Apesar de ser um dos mais queridos da culinária brasileira, poucas pessoas sabem que existe uma data especial para celebrar o Dia do Pão de Queijo.
Embora seja uma das comidas mais típicas do estado de Minas Gerais, o pão de queijo é uma paixão compartilhada por praticamente todos os brasileiros!
Afinal, quem não ama comer um pão de queijo quentinho macio por dentro e crocante por fora… acabando de sair do forno acompanhado de um café preto?
Para celebrar a data desta iguaria tipicamente brasileira, resolvemos desvendar a história por trás do Dia do Pão do Queijo. Está curioso(a) para descobrir? Então continue lendo!
Qual é o Dia Nacional do Pão de Queijo?
Desde 2007, celebra-se o Dia Nacional do Pão de Queijo no dia 17 de agosto. Mas você sabe qual o motivo da escolha dessa data? Essa é uma história interessante…
O Programa Mais Você, da emissora Rede Globo, realizou o concurso “O Melhor Pão de Queijo do Brasil” para eleger a melhor receita da especialidade mineira.
Esse concurso fez tanto sucesso que o dia da sua grande final – 17 de agosto de 2017 – tornou-se também o Dia do Pão de Queijo. Assim, celebra-se essa data há mais de 15 anos!
Descubra a História do Pão de Queijo: o Símbolo da Gastronomia Mineira
Campeão de vendas em muitas padarias e lanchonetes brasileiras, o pão de queijo é considerado um patrimônio da culinária brasileira.
Assim como outros pratos típicos brasileiros, como, por exemplo:
- Feijoada
- Acarajé
- Coxinha
- Caipirinha
O quitute mineiro também já caiu no gosto do paladar internacional e é possível encontrá-lo até mesmo em outros países. Mas, claro, podem até tentar, mas o verdadeiro só existe aqui no Brasil!!
Por ser um símbolo emblemático da culinária brasileira, aproveitamos o Dia do Pão de Queijo para descobrir mais sobre essa delícia!
A Verdadeira Origem do Pão de Queijo
Até hoje não foi possível descobrir a origem exata do pão de queijo. Entretanto, é unanimidade que ele surgiu pela primeira vez no século XVIII em fazendas mineiras.
Além disso, há diversos registros do pão de queijo em livros de receitas dos séculos XIX e XX.
E a gente sempre fica curioso para saber como descobriram a receita de um alimento, não é mesmo? No caso do pão de queijo, foi pela falta de farinha de trigo na produção de pães.
Assim, as cozinheiras substituíram a farinha de trigo pelo polvilho de mandioca, pois era um ingrediente abundante no Brasil, sobretudo em Minas Gerais.
Aliás, há também quem afirme que o uso do polvilho de mandioca é uma herança da culinária indígena. Já que a mandioca é um ingrediente muito usado pelos povos indígenas.
Então, junto à receita tradicional do pão, que vai:
- leite
- ovos
- manteiga
Adicionou-se também outro símbolo da culinária mineira: o queijo curado.
Dessa bela mistura de ingredientes e criatividade resultou-se no pão de queijo, que só foi melhorando com o passar dos anos!
Receita de Pão de Queijo
O pão de queijo é um dos principais pedidos em padarias e lanchonetes brasileiras até hoje. Não é à toa que se criou um dia especial só para ele!
Uma das grandes vantagens de tê-lo no cardápio é porque sua receita é muito fácil de fazer. Sendo possível prepará-lo com apenas três ingredientes.
Mas a receita tradicional do pão de queijo é feita com:
- Polvilho azedo ou doce, também é possível misturá-los
- Queijo meia-cura ralado
- Ovos
- Água
- Óleo ou manteiga
- Sal a gosto
Também é possível encontrar variantes da receita em outros países da América Latina. Por exemplo:
- Chipa ou Chipá no Paraguai e na Argentina
- Pandebono na Colômbia
- Pan de Yuca no Equador
Isso mostra o quanto essa iguaria mineira é apreciada não só no Brasil, mas pelo mundo afora.
Aliás, neste próximo Dia do Pão De Queijo, você pode usar a sua criatividade para incrementar a receita ou fazer uma combinação para vender no seu restaurante!
Caso você já tenha no seu cardápio, aproveite a oportunidade para criar combos ou promoções e vender ainda mais!
Consumer: a Receita de Sucesso para Restaurantes de Todos os Segmentos
Para alcançar o sucesso, seu restaurante precisa contar com os melhores parceiros. Afinal, não adianta apenas oferecer uma boa comida, pois os clientes esperam bem mais do que isso.
Você precisa oferecer um atendimento de excelência, processos ágeis e uma experiência inesquecível aos seus clientes.
Para isso, você pode contar com o Consumer: um sistema de gestão com mais de 10 anos de experiência no mercado.
Além do sistema para restaurantes, o Consumer oferece também soluções para centralizar e simplificar os processos de gestão e de Marketing:
- Comanda Mobile
- Cardápio QR Code
- Consumer Connect
- Consumer Ads
- Site e Aplicativo Delivery
Aproveite para conhecer o Consumer e todas as suas soluções na prática sem pagar nada durante 15 dias. Junte-se aos mais de 30 mil restaurantes que escolheram o Consumer.