Skip to main content
Abrir RestauranteCardápioDeliveryMenuDinoNegócios na área da alimentação

5 Formas de Como Receber Pedidos Delivery no seu Restaurante

By setembro 8th, 20234 Comments

É importante para donos(as) de restaurantes saberem quais são as formas possíveis de como receber pedidos delivery.

Além disso, também é fundamental saber qual ou quais delas se adaptam melhor ao seu negócio.

Afinal, o Delivery é uma das principais maneiras de aumentar o faturamento de restaurantes, pois as vendas nessa modalidade não param de crescer.

Entretanto, um dos principais erros dos empreendedores da alimentação

Pensando nisso, preparamos um guia para você saber como começar com o delivery no seu restaurante. Aqui, você vai conferir:

  • Por Que Receber Pedidos por Delivery?
  • Quais São os Primeiros Passos para Começar um Delivery?
  • 5 Formas de Como Receber Pedidos por Delivery no seu Restaurante
  • Qual a Melhor Maneira de Receber Pedidos Delivery para Você?

Continue lendo e descubra os segredos para ter um Delivery de sucesso no seu restaurante!

Por Que Receber Pedidos por Delivery?

O Delivery está entre os segmentos do food service mais promissores no Brasil. Contudo, oferecer Delivery hoje não é mais apenas um diferencial para os restaurantes, mas uma exigência para se manter relevante no mercado.

E embora bastante competitivo, o segmento do Delivery de comidas oferece diversas oportunidades para quem busca se destacar.

Além disso, na perspectiva do cliente, pedir pelo delivery representa uma grande comodidade e praticidade da qual ele não abre mão.

Portanto, seu restaurante deve receber pedidos por Delivery porque ele precisa acompanhar as mudanças do food service para não ficar atrás da concorrência.

Quais são os Primeiros Passos para Começar um Delivery?

Até mesmo para quem já tem experiência no setor de bares e restaurantes, o delivery pode surpreender. Afinal, a logística do trabalho no delivery é bem diferente do salão.

Os custos mudam, assim como o tipo de serviço, a produção e a organização do fluxo de pedidos. Por isso, antes de começar a receber pedidos Delivery, é necessário se aprofundar no setor.

Então, para quem precisa de uma ajuda para conhecer mais sobre esse segmento do food service, destacamos pontos imprescindíveis para começar a receber pedidos delivery:

1. Plano de Negócios para Delivery

Se você já tem um restaurante, será necessário refazer seu plano de negócio para incluir o delivery no modelo de negócio.

Mas se você está abrindo o seu restaurante, essa é a melhor hora para planejar o recebimento de pedidos Delivery, pois vai começar um plano de negócio do zero.

Assim, você irá conseguir ver todos os detalhes do seu restaurante e saberá com mais clareza ter sucesso com suas vendas por Delivery.

Ter um plano para seu delivery é sempre importante para não se perder.

2. Entregadores

Para receber pedidos pelo Delivery, você deverá analisar bem as opções de contrato de trabalho com entregadores e escolher a melhor para o seu restaurante.

Por exemplo, você pode trabalhar com entregadores :

  • Por aplicativos de terceiros
  • De cooperativas
  • Freelancers
  • CLT

Essa é uma escolha muito importante para o Delivery, pois influencia diretamente um dos quesitos chaves para ser bem sucedido: o tempo de entrega.

3. Divulgação Online

Antes mesmo de começar a receber pedidos delivery no seu restaurante, você deve traçar uma estratégia para divulgação online. 

Isso porque o Marketing online é a mais potente e capaz de fazer com que o maior número de pessoas saibam sobre o seu negócio por meio da internet.

Uma ótima maneira de fazer isso é criar um perfil nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Aliás, é possível divulgar gratuitamente em ambas as redes sociais.

Agora, se você quiser investir em uma solução profissional, o Consumer Ads ajuda a criar anúncios pagos no Google em apenas 3 passos fáceis.

Agora que você já conhece os três pontos essenciais para um delivery de sucesso, está na hora de saber como receber seus pedidos delivery!

Divulgue seu Delivery com o Consumer Ads!

5 Formas de Como Receber Pedidos Delivery no seu Restaurante

Neste conteúdo, vamos apresentar para você as 5 melhores formas de receber pedidos Delivery no seu restaurante.

Você pode escolher uma entre elas, mas o mais recomendado é trabalhar com duas ou mais opções de Delivery.

Afinal, assim você terá mais de um canal de vendas para o seu Delivery. Isso significa que seu negócio será acessível e escalável combinando as formas de venda mais apropriadas.

1. Telefone

A forma mais tradicional que existe para receber pedidos para Delivery é por telefone. Esse é o canal de vendas que as gerações mais antigas preferem, pois a maioria não é tão habituada com as novas tecnologias.

