Aqui é o Renato do Programa Consumer, como temos muitos clientes no segmento de hamburguerias e lanchonetes, hoje gostaria de compartilhar a história de um dos maiores sucessos nesse segmento nos últimos anos nos Estados Unidos.
Todos sabem que o mercado americano é dominado por muitas redes de hamburguerias, desde pequenas até redes gigantes, mesmo assim a Shake Shack encontrou espaço para crescer e ocupar um local de destaque.
Eu tive o primeiro contato a alguns anos atrás, em uma viagem a Nova York, andando pelas ruas da cidade, vi uma fila fora do normal em uma das praças da cidade, apontando para um trailer pequeno, chegamos mais perto e então tivemos o primeiro contato com a hamburgueria Shake Shack.
Como já estávamos lá, não poderíamos deixar de provar aquele hambúrguer e valeu muito a pena, um hambúrguer realmente delicioso.
Neste artigo vamos contar um pouco dessa história para inspirá-lo, e quem sabe repetir esse sucesso no Brasil. O carro chefe da lanchonete é o hambúrguer orgânico preparado com temperos totalmente artesanais. A fama do lanche vai de norte a sul pela cidade de Nova Iorque, sendo uma parada obrigatória dos turistas.
História
Tudo começou em 2001 quando o dono da Shake Shack resolveu montar um carrinho de cachorro quente em uma das principais praças de Nova Iorque, localizada no Madison Square Park. A fama do sabor e qualidade do lanche chamaram a atenção das pessoas. Pouco tempo depois, em 2004, a hamburgueria passou a ser um quiosque permanente na famosa praça americana. Turistas e moradores vizinhos tinham hora e lugar certo para saborearem o tradicional hambúrguer que mais tarde viraria uma grande potência.
Atualmente, a Shake Shack possui várias unidades em diferentes partes do mundo. Em cada estabelecimento existem filas quilométricas a espera do saboroso hambúrguer orgânico. Os clientes sabem da qualidade e não abrem mão de degustar o tradicional sanduíche em uma das maiores hamburguerias de sucesso e destaque no ramo da gastronomia mundial.
Com o aumento da demanda, a hamburgueria passou a oferecer além do lanche, batata frita cortada em formato ondulado, marcante pela sua forma única, milk shakes, sundaes e sorvetes que também são destaques e bem aceitos pelos clientes.
O carro chefe é o hambúrguer gourmet que custa a partir de US$ 5,29 (uma unidade) e chega a US$ 9,64 (duas unidades). Os Estados Unidos possui grandes hamburguerias e para conseguir destaque a Shake Shack apostou em lanches artesanais e foi assim que consolidou a marca.
Cada detalhe foi pensado para o bem estar dos clientes, desde o ambiente a preparação dos sanduíches, o hambúrguer é preparado na hora e a certificação de carne orgânica atrai mais clientes para a hamburgueria.
Cada unidade Shake Shack foi desenvolvida de maneira sustentável, toda a energia utilizada no local é eólica. Os destaques são: o hambúrguer orgânico, produtos frescos, ambiente sustentável e atendimento de qualidade. O cuidado da Shake Shack vai além e pensando nos vegetarianos foram desenvolvidos lanches com bolinhos de cogumelos saborosos e muito solicitados pelo público.
A hamburgueria oferece variados tipos de cervejas, chopp artesanal e vinhos em seu cardápio, todos têm uma harmonização perfeita com os lanches servidos. Hoje, pode-se afirmar que a Shake Shack é uma rede de grande movimento no setor de alimentos americano. A empresa ganhou uma estrela no guia gastronômico no The New York Times com o lanche Shack Burguer feito de cheeseburger, alface, tomate e um molho da casa. O prêmio nunca foi alcançado antes por uma rede de refeições rápidas.
Design da marca
A comunicação visual da marca é caracterizada por letreiros de neon das décadas de 1950 e 1960.
Fonte: Shake Shack
Shake Shack no mercado mundial
Os dados mais atuais sobre o faturamento da empresa registraram um número aproximado de US$ 5 milhões por ano para cada loja. Atualmente, o valor de mercado da Shake Shack é de US$ 1.6 bilhão. E a empresa possui mais de 1.600 funcionários.
Os lanches da Shake Shack são mais caros, porém, são feitos com ingredientes de qualidade e certificação. O incentivo a alimentação saudável e saborosa é o que diferencia das demais redes de fast food e as pessoas não abrem mão de pagar mais caro para comer os tradicionais hambúrgueres da rede Shake Shack.
Atualmente, a empresa possui 64 unidades em nove países como: Estados Unidos, Londres, Istambul, Moscou, Beirute, Dubai, Abu Dhabi, Doha e kuwait City. A procura é grande, há dias que somente na unidade do Madison Square Park são produzidos 6.000 Shack Burgers, um dos lanches mais pedidos.
A hamburgueria Shake Shack é considerada como “casual fino” isso a destaca em relação às demais que estão no mercado no ramo de alimentação rápida.
Curiosidades
A primeira unidade da hamburgueria localizada no Madison Square Park possui duas curiosidades que atraem os clientes. Uma delas é para as pessoas que vão ao restaurante com seus bichinhos de estimação, o local oferece um cardápio especial para os cachorros, biscoito com manteiga de amendoim e creme de baunilha. O objetivo desta iniciativa é justamente deixar a vontade o cliente que sai para passear com seu animal e resolve durante o percurso fazer uma refeição.
Outro detalhe pensado pela empresa foi a instalação de câmeras em sua unidade, desta forma, as imagens são disponibilizadas no site da loja, e pela internet os clientes conseguem ver a movimentação do local e tamanho da fila, e assim escolhem o melhor horário para ir à Shake Shack.
A história da Shake Shack é marcada por liderança e grande destaque em relação às diversas redes de fast food que há no mercado. Seu jeito arrojado de trabalho e preocupação com os clientes cativam um público fiel à marca.
Um ambiente que agrada a vários tipos de paladares, feito sob critérios de sustentabilidade e que pensa na harmonia entre as pessoas. O sucesso é mérito de um trabalho desenvolvido com excelência pela Shake Shack.
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Adorei as dicas, parabéns!