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Estamos iniciando mais um ano e com ele trazemos dicas para seu restaurante começar 2023 com o pé direito! Afinal, um novo ano traz consigo a renovação de energias e força para realizar mudanças.

Em se tratando do ano que se passou, 2022 foi um período de recuperação para muitos setores que haviam sofrido perdas durante a pandemia.

A pandemia do coronavírus provocou uma reviravolta no setor de bares e restaurantes e exigiu adaptação emergencial para continuar vendendo.

Assim, 2023 vem com grandes expectativas de melhorias e é preciso estar preparado para aproveitá-las! Pensando nisso, selecionamos 7 dicas para seu restaurante iniciar 2023 com tudo!

Continue lendo para saber quais são e já colocá-las em prática no seu negócio.

8 Dicas Para seu Restaurante Colocar em Prática e Começar 2023 com o Pé Direito 

1. Fazer um Balanço de Fim de Ano do seu Restaurante

Agora que 2022 se foi, é preciso fazer um balanço de fim de ano do seu restaurante para analisar os ganhos e prejuízos. Esse balanço é essencial para definir suas próximas estratégias a curto, médio e longo prazo.

Principalmente porque sabemos que os acontecimentos dos últimos anos trouxeram recuperação para a sua área de atuação. Assim, realizar o balanço de fim de ano vai ajudar a planejar os próximos passos e respaldar seu negócio no futuro.

2. Ter uma Reserva Financeira Emergencial

As adversidades dos últimos anos comprovaram ainda mais a importância de se ter uma boa gestão financeira em momentos de crise.

Além disso, ter uma reserva financeira se mostrou essencial para lidar com situações inesperadas que fogem do nosso controle.

Os restaurantes com capital de giro sempre tem mais segurança para se manter, e mesmo que não pareça ser necessário, é sempre bom estar preparado para tudo.

Por isso, você deve começar a fazer esse planejamento financeiro já pensando no futuro do seu negócio.

3. Preparar o Ambiente para Atender os Clientes

Deixar o ambiente agradável e seguro para o cliente é essencial para que ele possa retornar e recomendar o lugar para outras pessoas.

Depois do coronavírus, muitas pessoas ainda se preocupam com a higiene de locais que frequentam, e que demonstram preocupação com isso também. Assim, adotar as medidas de segurança é a forma mais segura de atender seus clientes em seu restaurante.

Além disso, oferecer um ambiente confortável que receba todo o público sem dificuldades, é importante para chamar a atenção de quem frequenta.

Então, pense em todos os detalhes, seja criativo e acolhedor, pense no público-alvo e o que eles procuram em estabelecimentos como o seu.

Ter uma reserva financeira emergencial é importante para o seu restaurante.

4. Apresentação do Cardápio

Você pode achar que não, mas o cardápio pode fazer as vendas do seu restaurante aumentarem, e tornar a experiência do cliente ainda mais agradável!

Porém, boa parte dos empreendedores não aproveitam o potencial vendedor que o cardápio tem. Por exemplo, é bastante comum ver cardápios online que faltam informações como:

  • Descrições dos pratos
  • Preços
  • Formas de pagamento 
  • Boas fotos ou até mesmo sem nenhuma foto!

Esse é um erro fatal que faz com que o cliente não se sinta atraído para comprar no seu restaurante. Então não deixe seu cardápio o mais atrativo possível!

Para você ter uma ideia da importância do cardápio, no final de 2020 realizamos o concurso: Melhor Cardápio Digital do Ano no MenuDino.

O concurso foi um sucesso entre os nossos clientes e os clientes dos restaurantes participantes! Confira o restaurante vencedor aqui.

5. A Experiência do Cliente

Garantir uma ótima experiência ao cliente requer diversos fatores que precisam funcionar em harmonia e deixar a experiência o melhor possível.

É importante ter:

  • Atendimento de qualidade;
  • Ambiente agradável;
  • Produtos de ótima qualidade;
  • Inovação;

Entre outros!

Portanto, procure sempre estar analisando o que seu público procura, para poder adaptar seu restaurante e trazer uma ótima experiência a eles. Outra dica para seu restaurante, é ter um perfil em redes sociais para poder interagir com o público e vender mais.

O cardápio tem um potencial de vendas enorme. Por isso, precisa ser bem desenvolvido.

6. Criar Presença Online nas Redes Sociais

O que já era uma tendência, tornou-se praticamente uma regra para os próximos anos, a internet e as redes sociais se tornaram essenciais para bares e restaurantes.

Daqui para frente, os negócios que não tiverem presença digital e online se tornarão invisíveis para os clientes.

Portanto, outra dica para seu restaurante é marcar presença na internet e nas redes sociais! Comece gerando conteúdo de qualidade para incentivar a interação do cliente e assim torná-lo mais próximo do seu negócio.

Por exemplo, você pode fazer vídeos dos bastidores de preparo dos produtos, ou então promoções que vão começar. Veja mais dicas de marketing digital para restaurantes neste outro artigo.

7. Inovar com Aplicativo de Delivery Próprio

Atualmente, o número de pedidos por Delivery online aumentaram mais de 89% em 2022, e está no processo de crescer ainda mais.

Muitos consumidores que ainda não usavam apps de delivery fizeram a sua primeira compra durante o isolamento e adoraram a experiência.

Por isso, em 2023 as vendas por delivery online tem tudo para continuar em alta.

Então, para ter lucros maiores e melhores resultados, você deve investir em ter o seu próprio aplicativo de delivery.

Com o MenuDino, você pode ter um site grátis e um aplicativo próprio com o melhor custo-benefício do mercado, e com a sua cara!

Nele, você inova seu restaurante e não paga taxa sobre os pedidos, lucrando mais com suas vendas!

Conheça as soluções em tecnologia para bares e restaurantes desenvolvida pela Consumer.

8. Investir em Tecnologia para Restaurantes 

Por fim, se tem uma coisa que 2020 deixou claro é que não dá mais para adiar o investimento em tecnologia para restaurantes.

Desde os processos de gestão ao atendimento, a tecnologia trouxe mudanças que transformaram o setor de alimentos.

Por exemplo, na pandemia, ela foi responsável por permitir o atendimento seguro com o cardápio QR Code e o cardápio online.

Confira algumas das principais vantagens que a tecnologia proporciona aos restaurantes:

  • Automatização dos processos
  • Otimização de tempo
  • Redução de erros
  • Aumento de vendas

Conheça as soluções em tecnologia que o Consumer tem para o seu restaurante: clique aqui.

Dica Extra: Feche Parceria com uma Empresa que Realmente se Importa com o seu Restaurante!

Boas parcerias fazem toda diferença para o seu negócio. Porque nos momentos de crise é com elas que você poderá contar para salvar o seu restaurante.

Em 2021, a Consumer honrou o seu compromisso de apoiar seus milhares de clientes pelo Brasil.

Lançamos o Portal MenuDino para divulgar gratuitamente restaurantes e receber pedidos pelo WhatsApp também grátis.

Foram mais de 1 milhão de acessos e milhares de vendas realizadas pela plataforma. Com as nossas soluções, esses restaurantes puderam vender, apesar da pandemia.

Torne-se agora mesmo um parceiro da Consumer e alavanque suas vendas, experimente grátis!

 

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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