nos concentrar no que vendia.

Mac McDonald

Calma! Não estamos dizendo para você diminuir seu cardápio dessa forma tão radical.

Porém, que tal elaborar ele para que o destaque recaia sobre os itens mais interessantes? Talvez, passar uma ideia de profissionalismo apenas através de um novo visual do seu cardápio?

Quer rever seu cardápio e encantar os clientes? Continue lendo.

Os 10 Segredos de Como Montar um Cardápio 

A princípio, um cardápio profissional segue algumas diretrizes. Portanto, listamos elas neste artigo, são os 10 segredos de um cardápio incrível.

Pode anotar e reparar: todos os grandes restaurantes usam essas estratégias de um jeito ou de outro.

Então, por que você deveria ficar de fora? Conheça os segredos sobre como montar um cardápio para o seu restaurante.

1. Posição e Quantidade de Imagens

Em primeiro lugar, é preciso dar atenção às imagens.

Afinal, cardápios profissionais são aqueles com equilíbrio entre texto e imagem, texto demais faz uma leitura cansativa, já imagens demais causam muito estímulo.

Ou seja, isso pode deixar quem o lê “perdido”, sem saber para onde olhar. As imagens tem uma função específica no cardápio: chamar atenção aos itens que você escolher.

Vamos supor que em uma hamburgueria, temos uma página de hambúrgueres de frango, um deles, é super recheado com queijo.

Ilustrar essa página com o hambúrguer cheio de queijo derretido, com certeza, chamaria atenção de muitas pessoas! Pense: o que agregaria ao visual, o que deixaria a página mais bonita?

Ao final, a quantidade de imagens deve girar em torno de duas por página, isso é levado em conta se a página está coberta de listas de produtos.

Porém, lembre-se: sempre escreva em uma fonte pequena, no canto da imagem, qual produto é aquele.

Com certeza, depois de tornar seu cardápio visualmente mais agradável, não vão faltar clientes encantados com seus produtos!

2. Número de Itens no Cardápio

Existem pessoas indecisas e pessoas que sempre sabem muito bem o que querem. Você não quer filtrar os clientes por essa qualidade. Por isso, muitas escolhas você é quem deve fazer por eles.

Vamos tomar a história dos irmãos McDonald’s como inspiração e olhar com outros olhos nossos clientes. Quais são os produtos favoritos deles?

como montar cardápio favorito dos clientes

Descubra os favoritos dos seus clientes e esse é o primeiro passo para saber como montar um cardápio vendedor.

Quando você tem um cardápio muito extenso, é provável que exista uma seleção de produtos que concentrem mais de 85% das vendas, esses são os favoritos dos clientes.

Esses são a forma com que seus clientes veem seu restaurante. Mesmo quando o McDonald ‘s servia churrasco de costela, isso não os definia.

As pessoas pensavam em McDonald’ se lembravam de hambúrguer, batata e refrigerante. Pois, dentre todas as infinitas opções que existiam, as favoritas eram essas.

Aprenda o que representa o seu restaurante. Pelo que ele é conhecido? Use recursos de tecnologia para descobrir os pratos mais vendidos e siga os passos dos grandes.

3. Tamanho do Cardápio

As dimensões do papel fazem toda a diferença no impacto visual. O cardápio terá uma única página ou várias? Terá o tamanho de uma folha ou menor?

Quanto maior a folha de papel, mais informação estará nela. Por isso, é preciso tomar cuidado para não ficar confuso, assim como o uso demasiado de imagens.

4. Ordem dos Itens e o “Triângulo Dourado”

 O triângulo dourado é a parte do cardápio que os clientes leem primeiro. Nessa parte, devem ficar os produtos mais lucrativos e apelativos aos clientes.

Isto é, entre os favoritos, escolha os mais lucrativos e coloque nessa área, você verá que os clientes irão considerá-los um pouco mais antes de pedir.

como montar cardapio triangulo dourado

O triângulo dourado é uma noção incrível para quem quer saber como montar um cardápio.

5. Como Fazer as Descrições?

Você já sabe os itens que deve colocar e onde, mas e as descrições? O que escrever debaixo de cada nome? É realmente preciso escrever algo?

Nesse caso, você tem duas opções: 

  1. Descrever os ingredientes de cada prato no cardápio, incluindo adjetivos que o tornarão mais apetitoso.
  2. Treinar os garçons para que saibam listar os ingredientes dos pratos e, acima de tudo, vendê-los como deliciosos.

