Skip to main content
CuriosidadesGestão e ProcessosHamburgueriahamburgueriasNegócios na área da alimentação

Conheça 7 Tipos de Hambúrguer no Dia Internacional do Hambúrguer

By junho 1st, 2023No Comments

No dia 28 de maio, comemora-se o Dia Internacional do Hambúrguer! 

Sim, o hambúrguer é um prato tão popular e adorado por uma legião de fãs do mundo inteiro que se criou uma data mundial para homenageá-lo.

Sempre aparecendo no topo das listas das comidas mais pedidas e das comidas mais vendidas, o segmento de hamburguerias faz muito sucesso no Brasil.

O ano de 2021, por exemplo, ficou conhecido como o ano das hamburguerias por aqui. O motivo? O crescimento de 140% nas vendas de hambúrgueres segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além disso, aumentou também o número de novas hamburguerias Delivery no mesmo ano, mostrando que esse é um segmento muito promissor do food service.

Assim, para celebrar este dia, trouxemos uma lista com 7 tipos de hambúrguer para você conhecer e, quem sabe, se inspirar para abrir a sua hamburgueria!

Conheça 7 Tipos de Hambúrguer no Dia Internacional do Hambúrguer

Quando se fala em hambúrguer, logo nos vem à cabeça os Estados Unidos. Isso porque o país é o principal responsável pelo sucesso do hambúrguer no mundo.

Mas a história do hambúrguer começa na Mongólia e passa pela Alemanha para só depois chegar aos Estados Unidos e se tornar um símbolo da culinária estadunidense.

Já no Brasil, o hambúrguer chegou por volta da década de 1950 por meio dos imigrantes alemães. Desde então, tornou-se um dos pratos preferidos dos brasileiros.

No decorrer de toda essa história, o hambúrguer, que consistia apenas em um bolo de carne moída, ganhou e continua ganhando várias versões pelo mundo afora.

Dentre as muitas versões, selecionamos 7 tipos de tipos de hambúrguer para você conhecer mais sobre cada um deles no Dia Internacional do Hambúrguer.

Além disso, você pode pegar dicas e referências para oferecer alguns tipos no seu cardápio ou então se especializar em apenas um para abrir sua hamburgueria.

Continue lendo para conhecer mais sobre o universo dos hambúrgueres nessa data especial!

1. Hambúrguer Tradicional

O hambúrguer tradicional basicamente leva pão, carne, bacon, salada e molho simples em sua composição. Ou seja, é a receita mais tradicional e simples do hambúrguer.

No geral, lanchonetes, fast foods, food trucks e barracas de street food costumam servir esse tipo de hambúrguer em seu cardápio.

Os clientes que mais consomem o hambúrguer tradicional são aqueles que preferem as receitas mais clássicas, sem sabores ou ingredientes muitos inusitados.

O Dia Internacional do Hambúrguer é celebrado no dia 28 de maio. (Imagem: Freepik)

2. Hambúrguer Artesanal

Como o próprio nome já indica, o hambúrguer artesanal consiste em uma técnica de preparo manual, que não utiliza ingredientes ultraprocessados e industrializados.

Assim, todos os insumos, da carne do hambúrguer ao pão, são produzidos artesanalmente. Além de ser mais natural, seu sabor tende a ser mais intenso.

É possível que se utilize ingredientes diferentes em seu preparo, mas não é uma regra. Por exemplo, a maionese verde caseira que já caiu no gosto do brasileiro.

Um hambúrguer artesanal pode tanto seguir o modelo tradicional quanto o modelo gourmet. A diferença está na forma como ele é feito.

Clientes que gostam de alimentos não industrializados são os principais consumidores desse tipo de hambúrguer.

Quer alavancar suas vendas? Baixe o E-book Como fazer o seu Restaurante vender mais!

3. Hambúrguer Gourmet

O nicho dos hambúrgueres gourmet ganhou status de requinte no Brasil e atrai todo tipo de consumidor. Especialmente aqueles clientes mais exigentes e dispostos a pagar mais caro por eles.

Isso porque a receita do hambúrguer gourmet é composta por matérias-primas de alta qualidade. Por exemplo:

  • Pão brioche ou pães seletos
  • Blend de carnes nobres com uma porcentagem de gordura
  • Ingredientes frescos e de qualidade
  • Queijos especiais
  • Combinações de sabores inovadores

Além disso, as técnicas usadas em seu preparo também são diferentes das usuais, sendo pensadas com detalhes na textura e na apresentação do hambúrguer.

Como o fato de alguns chefs optarem por grelhar a carne e deixar o meio vermelho para ter mais suculência.

Assim, o hambúrguer gourmet é sinônimo de alta gastronomia e precisa superar as expectativas dos clientes mais criteriosos.

Dia Internacional do Hambúrguer. (Imagem: Freepik)

4. Hambúrguer Smash

O quarto tipo de hambúrguer que trouxemos para você conhecer é o smash burger.

