Skip to main content
Abrir RestauranteBares e Restaurantes

Como Solucionar o Problema da Falta de Moedas para o Troco?

By setembro 28th, 2018One Comment

Com o passar do tempo as moedas vão ficando desvalorizadas e muitas pessoas deixam de as utilizar, o problema se dá no momento em que o “entesouramento” de moedas atrapalha a circulação do troco no comércio.

Muitos estabelecimentos no ramo da alimentação oferecem em seu cardápio itens que custam um valor não arredondado, em que são especificados os reais e os centavos.

Imagine que o X-Picanha de uma Lanchonete custe 19,50 e um cliente resolva pagá-lo com uma nota de 20 Reais. O funcionário verifica a gaveta troco e leva a mão à testa: estou sem troco, vou ficar devendo. Em um cenário assim, o cliente não é obrigado a receber o troco em bala ou ficar sem sua moedinha, inclusive, o código do consumidor o protege e, se acionado, pode trazer problemas severos para a lanchonete.

Dando o troco

Existem diversas soluções para evitar transtornos com os clientes e pagar aos seus consumidores o que deve ser pago.

Você sabia que algumas pessoas podem aproveitar-se de situações em que não recebem seu troco para acionarem a justiça, na tentativa de ganhar mais dinheiro em um possível processo contra o estabelecimento? Você não quer esse tipo de transtorno, então chegou o momento de dar o troco.

Vou apresentar dois tipos de soluções para esse problema: Soluções Promocionais e Soluções tecnológicas. Dê só uma olhada.

Soluções Promocionais

Uma boa alternativa para solucionar esse problema é fazer promoções para quem pagar com moedas. Você talvez já tenha visto ofertas do tipo: Troque 50 R$ em moedas e ganhe um lanche. Ou até mesmo outro tipo de promoção de troca, algumas oferecem descontos, por exemplo.

Eventualmente aparecerão algumas pessoas para resgatar o prêmio e encher o caixa de novas moedas. Essa solução, no entanto, envolve algum gasto: o da premiação. E se eu te disser que existe um jeito de devolver o troco sem fazer promoções ou oferecer recompensas?

Soluções tecnológicas

Os estabelecimentos alimentícios já tem procurado por auxílio digital além da automação comercial habitual.

Procurando ajudar os estabelecimentos a se manterem dentro da regulamentação e pagar os devidos centavos aos clientes é que o Troco Simples trouxe uma maneira de resolver esse problema.

A plataforma pode ser acessada através de um aplicativo para Smartphones, nele o usuário junta os centavos enviados pelos caixas de estabelecimentos vinculados à plataforma. O usuário vai juntando os pequenos centavos e pode usá-los para fazer recargas no celular, comprar em estabelecimentos parceiros e dar algum uso a aqueles centavos que ficam em algum cofre que não vai ser aberto nunca ou no fundo da bolsa.

Segundo estatísticas que constam no site:

Essa é uma maneira de usar a tecnologia para evitar perdas de dinheiro ou irregularidades fiscais. Saiba mais sobre o Troco Simples.

Se você quer ter ainda mais controle sobre a gestão do seu estabelecimento e seus gastos, existem outros meios, como usar um sistema de gerenciamento voltado para restaurantes e negócios no ramo alimentício. Através de um bom sistema, você pode ter controle dos seus estoques e gastos com insumos (ingredientes), além de poder ver em tempo real qual é o lucro bruto sobre cada um dos seus pedidos.

Usando o Programa Consumer para aprimorar seu gerenciamento.

O Programa Consumer é um sistema com mais de 100 funcionalidades elaboradas com base em necessidades cotidianas de pequenos e grandes negócios no ramo da alimentação. Seu conjunto de módulos cobre todos os processos envolvidos na área e ajuda estabelecimentos em todo o Brasil a economizar tempo e, consequentemente, dinheiro.

Algumas funcionalidades do Consumer são ótimas para auxiliar os funcionários no fechamento da conta do cliente, calculando os valores sem equívocos e fazendo divisões precisas de acordo com o que foi pedido por cada integrante da mesa.

Sistema para divisão da conta em bares e restaurantes

É muito comum que grupos de amigos vão juntos a estabelecimentos de que gostam bastante. Muitas vezes, cada integrante da turma pede algo diferente que consta no cardápio, e na maioria das vezes, todos pedem bebidas em diferentes tipos e quantidades.

Para ninguém pagar mais que ninguém é que o Consumer oferece uma ferramenta de fechamento de contas que nenhum outro sistema de gerenciamento tem.

Os detalhes são importantes e devem ser considerados, afinal é neles que moram os equívocos e os erros de cálculos, para aumentar o índice de acertos é que é importante contar com o suporte necessário. Clique aqui para saber mais detalhes técnicos que dizem respeito a Divisão da Conta.

O Consumer tem módulos capazes de aprimorar todas as tarefas do estabelecimento, auxiliando garçons, cozinheiros, entregadores… e também os atendentes no caixa. O Sistema permite que você use extensões para ter mais controle do seu trabalho, funcionando para automatizar gavetas de dinheiro.

Tela para controle da abertura e fechamento do caixa

Com gavetas de dinheiro seguras e adequadas, você pode contar com a segurança da tranca da gaveta, que se abre por poucos instantes quando o pagamento do pedido requer troco em espécie. O atendimento do seu caixa fica mais rápido, e o estabelecimento perde menos dinheiro!

Experimente a versão gratuita do Consumer e tenha controle de cada centavo que passa pelo seu negócio.

Leia também: Descubra como um barzinho aumentou sua produtividade usando uma Comanda Mobile

Este artigo lhe deixou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui no Blog.

Equipe Consumer

Equipe Consumer

Somos especializados no segmento da alimentação e buscamos as melhores informações para compartilhar com nossos clientes. Instale Grátis o Programa Consumer para melhorar seus resultados.

One Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.