Skip to main content

Se você já teve o interesse em saber como montar uma hamburgueria, neste artigo, vamos trazer dicas sobre como começar esse projeto dos sonhos e ter sucesso nele.

Tudo isso com a ajuda da galera do Burger Crew, que participou do ConsumerCast e nos trouxe muitas dicas legais para quem quer seguir esse rumo.

Eles trouxeram muitas dicas interessantes para você que está pensando em montar uma hamburgueria e se destacar em seu negócio.

Então, neste artigo vamos ver sobre:

  • 5 Dicas Importantes para Montar uma Hamburgueria;
  • Como ter um Cardápio Eficaz;
  • Como Fazer Marketing para sua Hamburgueria;
  • Como Evitar os Erros mais Comuns.

Aprenda Como Montar uma Hamburgueria com um Grupo de Experts Apaixonados por Hambúrgueres

O Burger Crew é um grupo formado por 12 especialistas em tipos de hambúrgueres, delivery e ajudando em como montar uma hamburgueria.

Ele se formou em 5 de dezembro de 2021 quando todos os membros se juntaram para fazer um evento de hamburgada na Arena Corinthians.

O evento foi um sucesso, então, começaram a promover workshops para hamburgueiros com negócios já funcionando, quanto para grandes marcas e interessados em começar nesse ramo.

Para realizar esses workshops, pesquisas são feitas nas cidades em que o evento está sendo planejado para entender o mercado e o que os hamburgueiros locais procuram.

E com o sucesso de seus workshops, começaram a viajar pelo país atraindo as pessoas que têm interesse nesse tipo de aprendizado, sempre de maneira casual e alinhada às necessidades que o público da região possui.

No ConsumerCast os membros, André, Aquiles e Edu trazem dicas muito importantes para quem procura saber como montar uma hamburgueria e ter sucesso com ela.

Os 5 Primeiros Passos que um Futuro Dono de Hamburgueria deve Seguir

Para entender como montar uma hamburgueria, é preciso primeiramente pensar em diversos fatores que irão servir de base para a montagem de seu negócio.

Com essas dicas que o Burger Crew nos traz, tudo fica ainda mais simples.

como abrir uma hamburgueria com burger crew

André, Aquiles e Edu são 3 dos 12 membros do grupo Burger Crew.

1. Pensar em seu Caminho e o que Deseja Alcançar

Em primeiro lugar, é importante saber o caminho que seu negócio vai seguir, ou seja, entender a identidade que será apresentada para o público.

Pois, com tantas opções você pode acabar perdendo a identidade de sua hamburgueria, e por isso é preciso ter um plano de negócios para não se perder no mercado.

“É natural que você mude o curso de seu caminho para encontrar sua identidade, e do seu cliente também” conta Edu.

Então, entender sua identidade e não se esquecer dela é essencial para montar uma hamburgueria, afinal, é importante entender o caminho trilhado para ter um negócio de sucesso. 

2. Definir seu Público Alvo

Uma vez que você souber qual será seu perfil de estabelecimento, é preciso entender que público irá atingir.

Por exemplo, se você decidir montar uma hamburgueria inspirada no rock, ela vai atrair aqueles apaixonados por esse estilo de música, por outro lado, caso ela tenha um tema nerd, este será seu público alvo.

É muito comum encontrar lanchonetes tematizadas, porém, ao mesmo tempo, aquelas bem pensadas e desenvolvidas tendem a se destacar desde o começo.

3. Estudar a Concorrência

Antes de fazer qualquer coisa, precisamos conhecer o mercado no qual a sua hamburgueria vai ser inserida, e para isso, uma pesquisa vai precisar ser feita.

como montar uma hamburgueria concorrência

Assim como abrir um negócio, abrir uma hamburgueria também requer investigar e estudar a concorrência.

Ou seja, isso significa conhecer todo tipo de estabelecimento que fica na área onde você vai montar uma hamburgueria, e não apenas os concorrentes diretos.

Pois isso permite:

  • Abrir portas para novas oportunidades;
  • Conhecer a competição;
  • Conhecer seu público em potencial;

Depois de entender isso, é importante conhecer seus concorrentes. Então, procure estudar seus lucros e gastos, o que eles apresentam de diferente ou o que falta em seus estabelecimentos.

