A Produz Soluções é uma agência de consultoria especialista em redução de custos e aumento da lucratividade em bares, restaurantes e negócios da área da alimentação.
Parceira da Consumer, uma das sócias-diretora da Produz Soluções, Andreza Lago, participou do mais recente episódio do ConsumerCast.
Nele, Andreza bateu um papo enriquecedor sobre dicas e estratégias para restaurantes aumentarem o faturamento na Black Friday.
Afinal, a Black Friday está se aproximando e é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro hoje em dia. Em especial, para o setor de bares e restaurantes.
Mas para poder aproveitar todo o potencial da Black Friday, é necessário preparar-se com antecedência.
Então, continue lendo para aproveitar as dicas de quem entende do assunto para alavancar as vendas do seu restaurante na Black Friday!
10 Dicas Da Andreza Lago para Preparar Seu Restaurante para Vender Muito na Black Friday
Em 2022, a Black Friday será no dia 25 de novembro, em uma sexta-feira.
Como a maioria de donos(as) de restaurantes sabem, datas comemorativas tem muito potencial de vendas.
Com a Black Friday não é diferente. Essa data cria bastante expectativa de vendas e movimenta bilhões de reais todos os anos.
Pensando nisso, convidamos uma consultora especialista no food service para um bate papo sobre a Black Friday no ConsumerCast: Andreza Lagos.
Afinal, a principal proposta do ConsumerCast é trazer dicas e insights de autoridade para melhorar o dia a dia de bares e restaurantes.
Confira as 10 dicas da Andreza Lago, sócia da Produz Soluções, para preparar seu restaurante para vender muito na Black Friday:
1. Não deixe a Black Friday Passar em Branco
Nas datas comemorativas como a Black Friday, os clientes criam expectativas e esperam para aproveitar as ofertas.
Sendo assim, a primeira dica é não deixar a Black Friday passar em branco no seu restaurante! Aproveite as oportunidades que essa data oferece seguindo as próximas dicas da Andreza Lago.
“As datas de ações que a gente consegue até se programar […] é um momento de conquistar novos clientes e ganhar mais autoridade com quem já consome na sua operação”, explica Andreza, da Produz Soluções.
2. Planeje suas Estratégias
Definir objetivos, isto é, fazer o planejamento das estratégias e ações na Black Friday é de extrema importância para ter sucesso nessa data.
Assim, você precisa:
- Saber o que espera com as ofertas de Black Friday no seu restaurante.
- Definir quais pratos do cardápio farão parte da promoção sem ter prejuízo.
- Criar a ficha técnica dos pratos para planejar melhor as compras, evitando falta de insumos no dia da ação.
- Treinar a equipe para atender à demanda de vendas e clientes
- Restaurantes que trabalham com Delivery devem, inclusive, comprar embalagens.
“Não tem como a gente pensar em estratégias para vender sem se planejar. E esse é um planejamento que envolve todas as etapas, não só aquelas que os clientes veem,” esclarece Andreza.
3. Defina o Período e os Horários de Promoções na Black Friday
Para a Andreza da Lago da Produz Soluções, o ideal é fazer uma promoção semanal ou um dia antes e no dia da Black Friday.
Pois, segundo ela, uma promoção de Black Friday com duração longa pode não ser estratégica para restaurantes.
Inclusive, a data dessa Black Friday será numa sexta-feira, um dia que normalmente já é ótimo para bares e restaurantes, mas que pela data será ainda melhor.
Afinal, sexta-feira é o dia em que as pessoas costumam sair para um happy hour ou ir a um restaurante com a família e com os amigos.
Em relação aos horários, ela comenta que é importante focar para ser mais assertivo(a).
Em vez de oferecer ofertas nas três refeições do dia, analise o relatório de vendas para descobrir o horário que mais vende e focar nele.
Aliás, o Consumer gera o relatório de modo automático para os restaurantes que o utilizam como sistema de gestão!
4. Evite Prejuízos com as Ofertas do Cardápio na Black Friday
É necessário ter muita atenção ao escolher as ofertas do seu cardápio que irá oferecer aos clientes na Black Friday.
Isso porque você pode ter prejuízos financeiros e de outros tipos, como a insatisfação do cliente, se não elaborar bem as suas promoções.
Por exemplo, definir as margens de lucro que deseja e não reduzir a quantidade e a qualidade do prato para diminuir custos sem comunicar ao consumidor.
Além disso, Andreza diz que é muito arriscado apostar na promoção de todo o cardápio. Afinal, é difícil se planejar, por exemplo, na gestão do estoque.
5. Investir em Produtos que Tenham Alta Aceitação
Com sua experiência na Produz Soluções, Andreza aconselha a investir nos produtos com alta aceitação do público em restaurantes em vez daqueles que não tem boas vendas.
