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Receber dicas de Marketing nunca é demais, não é mesmo? Afinal, boa parte do sucesso de um restaurante depende do Marketing.

Entretanto, um dos setores que, muitas vezes, recebe menos atenção e investimento no restaurante é a publicidade.

Isso porque, com tantos fatores diferentes para considerar na hora de cuidar dos seus processos e manter tudo em ordem, essa parte acaba ficando de lado.

Vamos fazer um teste: quando foi a última vez em que você traçou um plano de marketing para o seu restaurante?

Dependendo da sua resposta, talvez seja a hora de considerar essa ideia e começar a criar uma estratégia de Marketing para o seu restaurante.

Pensando nisso, selecionamos 7 importantes dicas de Marketing para restaurantes que você não pode deixar passar!

Você investe em Estratégias de Marketing Inovadoras ou Tradicionais?

Muitos restaurantes investem em Marketing, mas, na maioria dos casos, investem em estratégias  mais tradicionais que são conhecidas por “trazerem resultados”. Por exemplo:

  • Cartazes
  • E-mails
  • Anúncios de rádio
  • Televisão
  • Jornal

Embora essas estratégias pareçam interessantes e, de fato, tenham alguma eficácia, seu “poder de alcance” é muito menor do que as estratégias chamativas e inovadoras que têm o ar de surpresa e novidade.

Por isso, é essencial investir em novas abordagens e acompanhar o que restaurantes de sucesso fazem para inovar.

Muitos Restaurantes já Estão Preparados, Outros Nem Tanto

Mas fique tranquilo(a)! Não importa se as suas estratégias ainda não parecem adequadas o bastante.

Aproveite os próximos meses para pensar em um plano e também economizar dinheiro para investir em Marketing.

Para isso, selecionamos algumas dicas de Marketing que você com certeza deve considerar ao formular o seu plano. Atentar-se a cada uma delas pode aumentar consideravelmente o faturamento do seu restaurante! Confira:

7 Importantes Dicas de Marketing para Restaurantes De Sucesso

Essas dicas foram desenvolvidas com base em situações reais de venda, segundo a QSR Magazine. Use todas as dicas juntas para conseguir melhores resultados!

(imagem: Freepik)

1. Estude sobre o passado para prever o futuro

Antes de mais nada, verifique o que você já fez até então. Analise com cuidado suas informações, os dados de suas vendas e procure saber quão efetivas foram as campanhas publicitárias que já fez até aqui.

Faça um levantamento para ver quais são seus produtos mais populares. 

Descubra também em que época esses produtos são mais pedidos, verifique o volume de vendas em cada um dos meses do ano passado.

Pois esses números podem ajudar, e muito, a elaborar táticas de marketing promocional.

2. Crie uma base de clientes fiéis

A excelência do atendimento é um dos principais critérios que os consumidores usam para mensurar a qualidade dos restaurantes que frequentam. 

Além disso, é nesse critério que entra uma ótima estratégia de engajamento.

Os restaurantes que buscam o sucesso DEVEM construir um grande banco de dados com informações de seus clientes mais frequentes através de:

Assim, você poderá contatá-los e oferecer a eles promoções exclusivas e direcionadas. Isso faz com que você construa uma base sólida de clientes fiéis.

Apoie-se nesses clientes e em suas preferências para tomar decisões relacionadas ao marketing promocional.

E que todos os testes que for fazer, recomendamos que faça primeiro com os clientes já fidelizados.

Prepare seu restaurante para receber reuniões. (Imagem: FreepiK)

3. Procure passar a ideia de que o local pode receber grandes famílias e reuniões

Quando os feriados se aproximam, reuniões empresariais e grandes encontros de família começam a ser marcados. 

Assim, preparar-se para receber essas reuniões no seu restaurante pode fazer com que seus lucros aumentem muito!

Além de deixar os clientes cientes de que o seu restaurante pode comportar muitas pessoas, é preciso elaborar promoções exclusivas para essas ocasiões.

Uma ideia um tanto mais ousada, mas também muito boa, é ficar de olho nas empresas locais que você acredita que tenham interesse em um lugar para fazer reuniões.

E, através de campanhas publicitárias direcionadas ou e-mails especiais, convidá-las a conhecer o seu estabelecimento e a sua proposta.

4. Invista em boas fotografias e conteúdo de qualidade

O Marketing em redes sociais é o modo mais popular de conseguir atrair olhares para um restaurante hoje em dia.

Além disso, é uma ótima maneira de divulgar suas promoções e alcançar mais potenciais clientes.

Para isso, faça com que tanto as fotografias quanto o conteúdo dos seus anúncios criem nos consumidores a ideia de que podem ter uma deliciosa experiência gastronômica no seu restaurante.

Assim, capriche nas fotos, mas procure não usar fotos muito distantes da realidade.

Afinal, isso pode ter um efeito reverso e fazer com que seus consumidores fiquem desinteressados pela comida servida de fato.

Contrate um(a) profissional de Marketing para ajudar nas suas estratégias. (Imagem: Freepik)

5. Conte com a assistência de um profissional de Marketing

Se for consultar um especialista em Marketing, não deixe que ele faça o trabalho todo sozinho.

Procure por um profissional que o instrua melhor na construção do seu plano de marketing e ofereça mais do que apenas uma lista de contatos de e-mail.

Aliás, consultar um especialista pode ser bastante interessante. Ele pode colocar o seu restaurante no rumo certo, articulando estratégias que trarão ótimos retornos.

6. Explore o que há de novo no Marketing para restaurantes

Mantenha-se por dentro das novas técnicas e dicas de Marketing que estão ganhando espaço no mercado, como o geo-fencing.

Essa estratégia consiste, basicamente, em localizar o público que mora ou trabalha nas proximidades do seu restaurante.

Com isso, você direciona as propagandas ou ofertas promocionais para que esse público vá conhecer o seu restaurante ou faça o primeiro pedido.

Talvez essa seja uma das melhores maneiras de alcançar novos consumidores em potencial para adicionar à sua base de clientes fiéis.

Invista em soluções atuais para restaurantes, como site Delivery do MenuDino.

7. Não esqueça do que já foi planejado

Faça uma revisão anual ou semestral para verificar o que foi feito até então no Marketing do seu restaurante e se planejar melhor para o próximo ano ou semestre. 

Lembre-se: uma única iniciativa bem planejada é mais eficaz que várias iniciativas mal planejadas.

Se o seu restaurante tiver aspectos que precisa de melhorar, atente-se a eles. Mas não perca o foco nos aspectos em que o seu estabelecimento já está indo bem!

Agora é o Momento Certo de Colocar essas Dicas de Marketing em Ação no seu Restaurante!

Com essas 7 dicas de Marketing que você tem em mãos agora, você já sabe como começar um plano de Marketing em seu restaurante.

Então, não espere muito tempo e aproveite para colocar suas estratégias em ação o mais rápido possível!

O segredo do sucesso está em compreender o que é atraente para os seus consumidores.  Afinal, sabendo o que os agrada ou desagrada, fica mais fácil de se conectar com eles da maneira adequada.

Faça pesquisas, crie promoções que também recolham informações e fique atento às estratégias adotadas pelas grandes empresas do ramo do seu restaurante.

Para te ajudar com isso, conte com o Consumer: o sistema para restaurantes mais completo do mercado!

Com ele, você pode criar e mensurar promoções, cupons de descontos, relatórios de vendas e financeiro, além de muitos outros recursos.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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