4. Controle Financeiro

Como montar uma hamburgueria, requer tempo e é importante investir para que os lucros comecem a vir, e se lembrar que durante um bom tempo não será possível fazer certas coisas, como viagens por exemplo.

“Restaurante, hamburgueria, qualquer que seja o negócio, se o cara não tiver uma organização financeira aí as coisas vão ficar cada vez mais difíceis.” Aquiles afirma.

Por isso, é importante saber qual caminho e identidade você quer, e começar de maneira simples e econômica, afinal não é incomum encontrar pessoas que começaram negócios mas infelizmente tiveram que fechá-los.

Distribuir riscos pode parecer trabalhoso, mas é necessário para entender como é ter esse tipo de negócio, ou seja, não tenha medo de fazer isso durante o processo de montar uma hamburgueria.

Portanto, não corra riscos desnecessários para evitar prejuízos, começar devagar e observar o rumo que seu negócio vai começar a andar é muito importante para qualquer hamburgueria iniciante.

Então, tenha cuidado e muita atenção para que seu plano de negócios esteja detalhado com o que vai ser preciso para abrir seu negócio, para que erros não sejam cometidos e sofra prejuízos.

como montar uma hamburgueria equipamentos

Os equipamentos para montar uma hamburgueria são extremamente importantes, mas não precisam ser os mais caros também.

5. Os Equipamentos para Montar uma Hamburgueria

Os equipamentos para montar uma hamburgueria são muitos, e todos são extremamente importantes para a produção de seus lanches. Alguns deles são:

  • Chapa;
  • Coifa;
  • Fritadeiras;
  • Balcão refrigerado;
  • Sistema de gestão, entre outros.

Mas, como dito anteriormente pelo pessoal do Burger Crew, é importante ter noção quando se está começando de que é possível começar com investimentos pequenos.

Então, a única diferença que um equipamento mais caro e um mais barato tem, é a quantidade de produtos que serão entregues.

Ou seja, como montar uma hamburgueria requer tempo, nada impede que você possa começar pequeno e depois investir mais em equipamentos para expandir seu negócio.

Como ter um Cardápio Eficiente, Diferente e Eficaz

Em primeiro lugar, não exagere no começo para que os insumos comprados em grande quantidade não acabem sobrando e tenham que ser descartados.

“A dica é essa: enxuga seu cardápio, porque uma coisa é você ter na geladeira da sua casa e pra vender é uma outra coisa.” Aquiles recomenda.

Além disso, alguns itens são essenciais para qualquer cardápio, pois são clássicos e na maior parte das vezes são os mais pedidos em qualquer negócio.

Mas, é preciso trazer um diferencial para esses lanches, para que mostre um motivo para seu cliente ir até seu estabelecimento.

Agora, é hora de começar a pensar na possibilidade de oferecer delivery para alcançar ainda mais público desde o momento que foi decidido montar uma hamburgueria.

como montar uma hamburgueria marketing

Como montar uma hamburgueria sem pensar no marketing? É preciso chamar a atenção do público sempre.

Marketing para Hamburguerias

Fazer um marketing humanizado é essencial atualmente, principalmente porque as pessoas gostam de informalidade na internet.

Ou seja, agir como se você estivesse falando diretamente com o público deixa tudo ainda mais pessoal.

Além disso, o pessoal do Burger Crew também recomenda:

  • Estar sempre ativo nas redes sociais, de preferência desde que foi decidido como montar uma hamburgueria.
  • Mostrar os bastidores de sua hamburgueria, como por exemplo, mostrar a produção de lanches ou molhos para chamar a atenção de quem assiste.

Então, encontre o que mais se encaixa em seu perfil e no perfil de sua hamburgueria também, e use isso para o seu marketing.

“Ninguém nasce com a identidade pronta, é preciso desenvolver e testar as coisas e aí você vai afunilando, até achar sua identidade” Edu afirma.

Por fim, com todas essas dicas começar a realizar um sonho de montar uma hamburgueria fica muito mais claro, mas pode ficar ainda mais simples.

