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O Dia do Consumidor entrou para o rol de datas mais importantes para o comércio brasileiro, principalmente para o e-commerce.

Comemorada no dia 15 de março, ela movimenta as vendas do primeiro trimestre do ano. Assim, ficou conhecida como a “Black Friday do primeiro trimestre”.

A data teve origem nos Estados Unidos, em 15 de março de 1962, para celebrar os direitos dos consumidores e quem a criou foi o então presidente John F. Kennedy.

No Brasil, o Dia do Consumidor teve início apenas em 2014, mas desde então ela vem se consolidando entre as melhores épocas de vendas no Brasil.

Embora todos os mercados aproveitem a data, essa é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas dos negócios do food service. Especialmente o Delivery.

Por isso, preparamos 5 dicas para você preparar o seu Delivery para aproveitar as oportunidades do Dia do Consumidor e aumentar as vendas!

5 Dicas Para seu Delivery Aproveitar o Dia do Consumidor para Vender Mais na Data

Segundo o relatório da AlliN, no geral, os e-commerces faturaram R$6,3 bilhões no Dia do Consumidor em 2021.

Em 2022, o relatório ainda indica que 42% dos consumidores pretendem aproveitar a data para comprar itens em promoção.

Portanto, se você souber explorar essas oportunidades desse dia, seu Delivery irá aumentar as vendas e conquistar muitos clientes!

Confira 5 dicas que vão te ajudar a vender mais no Dia do Consumidor:

1. Não Faça Ofertas Enganosa

Nos últimos anos, os consumidores atentaram-se mais às empresas que fazem propagandas de ofertas enganosas em datas como a Black Friday, por exemplo. 

Isso repercutiu de maneira negativa para a imagem delas e, ainda, gerou problemas jurídicos com o Código de Defesa do Consumidor.

Afinal, tentar enganar o consumidor é uma prática péssima e indica a falta de profissionalismo, acabando com a reputação do negócio.

Principalmente, porque a internet facilita descobrir quando uma empresa está enganando o seu consumidor. Aliás, hoje há sites e órgãos específicos para isso.

Portanto, a primeira dica é: não faça ofertas enganosas no Dia do Consumidor em seu Delivery em hipótese alguma!

Prezar pela transparência é a melhor forma de criar um relacionamento com o cliente duradouro. Além de garantir que ele compre mais vezes no seu negócio.

Crie o seu canal de Delivery no MenuDino para vender mais.

2. Tenha seu Canal de Delivery Próprio

Ter o seu canal de Delivery próprio é o melhor caminho para aproveitar as oportunidades do Dia do Consumidor.

Isso porque, assim, você consegue ter mais controle das suas vendas, autonomia do seu Delivery e maior lucratividade.

Aliás, também é a melhor maneira de proporcionar a melhor experiência aos seus clientes e ter mais chances de fidelizá-los.

Os marketplaces além de ficar com até 30% do seu lucro, não dão liberdade para você criar suas próprias promoções ou para ter contato direto com os consumidores.

Por outro lado, com um site ou aplicativo próprio no MenuDino, por exemplo, seu Delivery não paga taxas e você tem maior autonomia do seu negócio, sem depender de terceiros.

3. Crie Promoções do Dia do Consumidor

Na data em que se comemora o Dia do Consumidor, nada melhor do que criar promoções para aumentar suas vendas e deixá-los satisfeitos.

Algumas dicas de ofertas que você pode oferecer são:

  • Compre 1, leve 2
  • Ofertas relâmpago
  • Descontos em primeiras compras
  • Frete grátis
  • Combos promocionais
  • Cupons de desconto

Além disso, uma boa estratégia é transformar o Dia do Consumidor em Semana do Consumidor e oferecer ofertas durante uma semana inteira.

Assim, as chances de alcançar mais clientes e aumentar as vendas serão maiores!

No Consumer, você mesmo pode criar e controlar suas promoções e cupons de desconto e depois mensurar os resultados obtidos com as campanhas.

Ofereça ofertar atrativas para os consumidores.

4. Ofereça Pontos Extras em Programas de Fidelidade

Outra estratégia que você pode usar para atrair novos consumidores e beneficiar os clientes fiéis é oferecer pontos extras nos Programas de Fidelidade.

Inclusive, essa é uma maneira de fazer com que esses consumidores voltem a comprar mesmo após o Dia do Consumidor.

Com isso, não terá um aumento apenas sazonal das compras e ainda ajudará a diminuir o custo de aquisição de clientes no seu Delivery.

Por exemplo, que tal uma porcentagem maior no cashback ou o dobro de pontos no cartão fidelidade? É possível fazer isso no Consumer com apenas alguns cliques!

5. Divulgue as Ações do seu Delivery

Essa última dica é MUITO importante: você precisa divulgar todas as ações do seu seu Delivery para o Dia do Consumidor.

Vai fazer uma promoção, oferecer cupons de desconto, criar combos, dar frete grátis ou pontos extras no programa de fidelidade? Então faça essas informações alcançarem os clientes!

As redes sociais, como Instagram e Facebook, são um ótimo lugar para fazer essa divulgação. Inclusive sem gastar quase nada usando os próprios recursos do aplicativo, por exemplo com:

  • Fotos dos produtos em promoção
  • Um vídeo divulgando os cupons de desconto
  • Postagens sobre o Dia do Consumidor e as ofertas do Delivery

Além disso, outra opção é investir em anúncios pagos para alcançar potenciais clientes que não seguem as suas redes sociais.

Divulgue suas ofertas nas redes sociais para alcançar mais clientes!

Seguindo essas 5 dicas você terá ótimos resultados nessa data que celebra o consumidor, que é um dos pilares do seu negócio!

MenuDino: O Portal de Delivery Próprio Mais Completo do Food Service

A Consumer desenvolveu o MenuDino com o objetivo de oferecer o portal de Delivery próprio mais completo do food service.

Assim, criou uma solução simples de usar para bares e restaurantes adaptarem-se ao digital e vender online. Além de contar com recursos ideias para potencializar seu Delivery:

E com suporte de qualidade através de chat, telefone, e-mail, acesso remoto e um Manual Online para você acessar a qualquer momento.

Aproveite para conhecer na prática todas essas soluções e ainda ter um Delivery sem taxas com um canal de vendas só seu.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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