Skip to main content

O controle de vendas de um restaurante é uma das tarefas mais essenciais e importantes dos processos do dia a dia desse negócio.

Embora uma parte dos gestores de restaurantes não acredite que o controle de vendas é essencial, isso é um grande erro que podem cometer.

É a partir dele que o dono do restaurante vai saber o fluxo e o volume de vendas, a receita, o lucro, isto é, terá o controle do financeiro do seu estabelecimento.

Assim, fazer o controle de vendas de maneira eficiente garante melhores resultados para o seu restaurante, além de mais organização e profissionalismo.

Por isso, trouxemos esse guia de como fazer o controle de vendas do seu restaurante sem erros. Continue para descobrir e colocar em prática!

Como Fazer o Controle de Vendas em Restaurantes Sem Erros?

O Controle de vendas consiste no registro e fiscalização de vendas diário do seu restaurante. Essa é uma etapa que não pode ser ignorada, pois isso poderá causar prejuízos sobretudo financeiros.

Afinal, como se diz por aí, informação vale ouro. Nesse caso, vale o sucesso do seu restaurante.

Isso porque é com o controle de vendas que você poderá obter relatórios, gráficos e indicadores importantes sobre o seu negócio.

E isso significa conhecer de forma profunda o desempenho do seu negócio e poder tomar decisões melhores com base em dados reais.

Por exemplo, essas são algumas informações que você poderá obter:

  • Dias da semana com mais vendas
  • Os horários com mais movimento
  • Formas de pagamento que os clientes preferem
  • Os produtos mais vendidos

Entre tantos outros dados valiosos para o seu negócio! Assim, será possível criar promoções, cupons de descontos e ações de vendas mais táticas.

Então, vamos para o que mais interessa  você e o motivo pelo qual está aqui: como fazer o controle de vendas eficiente no seu restaurante:

Planilha para Controle de Vendas em Restaurantes

A planilha para controle de vendas é uma opção bastante usada por donos de restaurantes para realizar essa tarefa.

Afinal, ela é gratuita e permite uma organização e controle razoável das vendas. Aliás, ela é uma alternativa melhor do que métodos manuais obsoletos, como é o caso das anotações em cadernos.

Mulher calculando seu controle de vendas

Pare de perder tempo para controlar suas vendas. (Imagem: Consumer)

Entretanto, embora seja melhor do que os métodos 100% manuais, as planilhas não são totalmente seguras de erros.

Isso porque a planilha ainda depende do registro manual das vendas. Assim, ela gera grandes riscos de erros, como esquecer de registrar uma venda ou fazer o registro de maneira errada.

Outro risco é o de excluir o arquivo da planilha do computador por acidente e, dessa forma, perder todos os registros de vendas.

Por último, o controle de vendas com uma planilha faz você gastar mais tempo, além de não ter integração a um sistema de gestão.

Controle de Vendas com o Consumer

Para fazer um controle de vendas no seu restaurante sem cometer erros, a melhor solução é usar um sistema de gestão, como o Consumer.

Diferente da planilha, é mais prático e rápido controlar suas vendas com o Consumer, pois ele automatiza essa tarefa para você. 

Basta registrar suas vendas diárias no sistema e ele fará todo o resto: gerar relatórios, calcular o ticket médio e simplificar seu dia a dia. O risco de erros aqui é praticamente zero.

Todas essas informações ficam salvas e seguras em uma nuvem digital e você pode consultá-las a qualquer momento.

Controle de vendas Consumer

Simplifique o controle das suas vendas com o Consumer!

Além disso, o Consumer integra todos os processos de gestão do seu restaurante em um só lugar, otimizando seu tempo e alinhando seus processos. Por exemplo, ele permite fazer:

Tudo isso de forma integrada com o controle de vendas. Assim, você fará mais de uma tarefa ao mesmo tempo, ganhando mais tempo para se dedicar ao seu negócio.

Essa solução é ideal para a rotina dos restaurantes, que sempre é uma correria e cheia de tarefas para fazer.

E mais importante ainda, torna a sua gestão mais organizada e profissional, oferecendo um serviço de qualidade para conquistar os seus clientes!

Faça o Controle Financeiro do seu Restaurante com o Consumer

O Consumer é o sistema que tem todos os recursos e soluções necessárias para gerenciar o seu restaurante de forma eficiente.

A prova disso são os mais de 30 mil restaurantes por todo o Brasil que escolheram o Consumer como sistema de gestão.

Há mais de 10 anos, o Consumer desenvolve soluções focadas em bares e restaurantes para simplificar e potencializar seus processos.

E não importa qual é o tamanho do seu restaurante, o Consumer foi feito para ele e vai ajudar a alcançar o sucesso!

Nossas soluções são criadas para acompanhar o seu crescimento em todas as etapas, oferecendo suporte e tecnologia de ponta. Assim, você pode realizar o controle do seu restaurante com o Consumer sem preocupações e sem perder tempo.

Por exemplo, usando o Consumer Connect: uma solução com a qual você acessa a qualquer momento e pelo computador, tablet ou celular em tempo real:

  • Relatórios
  • Gráficos
  • Indicadores
  • Sazonalidade das suas vendas
  • Estoque

O melhor de tudo isso? Você pode fazer um teste de 15 dias sem compromisso com o Consumer para saber se ele é realmente o melhor sistema para o seu restaurante.

Experimente grátis!

consumer

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

8 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.