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O sonho de todo dono de restaurante é aumentar o ticket médio do seu estabelecimento. Entretanto, muitos deles têm dificuldades de pensar em estratégias para atingir tal objetivo.

Seja por não entender muito bem o que significa o termo ou por não saber como calculá-lo, alguns empreendedores deixam esse indicador no escanteio.

Se você se inclui em alguns desses casos, atenção: seu negócio pode estar correndo um sério risco.

Mas se, ao contrário, você sabe da importância do ticket médio para o seu negócio e quer dicas de como aumentá-lo, continue a leitura deste artigo!

O que é o Ticket Médio?

Ticket médio nada mais é do que a média de quanto cada cliente gasta em seu estabelecimento. Isto é, a média de consumo por cliente.

Assim, quanto maior for o valor gasto pelo cliente em seu restaurante, maior será o ticket médio dele.

E quanto mais o cliente gastar, mais lucro trará para o negócio.

Trata-se, portanto, de uma métrica que ajuda o setor de marketing e vendas de um negócio a tomar decisões estratégicas visando aumentar o volume de vendas.

Para que serve o Ticket Médio?

Além de ser um indicador de extrema importância, o ticket médio serve para avaliar os lucros e a performance de vendas de um negócio.

A partir dele é possível reavaliar e criar novas estratégias de marketing e vendas a fim de melhorar os resultados das vendas.

Um exemplo prático é quando suas vendas estão baixas e o seu negócio está fechando as contas no vermelho. 

Primeiro, você precisa identificar o que está causando tal problema.

Depois, analisar quais estratégias precisa adotar para aumentar o consumo ou número de clientes, consequentemente aumentando seus lucros.

Se o problema é que os clientes estão comprando pouco, alguns motivos podem ser:

  • Pouca variedade de produtos
  • Qualidade
  • O atendimento não é agradável
  • Não tem tudo o que o cliente procura
  • Precisa de uma abordagem que estimule o cliente a querer comprar mais, etc.

Após identificada a causa, uma estratégia deverá ser desenvolvida e aplicada. 

O ticket médio será o meio pelo qual será verificado se os resultados da estratégia surtiram efeitos positivos ou não.

Como calcular o ticket médio do seu restaurante

Para calcular o ticket médio, basta fazer o controle do consumo total, anotando o número de clientes que compraram.:

Total das Vendas ÷ Total de Clientes = Ticket Médio

Seguindo a mesma lógica, você consegue calcular também o ticket médio anual do seu restaurante.

Para calcular o ticket médio, é necessário fazer o controle de vendas mensal.

Calculando o Ticket de maneira mais prática

O método ensinado acima é a forma manual de calcular o consumo médio do seu estabelecimento.

É um jeito que requer mais tempo e dá um pouco mais de trabalho para os proprietários de restaurantes que já têm uma rotina atarefada.

O Programa Consumer tem um jeito mais fácil e prático para calcular o ticket médio para você.

Na verdade, a única coisa que precisa ser feita é a utilização do Consumer como sistema de gestão do seu restaurante. E, claro, registrar todas as vendas do dia.

Ao final do dia ou do mês, o Consumer calcula automaticamente a média de consumo para você com apenas alguns cliques.

Calcular o ticket médio no Programa Consumer é muito mais fácil: basta alguns cliques e o programa calcula automaticamente.

Como Aumentar o Ticket Médio e o Faturamento do Seu Restaurante?

Agora que você já sabe o que é e como calcular o ticket médio do seu restaurante, está na hora de pensar em estratégias para aumentá-lo e ter mais lucro com seu negócio.

Uma ótima dica para aumentar seu ticket médio é trabalhar com combos, dessa maneira seu cliente tende a gastar mais durante o pedido e pegar uma bebida, uma batata ou sobremesa durante o pedido por exemplo.

Além disso, para aumentar seu faturamento, nossa dica de ouro é: invista no delivery de comida e aumente seu faturamento!

Hoje, há um número gigantesco de clientes que preferem pedir suas refeições por delivery em vez de consumi-las nos estabelecimentos físicos.

Isso porque a comodidade e a conveniência de receber o alimento na própria casa ou no trabalho é bem grande. 

Além de ser bastante prática para uma rotina que tem se tornado cada vez mais acelerada.

Essa é uma ótima oportunidade de expandir seu negócio! E também de aumentar o ticket médio por cliente vendendo mais com o Delivery.

Com o MenuDino, seu restaurante pode ter um site de Delivery grátis e o aplicativo próprio.  Aumente seu ticket médio investindo em uma plataforma de Delivery 100% focada na área da alimentação!

Aplicativo próprio de Delivery

Ter o próprio aplicativo de Delivery é a estratégia mais eficiente para se destacar da concorrência.

Apesar das grandes plataformas de delivery serem populares, a concorrência com outros negócio da alimentação é muito maior. 

Muitas vezes, o cliente sequer consegue encontrá-lo em meio a tantas opções.

Por isso, o Consumer desenvolveu o MenuDino.

Para que você tenha um aplicativo exclusivamente seu com todo o destaque que seu restaurante merece para estar à frente da concorrência.

Com o MenuDino, você também pode ter um site grátis de delivery com domínio personalizado, alcançando um público ainda maior.

Além disso, seu restaurante terá um cardápio online e incorporado a ele um módulo de perguntas, no qual é possível criar perguntas que estimulam o cliente a gastar mais no seu restaurante.

Assim, as chances de alavancar seu ticket médio serão maiores!

Teste grátis por 15 dias para ter certeza que o Consumer é a escolha certa para o seu restaurante.

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida, dica ou sugestão? Deixe seu comentário!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.