Skip to main content
Abrir RestauranteBrandingDicas para empreendedoresEmpreendedores da alimentaçãoInovaçãoPrograma Consumer

6 Dicas e Ideias Criativas de Como Abrir um Restaurante Temático

By novembro 29th, 20234 Comments

Abrir um restaurante temático é uma ótima ideia para empreendedores que desejam inovar na área da alimentação.

Afinal, é possível ter ideias de temas diferentes, curiosas, criativas e exclusivas. Esse tipo de restaurante costuma atrair muitos clientes pelas mais diversas razões, podendo ser elas:

  • Por ser fã do tema
  • Pela curiosidade em conhecer
  • Para experimentar uma experiência gastronômica nova

Por isso, é um segmento na área da alimentação que oferece boas oportunidades para quem investe nele.

Para ajudar você a tirar a ideia do papel e torná-la real, reunimos 6 dicas e ideias de como abrir um restaurante temático.

Continue lendo e inspire-se!

Teste grátis

6 Dicas e Ideias Criativas de Como Abrir um Restaurante Temático

O segmento de restaurantes temáticos oferece muitas oportunidades para quem quer empreender na área da alimentação.

Pois, nesse caso, além de ser um restaurante, pode acabar se tornando, também, uma atração turística. 

Isso porque ele une duas experiências em uma: a gastronomia e a fantasia. Uma união perfeita para clientes que gostam de experiências diferentes e imersivas.

Afinal, um restaurante desse tipo cria uma atmosfera na qual o cliente faz uma imersão e sente-se como se tivesse transportando para o lugar de verdade.

Então, como as pessoas, no geral, adoram ter experiências como essas, há muitas possibilidades para aproveitar as oportunidades e ser um sucesso.

Confira agora 6 dicas e ideias criativas de como abrir um restaurante temático:

1. Escolha um tema que você também goste

Antes de tudo, é essencial escolher um tema para o seu restaurante temático o qual você também goste e, talvez, seja fã, o que seria perfeito.

Isso porque ter um restaurante é algo que vai acompanhar você por um longo período de tempo. Em alguns casos, até mesmo para sempre.

Então, imagine abrir um restaurante com um tema que você não gosta ou não goste tanto assim a ponto de sentir motivado a trabalhar nele todos os dia

Sendo uma paixão sua, você terá mil vezes mais motivação e empenho em transformá-lo no melhor restaurante. Porque, além de tudo, será uma realização para você.

Assim, os próprios clientes irão perceber que, para você, se trata muito mais do que simplesmente um negócio.

Restaurante temático com duas mesas e cadeiras e decoração na parede.

Abrir um restaurante temático é um ótima aposta na área da alimentação (Imagem: Katlyn Giberson/Unsplash)

2. Aposte em um tema Original

O restaurante temático por si só já é um atrativo para os clientes. Mas, se o tema for original, ou seja, for único no local em que o restaurante está localizado, o diferencial será ainda maior.

Assim, antes de decidir o tema do seu restaurante, faça uma pesquisa de mercado para identificar oportunidades e ameaças para o seu negócio.

É claro que a possibilidade de encontrar um restaurante com o mesmo tema é baixa, mas é bom confirmar para não haver surpresas depois.

Algumas sugestões de temas são:

  • Cinema, filmes e séries

É um tema bastante comum em restaurantes temáticos pelo mundo. Por exemplo, algumas sitcoms famosas como Friends, Game of Thrones, Breaking Bad e Harry Potter são recorrentes como temáticas.

Entretanto, há outras que fazem bastante sucesso, mas são pouco usadas, como Stranger Things e Um Maluco no Pedaço.

  • Músicas, bandas e cantores(as)

Há restaurantes que tÊm como tema algum estilo musical ou homenagem a bandas ou cantores(as).

Por exemplo, restaurantes com temas de Blues, Jazz, Rock, Samba; homenagem a bandas conhecidas, como os Beatles, e artistas renomados, como Elvis Presley.

  • Literatura – Histórias e livros

O mundo da literatura também rende bons temas para restaurantes. Por exemplo, os best-sellers Harry Potter e Senhor do anéis inspiraram restaurantes no mundo inteiro.

No Brasil, a Pizzaria Hector, em Gramado, faz muito sucesso com o tema Harry Potter. O dono reproduziu uma parte do castelo de Hogwarts, a escola de magia, e ao entrar no ambiente, o cliente sente como se estivesse dentro do universo dos bruxos.