De qualquer maneira, uma coisa não pode ser deixada de lado: os clientes alérgicos devem saber o que estão comendo.

Se um prato tem amendoim, lactose ou glúten, por exemplo, é importante avisar de alguma forma.

6. Como Mostrar os Preços?

Se tem algo que pode fazer seu cliente desistir de pedir algo é o preço. O seu papel é diminuir o choque e fazer ele parecer menor do que é.

Isso pode ser feito através de recursos visuais:

  • Não usar o cifrão;
  • Usar números redondos ao invés de centavos;
  • Escrever o preço em uma fonte menor do que a do restante do cardápio;
  • Usar uma cor que chame menos a atenção.

Com essas dicas, você ainda mantém seu cliente informado, sem trazer o choque de pensar em dinheiro.

Por outro lado, se um dos fortes do seu restaurante for a economia, pode ser interessante dar destaque aos preços.

como montar cardapio preço

Como Montar um Cardápio com Preços e Não Assustar os Clientes?

7. Separar em Categorias 

Não se engane pensando que separar os itens por similaridade é óbvio, muitos não fazem isso, causando confusão em quem lê o cardápio.

Por isso, depois de selecionar bem o que deve permanecer no cardápio ou não, separe-os bem, talvez usar cada página do cardápio para uma categoria seja um bom começo.

8. Os Adicionais

Se dois produtos seus se diferenciam unicamente por um ingrediente, esse ingrediente pode ser um adicional.

As vantagens dos adicionais incluem:

  • Maior margem de lucro;
  • Sensação de personalização para o cliente;
  • Podem gerar combinações que você nunca pensou.

Dê esse luxo aos seus clientes: deixe-os soltar a imaginação.

9. As Cores 

Falando em imaginação… As cores são uma parte importante do efeito visual que o cardápio deve ter.

Sua marca deve estar em cada cantinho desse cardápio. Isso não quer dizer “coloque seu logo em todas as páginas”, mas sim, use suas cores.

Crie um ambiente de imersão dentro do seu restaurante, começando pelo cardápio, não se esqueça, também, de usar cores que facilitem a leitura.

Sobre essas questões de design, se possível, procure um profissional da área.

10. Mantendo o Cardápio Atualizado

Por fim, seu cardápio está pronto, impresso e nas mãos do cliente. Mas o que acontece se precisar atualizar? Ou mudar algum preço?

Muitos usam fitas sobre o cardápio plastificado, essa é uma maneira simples e sofisticada de resolver a questão. Porém, temos uma solução ainda melhor.

como montar cardapio qr code

Como montar um cardápio atualizado no QR Code?

Bônus: O Cardápio QR Code na Mesa Vale a Pena?

O Cardápio por QR Code é uma solução simples de criar, fácil de usar e ainda melhor para atualizar. Com ele, seus clientes escaneiam um código QR na mesa e tem acesso ao cardápio atualizado direto no celular.

Assim, podem fazer o pedido na hora, sem ajuda de garçom. Mas, se preferir, ainda pode chamá-lo, através do mecanismo de chamar o garçom dentro do cardápio.

O Cardápio QR Code do Consumer é o único que faz tudo isso e ainda integra os pedidos com caixa, cozinha e até delivery. Conheça mais sobre o QR Code nesse artigo.

Os 10 Segredos para Montar um Cardápio e Vender Mais e o Bônus sobre o QR Code

Agora, você já conhece os 10 segredos sobre montar um cardápio:

  1. Posição e Quantidade de Imagens;
  2. Número de Itens no Cardápio;
  3. Tamanho do Papel;
  4. O Triângulo Dourado;
  5. Como Escrever Descrições;
  6. Como Mostrar os Preços;
  7. Separar em Categorias;
  8. Escolher Adicionais;
  9. Escolher as Cores;
  10. Manter Tudo Atualizado.

Além disso, você já pode conferir as vantagens de trabalhar com o cardápio QR Code.

Assim, fica fácil saber como montar um cardápio e vender mais, de qualquer maneira, é preciso escolher o Consumer.

Afinal, somos o sistema que integra tudo dentro do seu restaurante. Pedidos, caixa, financeiro, cozinha e delivery: tudo na palma da sua mão, ou melhor, na tela do computador.

O controle fica a um clique de distância com tantas funcionalidades perfeitas para seu restaurante. Quer saber mais? 

Quer testar a versão completa de graça e ver em primeira mão o que podemos fazer por você? Conheça o Consumer e mude a sua vida profissional clicando aqui.

Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

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