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DeliveryDicas para empreendedores

Como Resolver Problemas com Entregadores e Evitá-los no Futuro

By janeiro 13th, 2021One Comment

Se você trabalha com delivery, talvez tenha se perguntado como resolver problemas com entregadores.

Se você já teve contratempo com delivery e procura uma maneira de resolvê-los ou, até, evitá-los, veio ao lugar certo.

Descubra, agora:

  • Como os entregadores trabalham;
  • Como resolver problemas com entregadores (de apps ou não);
  • Como evitar problemas com entregadores;
  • Qual a melhor maneira de contratar entregadores.

Antes disso, se você tem alguma dúvida sobre como se cadastrar no iFood, confira nosso post super completo aqui.

Como é Ser um Entregador de Delivery?

Para decidir qual a melhor maneira de lidar com os entregadores, é preciso entender como eles trabalham, colocar-se no lugar deles.

Quando um entregador trabalha ligado a um app ele tem acesso ao suporte específico para ele. 

O iFood conta com o iFood para Entregadores, por exemplo. 

Depois dessa etapa, é possível que ele escolha trabalhar de forma autônoma ou  associado a algum restaurante. 

É aqui que você, dono de restaurante, entra.

Falaremos mais sobre isso mais tarde, porém existem vantagens e desvantagens em ter um entregador exclusivo. 

Quando vemos o lado do entregador, percebemos que essa decisão refletirá diretamente sobre os seus ganhos e isso acarreta em pouca ou muita motivação.

A motivação de um colaborador é o que determina se o trabalho dele será satisfatório ou não.

No caso do entregador, é preciso que sua motivação esteja alta, pois ele trabalha diretamente com os clientes. 

Assim, suas ações refletem diretamente sobre a opinião dos clientes.

Aqui estão algumas coisas que podem comprometer a motivação do entregador:

  • Se ele tem problemas no caminho até o cliente;
  • Se ele não consegue encontrar rotas práticas;
  • Se ele se tem obstáculos quando busca o pedido no seu estabelecimento.

Mostraremos, agora, como considerar cada um desses aspectos para resolver problemas com entregadores e evitá-los.

O entregador é uma parte importante do seu controle de qualidade de atendimento, pois ele tem contato direto com o cliente.

Como Resolver Problemas com Entregadores?

Existem várias maneiras de resolver problemas com entregadores, elas variam com base no motivo do problema e como você se relaciona com esse entregador.

Porém, independente da situação, lembre-se: você está lidando com uma pessoa. Seja simpático e tente entender o lado dela da situação.

Se você for compreensivo será muito mais fácil descobrir a fonte real do problema.

Quando o entregador está ligado a algum aplicativo de delivery de comida

Essa talvez seja a situação onde é mais comum encontrar problemas com entregadores, mas isso não está nada relacionado aos apps.

Na verdade, a grande culpada nesses casos é a falta de comunicação entre restaurante e colaborador.

Quando tiver problemas com algum entregador vinculado aos aplicativos de delivery, se o pedido já estiver finalizado, entre em contato com o suporte do app. 

Muito provavelmente você não conseguirá falar com o entregador diretamente, mas ele será devidamente contatado pela plataforma.

Quando o entregador foi contratado diretamente por você

Nesse caso, tudo fica bem mais fácil. 

Considere esse entregador parte da sua equipe, ele é igual aos colaboradores dentro do restaurante. 

Por isso, é imprescindível que você o valorize como alguém que está prestando um serviço a você. 

Se, por algum motivo, esse serviço não agradou a você ou ao cliente, considere o  motivo disso. 

É importante reconhecer a possibilidade de você não ter proporcionado meios para que evitar contratempos. Isso envolve desde o treinamento até as instalações do prédio.

Inclusive, se você quiser saber mais sobre como treinar sua equipe, confira aqui

A melhor maneira de lidar com problemas em delivery é evitá-los, pois refletem diretamente na sua reputação.

Uma vez que o motivo real do problema for averiguado, uma conversa franca e educada com o responsável deve bastar.

Nem sempre é alguém o responsável, mas algo. Talvez, até mesmo, parte do processo de produção e atendimento do seu restaurante.

