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Dominar estratégias de como vencer a concorrência no setor de bares e restaurantes é fundamental para se destacar na área da alimentação.

Sendo, dessa forma, essencial para que o seu restaurante não se torne mais um em meio a tantos outros.

Mas essa não é uma tarefa tão simples.

A competitividade do setor alimentício é grande, por isso é um desafio para donos de bares e restaurantes alcançar o topo.

Porém, é necessário também vê-la e enfrentá-la pelo lado positivo.

Afinal, essa concorrência pode ser a motivação para que você busque melhorar ainda mais o seu restaurante!

Para isso, é preciso estar munido das melhores estratégias e ferramentas do mercado.

E é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

Continue lendo para descobrir quais são as estratégias que você precisa conhecer e aplicar para vencer a concorrência!

5 Dicas de Como Vencer a Concorrência e Destacar seu Restaurante 

Apesar de alta, a concorrência no setor de bares e restaurantes não é invencível.

Principalmente porque essa concorrência varia no segmento, no modelo de negócio, entre outros.

Assim, alguns restaurantes não podem ser considerados seus concorrentes diretos.

Tudo isso precisa ser levado em conta na hora de definir suas estratégias para vencer a concorrência.

Além disso, você precisa conhecer bem o seu potencial competitivo e como desenvolvê-lo para atingir os resultados esperados.

Apesar da grande concorrência, é possível vencê-la e destacar seu restaurante. (Imagem: Freepik)

Quer saber quais são as dicas que preparamos para você vencer seus concorrente?

Confira abaixo!

1. Faça a Análise de SWOT

O primeiro passo para vencer a concorrência é conhecer a fundo o seu negócio.

Isso significa conhecer o potencial e os pontos fortes do seu restaurante e apostar neles.

Mas também ter conhecimento dos pontos fracos e trabalhar arduamente para melhorá-los.

Nesse sentido, a Matriz SWOT é a ferramenta mais indicada para realizar a análise dos seus pontos fortes e fracos.

A sigla SOWT ou FOFA está dividida em quatro aspectos do seu negócio:

 

  • Strenghts/Forças
  • Opportunities/Oportunidades
  • Weaknesses/Fraquezas
  • Threaths/ameaças

 

Estes 4 aspectos estão ligados ao ambiente interno e externo do seu restaurante e podem ajudar a tomar decisões com mais assertividade.

Para saber tudo sobre o que é a análise de SWOT, leia este outro artigo que escrevemos exclusivamente sobre o assunto.

2. Conheça seus Concorrentes

Para vencer uma batalha, é essencial conhecer seu oponente.

Neste caso, o seu concorrente.

Portanto, além de conhecer o potencial do seu restaurante, é necessário observar e acompanhar a concorrência.

Essa é a melhor forma para saber os pontos fracos dos concorrentes e, a partir disso, as necessidades e dores dos clientes.

Assim, você pode pode agir para suprir tais necessidades e usá-las a favor do seu restaurante.

Alguns pontos importantes a serem observados nos concorrentes são:

  • Do que os clientes mais reclamam do concorrente
  • Avaliações dos clientes nas redes sociais
  • Como é o relacionamento com o cliente
  • Como são o cardápio, os produtos e os pratos servidos

Depois, é só reunir essas informações e traçar seu plano para vencê-los!

Então, a partir de agora fique de olho na concorrência!

Invista em um diferencial que agregue valor ao seu restaurante e conquiste clientes! (Imagem: Freepik)

3. Tenha um Diferencial

Oferecer qualidade no produto ou serviço oferecido em seu restaurante não é mais visto como um diferencial.

Isso porque a qualidade se tornou um item básico ou obrigatório na era da experiência do cliente.

Agora, com o público alvo cada vez mais exigente, é preciso ter algo a mais.

Investir em um diferencial é um passo importante para derrotar a concorrência.

Além disso, ter um diferencial agrega valor ao seu restaurante.

Isso fará com que com que os clientes tenham outra percepção do seu negócio, podendo ser decisivo na hora de escolher entre o restaurante concorrente e o seu!

4. Construa Presença Online

Ter um negócio na era digital e não investir em construir presença online é a receita para o fracasso.

Por isso, é imprescindível contar com uma estratégia de Marketing Digital para restaurantes.

A presença online envolve ter perfis nas redes sociais e produzir conteúdo que engaje seus clientes e consumidores.

Também é preciso estar no principal site de buscas, o Google, cadastrando-se no Google Meu Negócio.

Além disso, você pode ser divulgado gratuitamente no Portal MenuDino!

Para saber mais, clique aqui!

5. Invista em Tecnologia

Por último e mais importante: para vencer a concorrência, você precisa investir em tecnologia!

Automatizar seus processos de gestão e atendimento tornará seu restaurante e seus funcionários mais produtivos.

Além de reduzir as chances de erros e evitar prejuízos.

E nisso você pode contar com o Consumer!

O Programa Consumer é um sistema de gestão completo para bares e restaurantes.

O portfólio de soluções Consumer vai ajudar o seu restaurante a usar a tecnologia para alavancar seus resultados!

O Consumer tem toda a tecnologia que o seu restaurante precisa para vencer a concorrência!

Para Disparar na Frente da Concorrência Você Precisa de um Super Diferencial: o Programa Consumer

O Consumer está há 10 anos ajudando bares e restaurantes a ser destaque na área da alimentação.

Além de soluções excelentes, temos o custo-benefício mais competitivo do mercado!

Assim, oferecemos as condições necessárias para que o seu restaurante a concorrência.

Não perca tempo e experimente grátis agora mesmo!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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