Além disso, também aconselha a investir em pratos de fácil preparo, pois o volume de produção da Black Friday costuma ser grande.
Ela explica que isso irá facilitar as vendas, tornando o fluxo de produção mais prático, além de diminuir o tempo de espera do cliente.
“Quando a gente sai com os amigos, a gente nunca sai de dois, de três, a gente sai com uma galera: mais cinco, mais oito pessoas. Uma mesa cheia para bater um papo. [a Black Friday] Vai ser numa sexta, vai ter o final da semana super a nosso favor. Então acho que a gente tem que escolher produtos que tenham uma alta aceitação, que tenham uma margem [de lucro] legal, que tenham facilidade de pré-preparo”, diz Andreza Lago da Produz Soluções.
6. Crie Promoções que Chamem a Atenção do Cliente
É possível trabalhar com descontos por porcentagem, como 10% – 20%, principalmente se há a ficha técnica para restaurantes.
Mas para chamar a atenção do cliente, é necessário enfatizar os benefícios que ele irá ganhar. Assim, é interessante criar promoções como:
- Compre um smash burguer e leve um refrigerante por R$1
- Na compra de uma pizza tamanho família, ganhe uma pizza doce tamanho broto
- Compre um prato principal e ganhe uma entrada ou uma sobremesa
Pois esse tipo de promoção tem maiores chances de atrair os clientes para o seu restaurante no dia da Black Friday.
7. Divulgue suas Promoções na Black Friday
Para Andreza Lago, apostar no Marketing digital para restaurantes garante o alcance de mais clientes na Black Friday.
Entretanto, ela explica que essa é uma estratégia de longo prazo, não só em momentos específicos como nesta data.
Isso porque, se o restaurante não criar uma relação próxima com o cliente no ambiente digital durante o ano inteiro, dificilmente ele conseguirá bons resultados.
Portanto, Andreza recomenda o uso das redes sociais, fazendo publicações com frequência para gerar engajamento e aproximação com o público.
Mas outra dica da Andreza é também apostar nas ações de divulgação offline para restaurantes, pois elas ainda garantem vendas.
Esse tipo de estratégia é eficiente principalmente para pequenos e médios restaurantes, situados em bairros, por exemplo.
8. Vender pelo Delivery na Black Friday
Antes de tudo, Andreza explica que é preciso organização para restaurantes que trabalham com as duas operações: presencial e delivery.
Isso porque o Delivery demanda uma operação diferente das vendas presenciais. Mas ressalta que o Delivery é um canal de vendas perfeito para a Black Friday.
Já para restaurantes que trabalham de forma exclusiva com o delivery, poderá ser mais fácil aproveitar as oportunidades dessa data especial.
Assim, ela dá dica de explorar diversas ações para aplicar na Black Friday, tais como:
- Cupons de Desconto
- Pontos Fidelidade em dobro
- Ofertas exclusivas para o aplicativo
- Fazer parcerias com outras marcas
Mas também fala em explorar novidades, como ações inovadoras para conquistar o cliente.
9. Delivery Próprio para Restaurantes
Os restaurantes que já têm seu canal de Delivery próprio também podem aproveitá-lo para alavancar as vendas na Black Friday.
Andreza diz que conhecer o perfil dos seus clientes é importante para obter bons resultados nas estratégias para vender na Black Friday.
Sendo a grande vantagem do Delivery próprio a aproximação maior com seus clientes, que permite conhecê-los melhor e criar ações personalizadas.
10. Mudar o Layout do Restaurante para a Black Friday
Sobre mudar o layout do restaurante para a Black Friday, Andreza diz que é uma boa ideia quando feita da maneira correta e com antecedência.
Isso porque as mudanças feitas em cima do prazo podem gerar resultados negativos, como estranhamento do cliente.
Mas, se for bem planejada, poderá gerar curiosidade no cliente, despertando sua atenção para a ação.
Essas foram as dicas da Andreza, da Produz Soluções, para preparar o seu restaurante para vender muito na Black Friday.
Assista ao ConsumerCast com a Andreza lago na íntegra no link abaixo:
Consumer: o Verdadeiro Aliado de Restaurantes em Todos os Momentos
O Consumer é o sistema de gestão em que donos(as) de restaurantes podem confiar de verdade, pois ele é o melhor sistema para restaurantes do mercado.
Hoje já são mais de 10 anos de atuação e mais de 30 mil restaurantes usando o Consumer. Além de parceiros como Google e Sebrae.
Além de um sistema de gestão completo, no Consumer você também encontra recursos e soluções para alavancar seu restaurante, por exemplo:
- Comanda Mobile
- Controle de estoque
- Ficha técnica
- Recurso para criar promoções
- Programa de Fidelidade para clientes
- Site e Aplicativo Delivery próprios
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