Dica Extra: Como Montar uma Hamburgueria sem Cometer os Erros mais Comuns

É muito comum erros serem cometidos quando alguém abre seu próprio negócio, normalmente eles podem ser evitados com muita atenção e cuidado, e em uma hamburgueria não seria diferente.

1. Admita que Não Vai ser Fácil

Segundo o pessoal da Burger Crew, um dos maiores e mais comuns erros que qualquer pessoa pode cometer quando quer montar uma hamburgueria é achar que tudo será fácil.

“A galera pensa que hambúrguer é pão, a carne e o queijo, montei e tá pronto.” diz André

Mas isso não acontece somente com hamburguerias, muitos outros tipos de negócios sofrem do mesmo destino quando seu investidor não está preparado para o tempo que vai precisar ser investido no local.

como abrir uma hamburgueria com burger crew

O pessoal do Burger Crew trouxe muitas dicas importantes para não cometer erros básicos.

2. Invista Pequeno, Depois Reinvista

Afinal, são muitos detalhes para todas as etapas para uma hamburgueria abrir, sendo preciso pensar em diversos equipamentos, insumos, equipamentos, etc.

Por exemplo, uma hamburgueria pode custar muito mais caro que um restaurante por conta dos equipamentos que ela requer!

E esses custos podem assustar quem está no processo de montar uma hamburgueria, e é por isso que um planejamento é importante.

Então, uma dica que a galera do Burger Crew nos traz é a de começar em casa com pouca coisa por ser menos arriscado, e com muito tempo, dedicação e força de vontade o negócio vai começar a crescer.

“Hambúrguer não é renda extra. Hambúrguer demanda tempo demais” André afirma.

3. Planeje Antes de Tudo

Para poder vender e ter lucros é preciso entregar seu tempo ao trabalho, se você procura crescer e ter sucesso é importante entender a demanda que a hamburgueria terá de você.

Porém, nada impede alguém de vender somente alguns dias da semana para complementar a renda, mas isso não vai deixar seu negócio crescer.

Por isso, o planejamento é importante para entender seu caminho, investimento e futuro que deseja alcançar, e então, depois de um tempo, começar a ver o merecido retorno.

“A gente fala de retorno, pelo menos um ano, um ano e meio, ele tem que tá ali trabalhando direitinho pra poder começar a ter essa tranquilidade.” Aquiles conta.

Quando pesquisamos como montar uma hamburgueria, já começamos a pensar nos lucros e quanto tempo vai demorar para termos um retorno também, e isso depende de quanto tempo vai ser investido.

4. Peça Ajuda quando Necessário

Além disso, esse investimento todo também precisa saber ser operado, afinal, às vezes não temos tanto conhecimento sobre certas coisas como acreditamos ter, e isso em uma hamburgueria pode gerar prejuízos.

“Errar todo mundo erra, é como você trata o problema depois”, diz Aquiles.

Portanto, outra dica que a galera do Burger Crew nos dá para evitar erros ao começar o processo de como montar uma hamburgueria, é ter humildade para pedir ajuda.

Afinal alguém pode entender mais sobre certas etapas do que você saberia, como por exemplo, algum equipamento que não conseguiu usar ainda, e pedir ajuda é importante para que seu negócio continue fluindo.

Como ter um Delivery mais Eficiente para sua Hamburgueria

Ter um site delivery próprio é importante para vender mais, e quando você acabou de montar uma hamburgueria oferecer uma opção como essa pode ser ainda mais interessante para o cliente.

O MenuDino é o delivery próprio da Consumer, que o criou para trabalhar pensando no sucesso dos seus clientes!

Nele, você encontra um sistema de gestão completo, com soluções, recursos e ferramentas integradas por um ótimo custo-benefício, e também pode:

  • Personalizar o site com a identidade do seu restaurante
  • Criar um cardápio online gratuito
  • Receber até 200 pedidos pelo WhatsApp
  • Vender sem cobrança de taxas sobre os pedidos

Então, não perca mais tempo e venha descobrir porquê o Consumer é o melhor sistema de gestão de hamburguerias do mercado.

Experimente grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.