Embora seja prático, o Delivery por telefone exige mais dos atendentes e do cliente. Com ele, não é possível ver o cardápio tampouco as fotos dos pratos e bebidas.

Além disso, muitos clientes perderam o hábito ou não gostam de ligar. Por isso, é importante manter o atendimento muito bom para garantir a satisfação do cliente.

Portanto, nunca se esqueça de:

  • Perguntar tudo sobre o pedido
  • Cumprimentar bem os clientes
  • E oferecer bebidas ou sobremesa!

O telefone é um ótimo canal de vendas quando combinado com outros canais, como os que apresentaremos a seguir.

O WhatsApp não é a melhor a opção para vender no Delivery.

2. WhatsApp

Ainda mais prático do que o telefone, o WhatsApp se tornou um canal de vendas essencial no cenário atual do food service.

Por isso, muitos restaurantes usam o Whatsapp como forma de receber pedidos Delivery. De fato, ele é muito útil para quem está começando.

Entretanto, depois de um tempo, o WhatsApp pode não ser ideal para receber pedidos. Isso porque, ao contrário do telefone, as pessoas podem demorar para responder no WhatsApp.

Assim, você vai perder tempo esperando a resposta. Além disso, precisará de um(a) funcionário(a) para ser o responsável por anotar os pedidos. 

Outro ponto negativo é o fato de não receber o pedido completo de uma só vez, mas por partes. Isso pode levar a erros pela falta de organização.

3. Plataforma de Delivery

As grandes plataformas de delivery, também conhecidas como marketplaces, podem oferecer uma boa oportunidade de visibilidade.

Afinal, elas são populares entre os consumidores e recebem um alto volume de pedidos. Contudo, elas também podem representar uma armadilha para o seu restaurante.

Isso porque as plataformas chegam a ficar com até 30% do seu faturamento por meio da cobrança de taxas, como:

  • Comissão por pedido
  • Pelo serviço de entrega
  • Por volume de vendas
  • Taxa de serviço
  • Para divulgação na plataforma

Isso não é nada interessante para quem tem o delivery como única ou principal fonte de renda. Assim, aproveite as oportunidades que os grandes apps oferecem, mas nunca dependa só deles!

Nunca dependa de terceiros para vender no seu delivery.

4. Site Delivery Integrado ao WhatsApp

Existe uma forma ainda mais fácil e mais organizada de usar o WhatsApp para receber pedidos Delivery: o site Delivery grátis no MenuDino.

Com ele, seu cliente faz o pedido pelo site e depois você recebe o pedido com todos os detalhes no WhatsApp. Assim, é possível otimizar seu tempo e evitar erros.

O melhor ainda é que o site é só seu, todo personalizado e de graça! Você não paga taxas e pode receber até 200 pedidos no WhatsApp.

Basta divulgar seu link para os clientes e começar a receber pedidos Delivery. Além disso, você garante divulgação para clientes em potencial no Portal MenuDino.

5. Site e App Delivery Profissionais Integrados ao Sistema de Gestão

Quer ir além e se tornar um Delivery profissional? Nós temos a solução perfeita para o seu restaurante!

Com o MenuDino, seu site gratuito vira um aplicativo próprio e seus pedidos passam a chegar direto no sistema de gestão.

O aplicativo Delivery do MenuDino é uma solução profissional que vai elevar o nível do seu restaurante. Ele permite receber pedidos sem limites e sem perder tempo.

Assim, não é preciso retrabalho para anotar tudo, pois ele é integrado e agiliza seus processos. Ele também oferece soluções como o Smart Delivery e o App do Entregador para diminuir seu tempo de entrega.

Além disso, você não paga nenhuma taxa e tem mais independência no seu negócio. Se o que você quer é começar a receber pedidos delivery, estamos aqui para fazer acontecer!

Qual a Melhor Maneira de Receber Pedidos Delivery para Você?

A melhor forma de receber pedidos por delivery é aquela que te oferece liberdade para vender e lucrar, com o mínimo de gastos possível.

Além disso, o recomendável é sempre combinar todas as alternativas que puder para atender ao maior número de clientes possíveis.

Assim, seus clientes podem escolher o canal que ele preferir para fazer seu pedido. Lembre-se: quanto mais “portas” de entrada para vendas no seu Delivery, melhor.

Mas nunca se esqueça: o MenuDino trabalha integrado ao sistema para Delivery mais completo do mercado e não tem cobrança de taxas.

Dessa forma, você terá soluções incríveis usadas apenas pelos grandes e irá se destacar no mercado de Delivery.

Quer receber pedidos delivery e começar o ano com o pé direito?

Crie seu Site Delivery Grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

4 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.