Trata-se de um hambúrguer feito com 100g de carne que é prensado na chapa em temperatura mínima de 120º. 

Assim, ele fica com um formato achatado, uma crosta crocante por fora e textura macia por dentro. Além de liberar deliciosos aromas durante o prensamento.

O smash burger tem um tamanho menor do que a maioria dos hambúrgueres. Por isso, é comum opções com mais de um blend de carne.

5. Hambúrguer Slider

O slider é um tipo de hambúrguer muito popular nos Estados Unidos. A White Castle –  a primeira hamburgueria dos Estados Unidos – foi a responsável por criá-lo.

Por aqui, no Brasil, o slider ainda não é tão conhecido, mas, aos poucos, está chegando às hamburguerias.

Consiste em um mini burgers de aproximadamente 5 cm de diâmetro e leva somente 4 ingredientes:

  • Carne
  • Queijo
  • Cebola
  • Pão

O segredo desse hambúrguer está no preparo: cria-se uma camada de cebolas na chapa e coloca-se a carne por cima dessa camada.

Assim, o vapor da cebola cozinha a carne, dando um sabor único para o hambúrguer.

Se você quiser saber mais sobre o slider, veja esse víde que Tadeu do Canal Rango, embaixador da Consumer, preparou:

6. Hambúrguer Vegetariano

Todo o hambúrguer precisa de carne para ser considerado um hambúrguer? Os deliciosos hambúrgueres vegetarianos estão aí para provar que não!

O hambúrguer vegetariano surgiu como uma opção para clientes que não consomem carne. Mas também para quem tem restrições ou até para quem come carne, mas quer provar um hambúrguer diferente.

Em sua composição, ele é feito com legumes, verduras, ovos, queijo e outros derivados de laticínios.

Contudo, existe outra opção para substituir a carne: os hambúrgueres à base de plantas, como o hambúrguer do futuro da Fazenda do Futuro.

Aliás, o segmento de hambúrguer vegetariano tem crescido bastante e é cada vez mais promissor investir nele.

7. Hambúrguer Vegano

Embora muitas pessoas confundam, há uma diferença entre o hambúrguer vegetariano e o hambúrguer vegano.

Além de não consumir carne, o público vegano também não consome ovos, nenhum derivado de laticínios, como o queijo, assim como nada de origem animal.

Portanto, os hambúrgueres veganos não podem levar nenhum desses ingredientes. Mas, ao contrário do que muitos podem pensar,  já existem diversas opções desse tipo de hambúrguer no mercado.

Por exemplo, há hambúrguer feito à base de:

  • Soja
  • Grão-de-bico e beterraba
  • Falafel
  • Cogumelos
  • Ervilha
  • Tofu

E mais outros diversos tipos de hambúrgueres veganos! A lista não é pequena. 

Esses são os 7 tipos de hambúrgueres que trouxemos para você conhecer no Dia Internacional do Hambúrguer!

Deu para perceber que existe hambúrguer para todos os gostos e muitas oportunidades para abrir a sua hamburgueria, não é mesmo?

Conheça agora duas hamburguerias que são clientes Consumer e fazem muito sucesso!

Hamburguerias que Usam o Consumer e Fazem Sucesso

Só de pensar em todos esses tipos de hambúrgueres já deu água na boca?

Então confira duas hamburguerias que são clientes Consumer para você pedir ou se inspirar nelas para abrir a sua!

Just Burger

A Just Burger é uma hamburgueria da Zona Leste de São Paulo que opera com o modelo Dark Kitchen e usa o Consumer desde o início.

Com as soluções para Delivery da Consumer, a Just Burger diminui 30% do seu tempo de entrega. Além disso, recebe mais de 800 pedidos por dia pelo Site e App Delivery próprio!

Manah Burger

A Manah Burger atende toda a região do ABC Paulista usando as soluções Consumer. Aberta um mês antes da pandemia, ela não só superou os desafios desse momento, como também expandiu para mais uma unidade.

Para os sócios, o Consumer foi um divisor de águas para o sucesso que alcançaram.

Bullguer Game

Depois de quase fechar as portas durante a pandemia, a Bullguer Game encontrou na Consumer a solução para continuar vendendo: o Delivery próprio.

Assim, a hamburgueria conseguiu superar as expectativas e aumentou suas vendas usando o site Delivery grátis e sem taxas da Consumer.

Consumer: O Melhor Sistema Para Hamburguerias

Quer o melhor sistema para hamburguerias? Então, você encontrou: o Consumer!

Com mais de 10 anos de mercado, só o Consumer tem, em um único lugar, todas as soluções e recursos necessários para o seu sucesso.

Da gestão, ao atendimento, venda, suporte de qualidade e treinamento online.

E, para ter certeza de que estamos falando a verdade, você pode testar o Consumer na prática sem nenhum custo em sua hamburgueria.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.