Por isso, quando for esse o caso, considere aderir a um sistema de qualidade para manter todos seus processos atualizados e integrados.

Como Evitar Problemas com Entregadores?

Existem passos simples para tomar assim que se começa a trabalhar com um novo colaborador. 

Esses passos ajudam a evitar dores de cabeça no futuro. Confira:

1. Seja simpático

Isso vale para qualquer colaborador. Seja simpático e educado. O motoqueiro tem contato direto com o seu cliente, a forma com que você lidar com o entregador é a forma com que ele lidará com o cliente;

2. Sinalize um espaço onde eles podem retirar o pedido

Se você puder reservar uma área pequena exclusiva à retirada de pedidos pelos entregadores, com certeza você terá uma entrega bem mais ágil e entregadores mais felizes;

3. Ofereça uma área de espera

Um entregador precisa estar sempre com o celular carregado e disposto a percorrer longas distâncias, tudo por você. Ofereça uma tomada e banquinhos para que eles possam esperar os pedidos e sair com eles ainda quentinhos nas caixas.

Tomando essas medidas, você com certeza evitará entregadores infelizes e garantirá, até mesmo, entregas mais ágeis. 

Seus clientes e entregadores agradecem.

Agilidade do preparo e retirada dos pedidos evita muitos problemas com entregadores.

Evite Problemas com Entregadores: Qual a Melhor Maneira de Contratar Entregadores?

Existem três maneiras de contratar entregadores, todas tem suas vantagens e desvantagens.

Forma de Contrato Vantagens Desvantagens
Contratar autônomos pelos aplicativos Costuma ser mais barato do que criar vínculos empregatícios. Não há treinamento nem contato entre restaurante e entregador: se você tiver problemas com o motoqueiro, o processo de solução é mais demorado.
Contratar por uma cooperativa Pode facilitar o processo de conseguir entregadores mais comprometidos. Se houver problemas, é possível que encontrar o entregador que atendeu o pedido seja difícil.
Contratar diretamente por meio de um processo seletivo Possibilidade de treinamento e contato direto. Você também pode escolher o entregador que sentir que mais se alinha com seus valores. Existe vínculo empregatício, com regras claras que devem ser seguidas, incluindo renda e jornada mínima.

Escolha bem a maneira com que você irá trabalhar no seu delivery, isso ditará o seu relacionamento com os entregadores.

É impossível determinar qual o melhor caso, pois depende do tamanho do seu negócio e da forma com que você prefere trabalhar.

Precisa de ajuda para saber quanto você pode comprometer das suas finanças em um novo entregador? Utilize o Connect e tenha a noção exata do quanto seu restaurante está faturando! 

Entenda Como Resolver Problemas com o Entregador: Descubra a Melhor Maneira de Trabalhar com Ele

Agora você sabe que o entregador pode trabalhar de várias maneiras diferentes. Isso nos permite entender que, para resolver questões com eles é preciso utilizar a própria plataforma que nos conecta a eles (apps ou cooperativas).

Também é relevante perceber que, uma vez que você já tem alguma experiência em delivery, pode-se evitar muitos dos contratempos desse meio.

Podemos fazer isso:

  • Oferecendo processos ágeis para que o motoqueiro retire o pedido rapidamente;
  • Proporcionando espaços onde ele pode carregar seu celular ou descansar enquanto espera os pedidos, ficando disponível por mais tempo para você;
  • Tendo em mente qual a melhor maneira de contratá-lo, de acordo com as necessidades do seu negócio (por aplicativo, cooperativa ou por vínculo empregatício).

Uma vez que você compreender quanto é importante evitar esse tipo de conflito no seu restaurante, mais você perceberá como relacionamentos entre empreendedor e colaborador devem ser amigáveis.

Para que seu negócio faça sucesso, é preciso que você trabalhe apenas com quem você confia.

Escolha Aqueles em Quem Você Confia

Transparência e honestidade: esses são aspectos primordiais no relacionamento profissional.

Por isso, o Consumer é sempre transparente com você. 

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Tendo o seu nome em um app, você garante exclusividade e visibilidade. 

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Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

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