  • Culturas

Alguns povos e culturas são bastante conhecidos pela culinária. Assim, um restaurante com culinárias regionais ou estrangeiras, que além da comida, também reproduza o ambiente para que o cliente se sinta naquele lugar é bastante atrativo.

  • Cenários e universos

Alguns cenários e universos também podem ser tema para restaurantes. Por exemplo: caverna, praia, geleiras, apocalipse zumbi, navio, games,viking, futebol, entre outros.

E eles atraem muitos clientes interessados em ter essa experiência.

Pizzaria Hector inspirada em harry Potter.

Pizzaria Hector, em Gramado, inspirou-se em Harry Potter. (Imagem: divulgação)

3. Capriche na decoração

A decoração é essencial para o sucesso de um restaurante temático. Afinal, é ela quem vai garantir que a experiência do tema seja completa.

Por isso, a decoração precisa reproduzir o mais próximo possível o tema que você escolheu para fazer o cliente sentir-se numa imersão.

Além disso, a decoração precisa ser instagramável

Ou seja, ela precisa ser adequada para os clientes fazerem boas fotos para postar no Instagram. Pois um dos motivos para eles frequentarem um restaurante temático também é para tirar fotos e postar em suas redes sociais.

4. Cardápio Inovador com Pratos e Bebidas no Contexto do Tema

Um restaurante temático precisa de todos os detalhes em sintonia com o tema para o cliente acreditar realmente naquela experiência.

Assim, até mesmo os pratos e bebidas têm de ser inovadores e combinarem com o contexto do tema.

Caso contrário, o cliente vai trocar o restaurante temático por qualquer outro que sirva os pratos e bebidas comuns que ele pode encontrar em qualquer lugar.

Além disso, você pode começar inovando trocando o cardápio físico pelo cardápio digital. Ele é mais fácil de editar e oferece mais praticidade para o cliente.

No Consumer, você pode criar um cardápio digital por QR Code com o melhor custo-benefício do mercado e muitas vantagens para você.

Medieval Times – rede estadunidense de restaurante com tema medieval . (Imagem: divulgação)

5. Eventos em datas importantes para o tema

Alguns temas possuem datas que o marcaram e, de alguma forma, são comemorativas. Assim, você pode aproveitá-las para atrair mais clientes para o seu restaurante.

Para isso, é possível criar promoções especiais com descontos exclusivos, um dia ou noite com atrações especiais ou até um concurso.

Os clientes adoram participar de eventos, principalmente em um restaurante temático, onde eles poderão ter uma experiência bem diferente.

Essa é uma forma também de fazer com que novos clientes frequentem o seu restaurante e os antigos frequentem mais de uma vez.

6. Programa de Fidelidade

Um dos pontos que podem ser negativos em abrir um restaurante temático é que os clientes costumam ir apenas uma vez para conhecer. Ou tão somente em ocasiões especiais.

Assim, é preciso pensar em estratégias para atrair e incentivar seus clientes a retornar mais vezes ao seu restaurante.

Uma delas é o Programa de Fidelidade do Consumer. Com ele, seus clientes acumulam pontos ou recebem cashback a cada vez que compram no seu restaurante.

Depois, eles podem trocar os pontos por outro produto ou obter desconto no pedido. Com isso, as chances de eles voltarem outras vezes ao seu restaurante serão maiores.

E, dessa forma, você terá mais clientes fidelizados comprando no seu restaurante.

Mais de 30 mil restaurantes usam o Consumer como sistema de gestão.

O Consumer ajuda Você a Abrir seu Restaurante Temático

O Consumer é aliado de mais de 30 mil restaurantes de variados segmentos em todos os estados do Brasil.

Essa confiança vem dos mais de 10 anos de experiência desenvolvendo soluções para restaurantes e os ajudando a crescer com eficiência.

Tanto que o Sebrae e o Google são parceiros e recomendam o Consumer como o melhor sistema para bares e restaurantes.

Então, se você quer um sistema para o seu restaurante com o qual possa contar em qualquer momento, esse sistema é o Consumer!

Conheça na prática todas as soluções Consumer na prática em um teste gratuito durante 15 dias sem nenhum compromisso.

Experimente grátis agora mesmo!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

4 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.