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7 Dicas para ter Descrições de Pratos Vendedoras no Cardápio

By janeiro 11th, 20233 Comments

Boas descrições de pratos no cardápio tendem a ser decisivas para aumentar as vendas no seu restaurante.

Afinal, assim como as imagens, as palavras também têm o poder de persuadir e influenciar a decisão de compra dos clientes.

Aliás, as fotos e as descrições funcionam de forma complementar para ajudar o cliente a escolher o que ele vai comprar.

As chances do cliente deixar de comprar no seu restaurante porque o cardápio não tem descrições e nem imagens são grandes.

Contudo, se o seu cardápio tem descrições, mas elas não cumprem a função de “vender o seu peixe”, então não terá bons resultados.

Logo, é preciso que as descrições sejam estratégicas e bem escritas para conseguir dar informações sobre os pratos e vendê-los aos clientes.

Por isso, selecionamos 7 dicas de como criar descrições de pratos que sejam atrativas e vendedoras. Continue para conferi-las e usá-las de forma fácil no seu cardápio!

7 Dicas de Como Criar Descrições de Pratos Vendedoras para o seu Cardápio

As descrições de um prato ajudam não só a vendê-lo para seus clientes, mas também para dar informações importantes como ingredientes e tamanho.

Além disso, transmite mais profissionalismo e confiança para quem escolhe frequentar seu estabelecimento.

Por isso, um cardápio que contém fotos e descrições dos pratos têm mais chances de convencer o cliente a comprar no seu restaurante.

Confira as 7 dicas para deixar as descrições de pratos do seu cardápio mais vendedoras!

1. Destaque Ingredientes Premium

Para o seu restaurante ter um cardápio vendedor, os ingredientes premium devem ganhar destaque nas descrições de pratos. 

Afinal, os ingredientes premium agregam valor ao prato e também chamam mais a atenção dos clientes.

Você pode, por exemplo, dar destaque para marcas de produtos famosos – internacionais ou nacionais –, colocando palavras como “original”, “verdadeiro”, etc.

2. Use uma Linguagem que Combine com o Estilo do seu Restaurante

Ao fazer a descrição de pratos do seu menu, atente-se para usar uma linguagem que esteja de acordo com o estilo do seu restaurante.

Se o seu restaurante é mais descontraído e focado no público jovem, você pode usar  palavras e até gírias que fazem parte do vocabulário desse público.

Mas, por outro lado, se o seu restaurante tem um estilo mais sofisticado e voltado para um público adulto, é necessário adaptar a linguagem para este público.

As descrições de pratos ajudam o cliente na sua escolha. (Imagem: Freepik)

3. Use Palavras que Valorizem os Pratos

Outra estratégia para criar descrições de pratos vendedoras é usar palavras que valorizam os pratos do seu restaurante.

Aqui, trouxemos alguns exemplos para dar dicas, mas você pode usar a sua criatividade para selecionar outras palavras:

  • Deliciosa
  • Saborosa
  • Caseira
  • O verdadeiro sabor
  • Feito com amor

Claro, use com muita cautela para não exagerar e acabar transmitindo uma ideia contrária de apelação que pode afastar o cliente.

4. Informe o Preço

Informar o preço dos pratos é de extrema importância para que um cardápio que converta mais vendas.

Isso porque o preço também é um fator que influencia a decisão de compra do consumidor. Mas também influencia a decisão de escolher ir ao seu restaurante.

Além disso, é contra o Código de Defesa do Consumidor não informar o preço dos produtos. Portanto, essa é uma informação obrigatória no seu cardápio.

5. Cuidado com o “Textão”

Quanto mais detalhes sobre o seu prato houver na descrição, melhor será para o cliente conhecer e decidir o que ele quer comer.

Entretanto, é necessário muita atenção e cuidado para não escrever um “textão”. Isto é, uma descrição grande demais dos seus pratos.

Uma descrição grande tornará a leitura cansativa e fará com que os clientes fiquem com preguiça de ler o cardápio.

Ainda mais levando em consideração que o cliente está ali para comer e pode estar com pressa para escolher sua refeição e até mesmo com muita fome.

O cardápio online facilita a atualização das descrições dos pratos.

6. Indique se o Prato é Vegetariano ou Vegano

Com o crescimento do público formado por consumidores vegetarianos e veganos nos últimos anos, é preciso estar pronto para atendê-los.

Afinal, é um público que tem dificuldade para se alimentar fora do lar e, por isso, está disposto a pagar mais para manter sua escolha alimentar.

Assim, indicar se o prato é vegetariano ou vegano ajudará esse público a encontrar de maneira mais rápida as opções disponíveis no seu cardápio.

Dessa forma, esse poderá ser um diferencial para o restaurante irá atrair estes consumidores.

7. Atualize Sempre as Descrições de Pratos

Por fim, procure atualizar as descrições de pratos do seu cardápio sempre que houver alguma mudança.

Por exemplo, se houver adição ou retirada de algum ingrediente na receita de algum prato ou se um prato diminuiu ou aumentou de tamanho, atualize a descrição para que os clientes saibam.

Isso irá evitar maus entendidos com os clientes e ajudar o seu restaurante a oferecer um atendimento de excelência.

Para atualizar suas descrições de pratos de maneira mais rápida e fácil, o melhor é que seu restaurante tenha um cardápio online.

Assim, não é necessário imprimir o cardápio toda vez que houver uma alteração. Mas se você ainda não tem um cardápio online, o Consumer vai te ajudar!

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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